Vamos apresentar aqui os conceitos que dizem respeito a ecologia e iniciando pelo próprio termo Ecologia, que nada mais é do que a ciência cujo o estudo está voltado para a interação entre ambiente e organismos.
Neste estudo, são verificados as interações entre os seres, a distribuição e detalhes como porque em determinado lugar uma espécie se desenvolve melhor do que no outro, entre mais detalhes.
A palavra ecologia tem origem no grego, que tem casa como significado da parte “oikos” e estudo do “logos”. Desta forma, poderíamos dizer que é o “estudo da casa”, uma visão genérica do que realmente vem a ser estudado. O termo foi usado pela primeira vez em 1869, pelo cientista alemão Ernest Haeckel.
A Ecologia vem dividida em: Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia, porém, com o passar do tempo outros termos foram se juntando a esses: Ecologia Numérica, Ecologia Teórica, Ecologia Vegetal e Animal, Ecologia Quantitativa, entre outras.
Confira Outros Conceitos a Respeito da Ecologia
1- Biótopo: reúne aspectos químicos e físicos de um determinado ambiente.
2- Espécie: que produzem descendentes férteis pois fazem parte de um grupo que possui organismos parecidos. São semelhantes considerando as seguintes observações: bioquimicamente, estruturalmente e funcionalmente.
3- População: todos os seres que fazem parte de uma espécie igual e vivem em um determinado local.
Um exemplo de população usaremos os ratos que vivem em um determinado bueiro e ficam ali por determinado período, também é correto falar de população de bactérias que causam amigdalite que dura, em média, 10 dias, a população de uma cidade em um determinado ano.
4- Comunidades Biológicas: são seres que não fazem parte do mesmo grupo de espécies, mas que dividem a mesma região.
5- Comunidade Clímax: significa que aquela determinada comunidade chegou no seu grau máximo de desenvolvimento.
6- Biomassa: é referente a massa da matéria orgânica que todo e cada ser vivo possui, pode ser em cada um ou no grupo.
7- Biosfera: todas as partes do planeta que pode abrigar vida.
8- Habitat: cada lugar que uma espécie escolhe para viver.
9- Nicho Ecológico: faz referência ao grupo de práticas habituais que cada espécie possui quando está no seu habitat natural.
10- Ecossistema: quando as comunidades biológicas interagem com os fatores do meio abióticos através de conjuntos previamente reunidos.
11- Componentes abióticos: tudo aquilo que influencia o meio ambiente atuando sobre cada organismo, que são: a luminosidade, o pH, a umidade, a pressão e a temperatura.
12- Componentes bióticos: é o grupo de seres vivos.
13- Cadeia alimentar: é o processo de alimentação linear que a produção chega até o consumidor chamado de primário, desse vai para o secundária e assim prossegue a sequência até que se chegue aos decompositores.
14- Nicho ecológico: são todas as interações que são proporcionadas entre indivíduos de cada espécie com o meio ambiente, o lugar que estão.
15- Relações ecológicas: é o contato dos seres de determinado grupo biológico. Essas relações podem ser classificadas de 4 formas diferentes: harmônica, desarmônica, interespecífica ou intraespecífica.
16- Comunidade ou também chamada de biocenose: quando espécies diferentes vivem em uma mesma região e ficam naquele lugar somente por um determinado período, como por exemplo, em um rio, lago, floresta, oceanos, entre outros.
17- Ecótono: é o lugar onde existe a transição entre dois ecossistemas ou duas comunidades. A área chamada de ecótono se observa uma grande variedade de espécies.
Sobre o Meio Ambiente
O meio ambiente interfere diretamente no espaço que cada espécie precisa para viver e se reproduzir, também temos que considerar e visar as suas necessidades vitais, que são observadas através do metabolismo e do comportamento.
Por essas e outras razões é que o número de indivíduos e os tipos de espécies são influenciados diretamente pelo meio ambiente e não só, também pela sua qualidade. Do outro lado, os seres vivos também influenciam o meio ambiente e também a sua qualidade. Eles podem até mesmo modificar esses lugares de forma drástica, em alguns casos, como por exemplo, através da construção de recifes de coral, feitas por pólipos coralinos e minúsculos invertebrados.
Outra influência causada no ecossistema pela relação e entre seres vivos e meio ambiente é a sua distribuição e até mesmo a quantidade dos mesmos. Por exemplo, quando seres diversos estão competindo o mesmo espaço, parceiros para reprodução ou alimentos. Podemos acrescentar ainda a predação de um organismo pelo outro ou até mesmo algumas espécies, que cooperam umas com as outras para sua sobrevivência, e mais, parasitismo e comensalismo.
A Ecologia Humana é justamente o estudo que conseguiu reunir tudo o que o homem conseguiu aprender e descobrir até hoje sobre os conceitos ecológicos, além do controle das alterações que vem sendo promovidas pelo homem no ecossistema. Um estudo aprofundado da relação que o homem tem com a biosfera, principalmente, no que diz respeito a física, a parte social e da saúde também.
Mais Sobre os Conceitos a Respeito de Ecologia
Os conceitos a respeito de ecologia foram surgindo um a um, aos poucos, e não demorou muito para que passasse a existir também os conceitos de conservação. Através deles, os governos tiveram que criar leis, ações, regulamentá-las para que o ambiente natural fosse protegido. Não só o ambiente, mas o mesmo foi pensando para as espécies que vivem nele.
Além dos órgãos do governo que foram criados visando o cuidado com o meio ambiente e as espécies, foram surgindo organizações chamadas de ambientalistas. Elas também procuram não somente proteger, mas fazer com que a mensagem da necessidade desses cuidados, essa boa relação entre biosfera e homem sejam de conhecimento do maior número de pessoas.
Na prática podemos destacar várias aplicações da ecologia, podemos citar alguns exemplos, como, a biologia da conservação, que visa proteger determinadas áreas; também podemos falar na gestão de zonas úmidas; ou na gestão de recursos naturais visando que eles sejam usados de forma que não comprometam a sua presença nos territórios, que não se esgotem. Essa atenção é dada, por exemplo, na agricultura, na pesca e na silvicultura.
Existem outros termos mais específicos que fazem parte dos conceitos principais que foram apresentados aqui, mas que são usados por técnicos e estudiosos do assunto.