Os minérios são recursos naturais não renováveis, ou seja, depois que se retira todo o ouro de uma jazida, o ouro não vai “nascer” novamente dentro de alguns meses. Por isso, é necessário ter cuidado e responsabilidade ao explorar uma jazida de minérios, pois o dano ambiental causado pode não compensar o dinheiro ganho com o minério. Quando a escavação ou outro tipo de exploração ambiental produz danos, eles geralmente são graves. Os resíduos do processo de garimpo, por exemplo, podem contaminar mananciais e prejudicar a fauna e flora de toda uma região. O problema é que atualmente é praticamente impossível viver sem a utilização de minérios, e alguns deles existem em pequena quantidade no meio ambiente. Não é possível com os métodos que temos hoje explorar o ouro sem provocar impactos ambientais, por exemplo. No entanto, é possível reduzir os custos ambientais da atividade.
Mineração Sem Responsabilidade Ambiental
A vegetação é a primeira a sofrer os impactos da atividade, já que na exploração de minas a primeira coisa a ser retirada do local é a vegetação, deixando o local a céu aberto para os mineradores. Quando a atividade de exploração se inicia, geralmente é preciso abrir caminhos até as minas. O modo mais comum é explodindo as minas a céu aberto, o que pode provocar desestabilizações em margens de rios e lançar fragmentos no ar. A prática pode provocar o assoreamento dos rios ao redor (obstrução do fluxo normal devido à sobreposição de camadas de terra), podendo causar enchentes ou secas.
O desmatamento acelerado e as explosões podem provocar danos como rachaduras nas casas próximas, e até aumentar a chance de desastres como deslizamentos fatais. Algumas vezes o curso de um rio ou lençol freático é modificado para que as pessoas possam explorar o subsolo. Isto gera grande impacto na bacia hidrográfica da região, e contribui para períodos de seca ou até para a morte de alguns rios.
Poluição
Outro problema comum na atividade de mineração é a utilização de produtos químicos com alto poder de poluição para separar as pedras preciosas ou metal de outras rochas. O pior é que depois do processo de separação o que não for de interesse dos mineradores é despejado de volta nos rios, como os produtos químicos e as pedras e sujeiras separadas. Esses produtos químicos poluem a água e são responsáveis pela morte dos animais da região, como peixes.
Diminuindo o Impacto Ambiental
Algumas ações podem ser tomadas para diminuir o impacto ambiental, como usar lonas sobre os rios antes de explodir minas. Assim, pedregulhos não caem sobre os rios, evitando assoreamento. A reflorestação também é uma boa saída para minimizar o impacto ambiental já ocorrido. E a tecnologia torna a mineração menos invasiva, pois as empresas sabem exatamente onde está o material que elas buscam.
Neto
me ajudou muito