A gênese da Agricultura Tropical
Quais foram os motivos e circunstâncias que criaram e fizeram crescer a agricultura tropical que está no Brasil nas últimas três décadas? Que condicionantes ajudaram no desenvolvimento da tão bem sucedida e moderna agricultura tropical, a qual é um grande representante no ajuste e modernização da economia brasileira?
Seminário em Brasília – Julho de 2009
Especialistas do Brasil tal como dos centros internacionais de pesquisa agrícola (os quais trabalham na área de desenvolvimento agrícola em outras regiões também) se juntaram e reuniram-se em julho de 2009 em um seminário feito em Brasília. Seminário organizado pela Embrapa, pelo Banco Mundial e pelo Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional, com o objetivo de obter respostas à essas perguntas.
O seminário surgiu a partir de uma proposta, a qual partia da hipótese de que a modernização agrícola e agroindustrial só é possível caso haja uma convergência entre ações de renovação de políticas públicas, geração de conhecimento e de mudanças institucionais (sejam elas no setor público ou privado) – assim como aconteceu no Brasil.
O seminário ainda quis verificar quais foram as mudanças técnicas, políticas e institucionais relevantes na expansão do setor agropecuário brasileiro. Além disso, avaliou também qual foi a consequência de tal convergência em outras regiões cujo clima é tropical e que experimentaram fortes mudanças na agricultura (ex: Índia e China).
O seminário demonstrou a importância dessa transformação em países da faixa tropical, tanto desenvolvidos e como em desenvolvimento, e tornou-se um grande atrativo para os interessados e estudiosos do assunto, além de personagens históricas, como Alysson Paolinelli e Reis Velloso, ambos ex-ministros que participaram de algumas importantes decisões no processo de modernização da agricultura brasileira.
O pesquisador Edson Lobato e o ex-ministro Alysson Paolinelli obtiveram inclusive o Prêmio Mundial da Alimentação. E mostraram o sucesso dos avanços alcançados nas mudanças institucionais, na renovação de políticas públicas e na geração de conhecimento levadas a cabo no Brasil.
A partir do seminário, era e é esperado nascer uma grande revisão bibliográfica, uma obra de referência do esforço mundial de geração de conhecimento, para permitir o agronegócio moderno nas regiões tropicais.
Aração na Agricultura Tropical
A exposição do substrato ao calor do sol em regiões tropicais que se caracterizam pela alta temperatura pode causar efeitos reversos ao intencionado, perdendo grande umidade e extinguindo a micro-fauna biológica, a qual ajuda na decomposição e no aproveitamento dos nutrientes. Além disso, a erosão também é facilitada pela aração, o que pode vir a ser um grande problema nas regiões em que ocorrem chuvas fortes e intensas.
Em consequência disso, a prática agrícola moderna se esforça para realizar uma mínima movimentação do solo, isso utilizando o plantio direto, em que apenas uma fina faixa é revolta, guarnecendo a cobertura de restos culturais no terreno, ajudando na manutenção da umidade.
Samuel Castro