Coisas estranhas e belas que a água faz em nosso planeta
Um belo dia de julho no ano de 2001, os habitantes de uma cidade na Índia foram surpreendidos com um estranho fenômeno: as chuvas que caiam possuíam cor vermelha! Isto ocorreu na cidade de Kerala de julho a setembro do mesmo ano.
Os cientistas formularam várias teorias para o acontecimento, mas a explicação mais aceita é de alguns esporos (sementes minúsculas) das abundantes algas Trentepohlia estavam caindo junto com a chuva, conferindo a aparência avermelhada das gotas que caiam. Além deste fenômeno a água nos brinda com diversos outros acontecimentos surpreendentes que mal podem ser explicados, deixando as pessoas estupefatas!
Levados pelo Vento
Além de esporos, a chuva pode depositar várias outras coisas. Por exemplo, durante algumas chuvas acompanhadas de rajadas de vento muito fortes, um tornado pode ser formado próximo a um pântano ou lago. Quando o tornado passa por lá, animais pequenos como sapos ou peixes podem ser levados junto com o vento!
Estes animais acabam indo parar nas nuvens, e quando chove eles caem novamente na terra junto com o temporal. Parece improvável, mas realmente acontece: a última vez foi em 2009, na cidade de Ishikawa, no Japão.
Bactérias Exibidas
Um espetáculo a parte ocorre nos oceanos, mais especificamente no Oceano Índico. Lá, fotos de satélite mostraram uma enorme mancha brilhante no mar no ano de 2005. A mancha era tão grande que equivalia a 10 vezes o tamanho da cidade de São Paulo! Os cientistas descobriram que esse brilho é devido a uma colônia de bactérias existente na região, as Vibrio harveyi.
Outro fato estranho relacionado à água que acontece é o chamado filete de sangue que nasce da geleira Taylor, situada na Antártida. Este “filete de sangue” na verdade é conseqüência de uma rara formação geológica da região, que prendeu no local uma colônia de bactérias mistas.
Estas bactérias transformam o ferro existente em sal de ferro – quando esta água cheia de minério entra em contato com a atmosfera, ela enferruja (se oxida), dando esta coloração avermelhada à água. Este aprisionamento das bactérias ocorreu há cerca de cinco milhões de anos, quando o mar era mais alto do que hoje.
Piscinas Salgadas
Se o mar alto pôde provocar fenômenos como esse, o mar mais baixo também deixou seus legados na América Central, com a formação de “piscinas” marítimas. Essas piscinas são na verdade cavernas verticais sob a água, e algumas podem ter mais de 300 metros de altura.
Isso aconteceu quando o nível do mar era mais baixo – quando ele subiu, dissolveu partes de montanhas. Essas montanhas acabaram cedendo e sendo invadidas pelas águas (que também invadiram crateras e buracos já existentes), formando esses lagos subaquáticos de inacreditável beleza.
Neto