Como Economizar Água na Cozinha

Ninguém tem mais dúvida de que é necessário economizar água. O que estamos acompanhando na televisão que está acontecendo em São Paulo, tem fortes chances de se repetir no resto do país e no mundo. O problema da falta d’água é anunciado faz tempo, mas poucas pessoas se tornaram consciente e estão buscando economizar esse líquido fundamental para a sobrevivência do ser humano.

Economizar água pode ser muito mais fácil do que podemos imaginar, em pequenos gestos é possível acumular uma grande quantidade do líquido que seria desperdiçado, com o mau uso.

A seguir veja dicas de como usar os 4 Rs no consumo da água: Reduza, Reuse, Recicle e Repense. Uma maneira de garantir a água para essa e principalmente, para as outras gerações que virão.

Dicas Para Economizar Água na Cozinha

É bem provável que a cozinha seja o cômodo em que se gasta mais água. O líquido é necessário para cozinhar, para lavar as louças durante e depois e também para limpar o chão.

Além disso, na cozinha se se fica por uma boa parte do tempo, café da manhã, almoço, jantar e às vezes, o lanche da tarde. Por isso, conseguir economizar água na cozinha é um começo expressivo para colaborar com o meio ambiente e com a falta do líquido que começa a dar sinais claros, que não vai demorar muito para a situação se agravar.

Veja algumas dicas de hábitos que podem ser mudados para economizar água na cozinha!

  • Coloque tudo o que tem que ser lavado dentro da pia, jogue água por cima, não precisa ser muita, o suficiente para que faça espuma na hora de usar o detergente. Ensaboe tudo antes de começar a tirar o sabão.
  • Na hora de enxaguar as louças, pratos e demais utensílios não precisa abrir a torneira no máximo, basta deixar cair água suficiente para a tirar o sabão. Deixe o que terá que ser lavado dentro da pia, pois a água que vai caindo do que está nas suas mãos vai ajudando a tirar o sabão do resto.
  • O copo para beber água não precisa se lavado ou trocado a cada vez que algúem vai usar. Basta que cada pessoa da casa tenha um copo próprio para beber água, que pode ficar em cima da pia no cantinho ou em outro lugar e deverá ser usado somente para esse fim. Evitando assim, de encher a pia de copos que foram usados somente para beber água.
  • Ao invés de ficar gastando a água corrente para lavar frutas e legumes, reserve água em uma panela e lave bem os alimentos, se for preciso, troque a água uma vez para deixar ainda mais limpo.
  • Muitas pessoas usam a água corrente para descongelar alimentos. Esse é um péssimo hábito duas vezes, a primeira pelo desperdício de água que representa e a segunda, relacionado a segurança alimentar. Os alimentos devem ser descongelados dentro da própria geladeira. Devem sair do freezer e ir para a geladeira e saírem só quando estiverem prontos para o preparo.
  • Água potável dentro da geladeira para ficar fresquinha deve ser guardada em garrafa ou jarro com tampa.
  • Não jogue a água dos alimentos que foram cozidos fora, ela pode servir para fazer, por exemplo, uma deliciosa sopa. Cada vez que você usa essa água e não joga fora está economizando cerca de 8 copos água.
  • Usar pouca água para cozinhar os alimentos além de contribuir para a economia do líquido serve também para fazer com que eles retenham os seus nutrientes.
  • O tamanho da panela que será usada para preparar um alimento também pode ser uma forma de economizar água. Se você usa uma panela grande demais, quando não é necessário, significa que terá que usar mais água e o pior, ainda gastará mais gás.
  • Pode ser que na hora que você vai retirar cubos de gelo, um ou outro acabe caindo no chão ou na pia. Nestes casos, as pessoas automaticamente jogam dentro da pia o gelo e deixam até que derreta, uma dica para não desperdiçar essa água é colocá-lo no vaso de planta.
  • O reuso da água também pode ser aplicado na cozinha. Por exemplo, você lavou as frutas dentro de uma vasilha com água, ao invés de jogar o líquido fora, ele pode ser reservado e usado para molhar as plantas. Também pode ir para um balde e servir para passar pano úmido na cozinha.
  • Falando em limpar cozinha, esqueça as lavagens, limpe a sua cozinha com balde, detergente e pano. É muito simples, primeiro varra e retire o excesso de sujeira, depois coloque um pouco de água num balde (o suficiente que dê para mergulhar e ensopar um pano), jogue uma gotinha de detergente no chão e passe o pano úmido na água com a ajuda de uma vassoura. Jogue aquela água fora, coloque a mesma quantidade de água limpa. Dessa segunda vez, você vai retirar o sabão do detergente.
  • Antes de começar a lavar uma panela ou forma, retire todas as sobras que estiverem dentro dela, até mesmo raspe se for o caso ou deixe com um pouco de água para “descolar”. Depois faça uma mistura de sabão e água e mergulhe a bucha na bacia e esfregue bem as panelas. Nunca tente ficar retirar o grosso com a torneira aberta.
  • Pense também na água que está fora da sua cozinha e que através dela você pode economizar. Quando você pensar no lixo que está sendo produzido no ambiente, pense que se for descartado da forma correta e ou reciclado faz toda a diferença para o meio ambiente. Pois se livrar de restos de lixo pode representar um grande desaperdício de água. Falando em lixo, a compostagem é uma ótima técnica para ser aplicada aos restos de vegetais.

Siga economizando água na cozinha, mas não só, procure os gestos de consumo consciente também nos outros cômodos, ou melhor, na casa toda. O consumo de água consciente, a economia deve se tornar uma rotina na nossa casa e fora dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *