Em mais um programa do governo federal os incentivos ao uso de chuveiro híbrido tem previsão para uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal
com o objetivo de financiar as trocas do sistema de chuveiros elétricos pelos chuveiros híbridos ou flex para aquelas famílias que tem maior poder aquisitivo sendo que este crédito especial seria da ordem de R$ 680 milhões de reais o que significa que se o custo médio para a troca do sistema é de R$ 1.700 reais, esse crédito permitiria que 400 mil casas fizessem a troca como é o desejo do governo.
Benefícios da troca
Este sistema já está sendo tratado de maneira informal pelo governo como Solarcard e é bem provável que na medida em que vá se popularizando este sistema possa até ser conseguido por um preço mãos acessível. O sistema híbrido tem a grande vantagem de fazer uso da energia solar e hoje é considerado o melhor sistema para que se tenha em casa um banho ecologicamente correto.
Este sistema faz uso da energia solar sendo que nos dias em que o sol não aparece podemos usar a energia elétrica e com essa alternância fazer uma grande economia de energia elétrica que é a meta maior do governo neste caso.
Economia compensadora
Como o chuveiro é o grande vilão no consumo de energia elétrica podemos ter uma economia considerável com esse novo tipo especialmente quando temos semanas ensolaradas como aconteceu aqui no Rio Grande do Sul onde contamos com mais de dez dias de sol magnífico, antes dos terríveis dias de chuvas intensas que estamos enfrentando.
Redução da poluição
Essa é uma invenção que deve ser mais do que comemorada, pois além da economia para o bolso do consumidor que pode tirar o preço de custo das instalações em pouco tempo com a economia feita de energia elétrica, ainda há a se comemorar essa economia de energia em nível de país, pois isso poderia evitar a construção cada vez maior de hidrelétricas, além de que reduzindo o consumo de energia significa menos tempo de funcionamento de usinas e com isso podemos reduzir a poluição.
Esses já são algumas vantagens que podem nos fazer pensar e quem sabe decidir pela troca dos atuais sistemas de chuveiros que temos por um híbrido que possa além de nos favorecer ainda favorecer o país e especialmente o meio ambiente.
Uso em grandes empreendimentos
O uso desse sistema em grandes empreendimentos como hotéis podem trazer uma importante economia de energia o que poderia fazer uma grande diferença uma vez que há estudos com base na matriz energética do Brasil que o programa poderia evitar que mais de 200 mil toneladas de gás carbônico seja lançado por ano na atmosfera, um avanço importante quando se trata de minimizar os efeitos poluentes.