Poluição nas cidades
A questão da poluição nas cidades ocorre desde o inicio da revolução industrial, século XIX, na Inglaterra. O aumento significativo da população e o desenvolvimento acelerado das indústrias gerando lixo e sujeira tem trazido nossa situação para pior. Grande parte da poluição das cidades hoje é conseqüência, sobretudo, da queima de combustíveis fósseis, que lançam uma enorme quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera. Tais combustíveis são responsáveis pela produção de energia que mantém os setores elétrico, industrial e de transportes de algumas das economias do mundo. Por este motivo, deixar seu uso de lado atualmente é extremamente difícil.
Problemas
Um dos maiores problemas nos grandes centros urbanos é o lixo, especialmente nos países de primeiro mundo. Os EUA, por exemplo, produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, dentre vários agentes poluidores os principais são as embalagens descartáveis. Uma solução para o problema seria reduzir a quantidade de lixo na forma de ações que amenizassem e reduzissem o consumo, reutilizando e reciclando produtos.
Nos depósitos, o lixo fica a céu aberto tornando um ambiente favorável para a proliferação de doenças, o mau cheiro chega a ser insuportável alem da liberação do gás metano. Sem contar o chorume, substância bastante ácida resultado do estado de decomposição dos elementos ali concentrados que se infiltram na terra e vão se acumulando ao longo do tempo.
O ranking das mais sustentáveis
Felizmente há quem se preocupe e tome providências diante dessa situação. Reykjavik, na Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo, a energia utilizada é produzida por ela através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O hidrogênio é utilizado como combustível pelo sistema de transporte coletivo.
Na segunda e terceira posições do ranking das cidades mais ecológicas ficam, respectivamente, Portland (Estados Unidos) e Curitiba (Brasil). Apesar de ser uma grande cidade onde trafegam muitos carros, Portland investe em alternativas verdes, como ciclovias e ferrovias. Além disso, assumiu o compromisso de diminuir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a utilizar nas suas construções materiais sustentáveis. Considerada por ser capital ecológica do Brasil, Curitiba tem um eficiente sistema de transporte coletivo e os moradores recebem instruções para utilizá-lo deixando os carros em casa.
Malmo (Suécia) e Vancouver (Canadá) ficam com a quarta e quinta colocação. Mesmo sendo uma das maiores do país, a cidade sueca é portadora de uma grande área verde e utiliza ciclovias que atravessam todo o território para evitar engarrafamentos. Vancouver levou a sustentabilidade a serio até mesmo nas Olimpíadas de Inverno 2010, na qual foi sede. As medalhas entregues aos atletas vencedores eram confeccionadas de restos de metal reciclados. Alem disso 90% da energia utilizada na cidade é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.
Neto