Saneago

SANEAGO é uma sigla de uma empresa brasileira de saneamento básico, a Saneamento de Goiás S/A. Logicamente, a área em que atua é o estado goiano, onde é responsável por quase todos os municípios de Goiás. Não é particular, sendo, portanto, uma empresa pública do Governo goiano.

Atuação

Saneago

Saneago

A Saneamento de Goiás S/A está presente prestando serviços como abastecimento de água e institucionais em 266 comunidades, as quais são em 43 localidades e mais 223 municípios. Das 266, a empresa fatura serviços de coleta e transporte de esgoto em 37 municípios. Além de tudo isso, a SANEAGO ainda conta com 47 estações de Esgoto que estão em pleno funcionamento.

História

Serviços

Serviços

O progresso no Estado de Goiás ganhou um novo e forte impulso depois que foi criada a capital brasileira, Brasília. Nos anos 60, apenas Goiânia e Anápolis é que tinham esgotos sanitários e serviços de abastecimento de água. Em 1934, no dia 22 de novembro, a firma “Herbert Pereira & Cia” assinava com o Estado goiano o primeiro contrato para implantar no Estado serviços de esgotos sanitários tal como de abastecimento de água.

Quanto ao primeiro abastecimento de água de Goiânia, é necessário falar que a captação era superficial. Isto porque se localizava no córrego Areião, o qual é afluente do Botafogo por meio de barragem de nível e, também pela adução feita por canos descobertos, além de não possuir uma verdadeira estação de tratamento. Sobre o problema do esgoto, a solução foi adotar fossas sépticas, as quais em pouco tempo foram superadas devido ao grande crescimento da cidade e capital, Goiânia.

Em tais condições e circunstâncias, em 17 de setembro de 1941, o Governo entregava a implantação da rede de esgotos sanitários e a exploração do mesmo ao escritório “A. B. Pimentel”. Assim, surgia a empresa “Melhoramentos de Goiás S/A”, a qual concluía em 1948 os serviços contratados.

Crescimento da população

Fato

Fato

Pelo fato da população goiana estar crescendo tanto, 10 anos depois do início da “Melhoramentos de Goiás S/A”, o Governo goiano tomou para si a responsabilidade direta quantos aos serviços de esgotos. Assim, em 1949 unificaram-se os serviços de esgoto e da água em um só organismo, através do DVOP (Departamento de Viação e Obras Públicas). Em consequência, eram encampados os serviços essenciais e vitais à saúde.

Um ano depois da encampação dos serviços de esgotos, que fora confiado ao DVOP, o Governo de Goiás transformou o Departamento de Viação e Obras Públicas em secretaria. Nessa secretaria seria integrada a DAE (Serviço de Água e Esgotos de Goiânia).

Em novembro de 1960, dia 12, foi criado a DES (Departamento Estadual de Saneamento). As atividades da DES foram iniciadas realmente no início de 1961 e terminadas um pouco após a metade do ano de 1967. Por causa disso, o órgão foi transformado em uma empresa de economia mista, chamada Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *