Clima Subtropical – Informações Sobre Este Clima

Ao redor do mundo vamos encontrar diversos tipos de climas característicos de cada região. Estes climas são fatores fundamentais para entendermos melhor certos detalhes do bioma que certa uma região e, principalmente, para observar o comportamento dos seres vivos que ali habitam. Mesmo não sendo possível identificar um clima típico aparente em algumas regiões, todo o nosso planeta possui uma divisão que nos permite saber tal detalhe.

Vamos conhecer nessa conversa, um pouco mais sobre o clima subtropical, suas principais características e entender a sua formação. Este clima que possui uma importância maior para nós, já que existe parte de nosso país englobado por tal e é o único clima não – tropical que vamos encontrar em nosso território.

Definição

Podemos dizer que o clima subtropical é aquele próprio de todas as regiões que geograficamente estão localizadas ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer. Essas regiões têm como temperaturas médias anuais 20 graus Celsius como máxima e 0 graus Celsius como mínima.

Apesar de ser uma característica dessas regiões citadas mais acima, o clima subtropical não pé exclusivo delas, podendo ocorrer com as mesmas características em outras localidades do planeta.

Características Gerais do Clima Subtropical

Algumas características são aplicadas às regiões com clima subtropical. São exatamente estas características que fazem também com que outras localidades que não estejam geograficamente abaixo dos trópicos indicados, mas com as condições climáticas aparentes, serem também classificadas como subtropicais.

http://www.youtube.com/watch?v=H-1EZIBPuGI

Vejamos as Principais Características:

– Em todas as regiões onde o clima subtropical afeta, o verão geralmente é bem mais curto. Em compensação as temperaturas são bem mais elevadas do que em outras localidades. Em contrapartida, os invernos que são mais longos, também apresentam temperaturas extremamente baixas.

– Durante o verão, as regiões com clima subtropical ficam com sua temperatura máxima em torno de 20 a 23 graus Celsius. Quando chega o inverno, a temperatura reduz bastante e varia muito de acordo com cada localidade. A média de temperatura mínima nas regiões subtropicais durante o inverno é de 0 graus Celsius, mas você encontra facilmente regiões onde o clima chega a 5 graus negativos.

– A umidade nessa região é bem diferencia das demais, ficando entre 60% e 85% por ano.

– O índice de chuva também tem média anual fixa, já que nessas regiões as estações são bem divididas. As chuvas ocorrem sempre entre 500 e 1000 milímetros por ano, o que pode ser considerado como um índice moderado de chuvas, sendo estas bem distribuídas entre as estações. Esse é o principal fator que nos leva a não conseguir identificar um clima seco nas regiões subtropicais.

– Devido a alternância de temperaturas durante as estações do ano, você poderá encontrar com mais facilidade a ocorrência de geadas nestas regiões. Isso acontece sempre durante os meses de inverno e principalmente em áreas mais altas desse clima.

Regiões de Clima Subtropical

Sabendo que o clima subtropical está presente nas regiões que se localizam logo abaixo dos trópicos, teremos então como principais abrangências do clima subtropical a América do Norte,  a parte Sudeste de todo o continente americano, as regiões localizadas ao Centro, ao norte e ao Sul do continente africano, a Austrália por completo, o sudeste da China, a Península Arábica e também o norte da Índia.

Informações

Informações

Aqui no Brasil temos uma parte de nosso território que possui essa característica climática, estando presente então em toda a região metropolitana de São Paulo, no Vale do Ribeira, em Campinas, no Paraná, em Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul e também na parte sul do Mato Grosso do Sul. Mais abaixo vamos conhecer um pouco mais dessa incidência subtropical no Brasil com mais detalhes.

Clima Subtropical no Brasil

Vimos mais acima que o clima subtropical abrange algumas cidades de nosso país e a totalidade da região sul, que é a nossa única região que não apresenta um clima tropical, que é encontrado nos outros estados. A maior característica do clima subtropical aqui no Brasil é basicamente a mesma em âmbito geral, o clima.

Em média, as localidades abrangidas por esse clima estão entre os 21º C como temperatura máxima e a mínima entre 9 e 13 graus Celsius, o que difere um pouco de outras regiões onde a mínima pode chegar a zero grau. Como nossa geografia se caracteriza muito por elevações, em locais onde o relevo é mais alto o verão é ameno e o inverno é mais frio. Nesses locais você poderá encontrar incidência de nevadas ocasionais.

Clima Subtropical

Clima Subtropical

Já as regiões subtropicais brasileiras onde o relevo é mais baixo, a ocorrência de neve é um pouco mais rara ou então nunca foi registrada. Em contrapartida, nestas mesmas regiões as geadas acontecem muito mais fortes e podem atingir toda a área de abrangência do clima subtropical. As regiões subtropicais baixas, como nós podemos chamar tais localidades, apresentam uma média de 1.000 mm e 2.000 mm de chuva por ano. Essas chuvas são bem distribuídas de acordo com as características de cada estação sazonal. Nestas regiões você também não conseguirá identificar uma estação mais seca.

Como a maior incidência do clima subtropical está na região Sul do nosso país, fez-se necessária a criação de uma classificação climática. Esta recebe o nome de Köppen Geiger e possui duas subdivisões: a Cfa e a Cfb. A primeira classificação se refere ao clima tropical com verões quentes onde a temperatura do mês mais quente é maior do que os 22 °C. Já na segunda classificação, vamos encontra um clima subtropical com verões mais tranquilos. O clima do tipo Cfa é aquele das regiões mais baixas e o clima Cfb corresponde às regiões com maiores altitudes.

A vegetação nessas áreas também é diferenciada, já que existem plantas típicas para cada clima. No caso do clima subtropical brasileiro elas vão alternar de acordo com a altitude de cada região. Onde a altitude é mais alta, você vai encontrar plantações de araucárias. Já nas planícies os campos predominam com uma vegetação mais rasteira de gramíneas. Esta região é a que conhecemos popularmente por Pampas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *