Nos dias de hoje existe a necessidade de preparar as crianças de acordo com a ótica ambiental. Centros de ensino preparam propostas para colocar na grade de ensino práticas sustentáveis ou aumento de conhecimento da fauna e botânica que existe no mundo. Conheça dicas para desenvolver a consciência ambiental às novas gerações que devem estar no comando ao futuro.
A: Ensinar Ao Ar Livre
Melhor forma de ensinar crianças está ao ar livre. Porém, tenha em mente de que o processo de aprendizagem não poder ser uma bagunça. Professores devem reunir alunos e chamar a atenção quanto ao tema discutido, ou seja, apenas o silêncio junto com sons da natureza e a voz do mestre.
O interessante da história consiste no fato de poder acontecer qualquer coisa que aumenta a compreensão do meio ambiente. Por exemplo, ao reunir conjunto de crianças em um bosque repleto de margaridas e começar a ensinar o conteúdo do livro na prática às novas gerações podem analisar de forma legítima e aumentar o nível de conhecimento. Eis que no meio do aprendizado existem alunos que capturam uma rã. Pronto! Momento de parar de explicar sobre as flores para retomar lições sobre o insetívoro.
B: Desenvolver Especialidade
No que tange ao ensino ambiental de criança precisa existir a diversidade de temas. Não ensine ao ar livre apenas sobre árvores e o resto do conteúdo de ciências ambientais apenas no livro. Grande parte da teoria também precisa ser colocada na prática, do contrário existem chances a se considerar de estudantes apenas decorarem temas para fazer a prova e esquecerem tudo no dia seguinte por não terem vivido o fato no meio ambiente.
C: Práticas Ecoturismo
O ecoturismo também deve fazer parte da grade escolar. Alunos podem se reunir no ponto turístico ou na escola para entrar no ônibus escolar e seguir para os centros de reciclagem e aprender na prática como se recicla os itens que podem ter o processo de renovação e ser comercializado no mercado, novamente.
Existem Parques Nacionais que permite a visita do público e estão preparados inclusive com monitores que explicam características elementares da biodiversidade e qual a importância de preservar as florestas. Tire fotos de alunos em árvores ou perto de espécies animais e depois encaminhe às redes sociais no sentido de marcar o dia e por consequência o processo de aprendizado.
D: Transportes Divertidos
O objetivo do ensino que pode acontecer na prática ou teoria consiste em diminuir o valor que existem para os carros que poluem a atmosfera no sentido de trocar por transportes alternativos, como o uso da bicicleta. Visite parques fechados que tenha ciclovia e organize passeios coletivos que podem acabar com um belo piquenique ao ar livre junto com pequena palestra que valoriza o uso da bike. Claro, as crianças devem comentar em casa e transmitir o ensinamento ao âmbito familiar ao ponto de questionar os próprios pais que usam veículos automotivos para fazer trajetos curtos.
E: Queda do Consumismo
No capitalismo pós-moderno e globalizado o espírito consumista está em nível jamais visto na história. As fabricações em massa de eletrônicos aumenta o lixo do gênero nos aterros sanitários que na prática não possuem preparo para trabalhar com esse tipo de material. Também existe o risco de aumentar o sedentarismo. Quem pratica esporte não gasta dinheiro, se diverte e fica com o corpo em forma, o que aumenta as chances de encontrar novos amores jovens no caminho. Professores devem buscar argumentos convincentes de acordo com a idade do público que trabalha.
F: Reaproveitar Água na Prática
Ensinar aos alunos como reaproveitar o uso da água consiste em ponto fundamental no sentido de transmitir ensinamentos sustentáveis. Não precisa usar a tática sensacionalista do medo ao dizer que o mundo está prestes a acabar. Porém, dicas para escovar os dentes, reaproveitar água para jardinagem, verificar se vazamento, entre outros pontos são necessários para ensinar essa temática. Procure realizar avaliações objetivas ou discursivas sobre as dicas ensinadas em sala de aula.
G: Vídeos Educacionais
Vídeos educacionais podem ser baseados na ecologia ao tratar de assuntos sustentáveis, ou mesmo sobre a biodiversidade que existe no globo terrestre. Na internet existem milhares de vídeos que podem ser salvos de forma gratuita e que trazem o comportamento dos leões na África, por exemplo. O objetivo consiste em investir no conhecimento que escapa da rotina em sala de aula com lousa e professor explicando por vezes com linguagem pouco compreendida entre o público infantil.
H: Peças de Teatro Ambiental
Existem peças de teatro que se destinam a trazer questões que se referem ao aumento da consciência ambiental no público infantil, visto que essa consiste em demanda pontual nos dias atuais no mundo do ensino às crianças. Faça a pesquisa e observe quais as melhores opções em cartaz de acordo com a média de idade dos alunos.
I: Melhor Prática do Que Teoria
Grande parte dos especialistas em educação ambiental concorda entre si ao afirmar que a prática consiste em ponto com vantagens além do que se pode encontra com a teoria. Isso porque o ensino se trata de meio ambiental, algo que está próximo da grande parte da população e se mistura com centros urbanos. O objetivo representa aumentar a consciência e não apenas ensinar teorias para decorebas a serem aplicadas na prova sem a mínima noção de como funciona o fato na vida real. Levante da cadeira do trono na sala de aula e fique no mesmo nível de altura ao sentar no redor de crianças e no meio da floresta.
J: Levantar Assuntos Atuais
Procure comentar assuntos que estão sendo coberto por imprensa especializada. Procure transmitir as informações de forma simples e eficaz. Explique como alunos ou familiares se enquadram no contexto do problema ambiental. Deixe as crianças exporem as opiniões de perceba como se encontra o nível de educação de meio ambiente na sala de aula. Esse consiste em um excelente medidor que pode ser colocado em prática em qualquer aula ao levar em conta o número de problemáticas ambientais pontuais no país.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier