Controle de Mudanças Climáticas

Um estudo da Organização das Nações Unidas, ONU, revelou que as áreas urbanas das cidades do mundo inteiro crescerão somando praticamente duas vezes o tamanho de Manhattan, New York, até o ano de 2030. E ainda, que somente com a urbanização de cidades da África e da Ásia que será possível diminuir o aquecimento global.

Essas previsões preveem uma grande expansão de negócios para as empresas, principalmente, aquelas de construção de escritórios e casas sustentáveis. Se espera que as melhorias também aconteçam no setor rodoviário, com a construção de novas estradas e ferroviário, o que representaria numa melhora significativa também no trânsito, entre outras coisas.

Para a ONU existe uma série de oportunidades que podem auxiliar na arquitetura urbana e que ao mesmo tempo estarão ajudando a reduzir o aquecimento global.

Segundo o relatório da ONU, algumas cidades que ainda serão construídas podem contribuir para conter o aquecimento global. A expansão iniciada no ano de 2000 e será concluída em 2030, segundo a Organização das Nações Unidas. O cálculo é que só na África e na Ásia o aumento de quilômetros quadrados será de 1,2 milhões. Seguindo as estatísticas do relatório, isso significa que a cada dia a expansão será de 110 quilômetros quadrados.

Nessa expansão urbana é previsto que as cidades serão mais compactas, o que na prática representa uma diminuição de um ponto ao outro. Em consequência, o transporte público pode ser de melhor qualidade, as ciclovias podem ser mais usadas pela população, as pessoas poderão caminhar mais e existirá uma economia de energia.

A Influência das Mudanças Climáticas na Vida da População

Segundo os estudos sobre as mudanças climáticas no mundo, daqui a poucas décadas a temperatura média subirá em algumas regiões brasileiras. O relatório da Climapest mostra que essas mudanças farão surgir plantas invasoras em determinadas regiões, doenças e pragas. E o estudo quer saber como essas mudanças afetarão a vida das pessoas nesses lugares e todos  os outros problemas fitossanitários.

No Brasil, as mudanças climáticas, entre os problemas, terá que enfrentar o aumento das doenças no campo, das pragas e das plantas invasoras, como foi dito anteriormente. Isso porque todo organismo tem a temperatura justa para que ele se desenvolva, uma vez que ele não encontra a faixa de temperatura certa pode acontecer o inverso. Ou ainda pior, o clima mais quente acaba tornando-se mais favorável para algumas pragas, fungos e insetos, e em consequência, acaba causando doenças. Sem falar, que alguns organismos que atualmente são importantes, nas décadas seguintes poderão deixar de lado qualquer importância. E pior ainda, serão as novas doenças que poderão aparecer, os insetos pragas que passarão a ter importância, que antes não tinham e as plantas invasoras. Será com certeza um cenário fitossanitário da agricultura completamente diferente no Brasil e não só, no mundo todo.

Questões e Respostas Sobre as Mudanças Climáticas

1- Os agricultores brasileiros devem ser preocupar mais com quais doenças e pragas no futuro?

Muitas doenças causam grandes impactos no campo, como por exemplo, o oídio, que é um problema que ataca várias culturas e é causada por diferentes tipos de fungos.

As mudanças climáticas, isto é, o aumento da temperatura, os períodos de seca mais longos, a diminuição do volume de precipitação, fará com que esse tipo de doença se manifeste com mais facilidade.

A cultura de citros, por exemplo, terá o cancro cítrico em maiores proporções, assim como vários insetos que transmitem doenças aumentarão. As lavouras de café, por exemplo, poderão sofrer com o aumento  do bicho-mineiro e do ferrugem, doenças que atacam esse tipo de plantação.

2- Nas próximas décadas as mudanças no clima irão interferir nas lavouras e na mesa dos brasileiros?

Sim. Segundo os estudos dos impactos das mudanças climáticas nas regiões brasileiras, o plantio de algumas culturas poderá se tornar impossível em determinada época do ano ou pior ainda, em determinados lugares jamais poderão ser cultivados.

Se não tem cultivo não tem produto e se observará uma mudança na mesa do brasileiro.

E não será somente o problema de desaparecimento de alguns produtos, mas também, o elevado preço de outros, produtos que não terá o mesmo sabor, a mesma qualidade. Alguns fornecedores acabarão sendo substituídos.

3- As mudanças climáticas poderão impactar na agricultura e no ambiente não somente na temperatura, veja em que variáveis isso poderá acontecer.

Essa é uma afirmação correta. As populações não sofrerão “somente” com o aumento da temperatura, mas também com outras mudanças, como por exemplo, o volume de chuvas nas cidades brasileiras. Além da umidade de ar e da concentração de  CO2 . Segundo os estudos feitos sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil, se prevê que acontecerá um aumento no volume das chuvas. Essa mudança acontecerá em todas as regiões do país durante o verão, e para pior, nas outras estações, o volume diminuirá.

Ainda de acordo com o relatório, a região Sul, diferente das demais regiões, terá um aumento no volume de chuvas em todas as estações do ano. Vale lembrara da importância da chuva para as culturas que não podem ser irrigadas e o que pode acontecer na falta dela. Excesso ou falta é sempre um problema no cultivo de um modo geral e para algumas espécies é fatal.

4- É possível dizer quais serão as culturas no Brasil que sofrerão mais com as mudanças climáticas?

Segundos estudiosos da Embrapa, depois de pesquisas para fazer projeções do futuro com as mudanças climáticas que se observam já hoje e que ainda podem pior, muitos produtos podem perder a produtividade. Porém, outras vão ganhar, como a mandioca e cana-de-açúcar, por exemplo.

Produtos como arroz, café, feijão, algodão, milho, trigo, soja e girassol são produtos que tendem a ver a sua produção cair por quanto das mudanças climáticas. Também se prevê que o cultivo das hortaliças irá sofrer influência da mudança de temperatura, uma vez que todas elas precisam de condições estáveis para crescerem e de um microclima.

E para completar, as frutas serão outras que irão sofrer com o clima, como por exemplo, a nectarina, o pêssego e a maçã, que precisam estar por um tempo sob o frio e com temperaturas mais altas sofrerão, com certeza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *