Antes de entender o que é e qual é a importância da agricultura asiática para o nosso planeta devemos conhecer um pouco sobre essa região. O continente asiático fica localizado a oeste do meridiano de Greenwich (hemisfério norte) e se apresenta como o maior continente do planeta, tendo sua extensão aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados.
Dentro do continente asiático estão os cinco países mais populosos do planeta que, somados chegam a um número médio de pouco mais de 3 bilhões de habitantes, representando 60% do total da população do planeta. Os países mais populosos do continente asiático são: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão.
Agricultura Asiática
A região com principal foco na agricultura é o Sudeste Asiático, um subcontinente que ocupa quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Esta importante área abriga regiões como Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã, Cingapura, Malásia, Indonésia, Brunei, Filipinas e Timor Leste. O local é banhado por dois oceanos (o oceano Índico e o oceano Pacífico) e conta com aproximadamente 536 milhões de habitantes que vivem em sua maioria na zona rural. Em outras palavras, a maior movimentação econômica da região ocorre através da agricultura.
O principal foco do continente asiático é a cultura do plantio de arroz (também conhecida como rizicultura) e, também por conta disso, esta é à base da dieta da grande maioria da população local. A agricultura no ramo de produção de arroz do Sudeste Asiático corresponde a pelo menos 26% da produção total de arroz do mundo inteiro, sendo a Indonésia considerada a maior responsável por estes números. Segundo dados estatísticos, a produção de arroz da Indonésia só perde para a produção da China e da Índia, que são considerados definitivamente os maiores produtores do planeta.
A produção de arroz é desenvolvida de maneira familiar no Sudeste Asiático, ainda com o auxílio de veículos de tração animal e ferramentas precárias. Todo o trabalho é desenvolvido manualmente – desde o plantio até a colheita, ainda respeitando as tradicionais formas de agricultura que está entre as mais antigas do mundo. Mesmo sendo a principal agricultura da região, a Ásia produz também banana, borracha, cana de açúcar, coco, além da criação de bovinos e suínos.
A China se destacae como principal produtor dentro do cultivo e exportação agrícola do continente por trabalhar não somente com arroz, mas também com trigo, soja e outros semelhantes.
Curiosidades
O arroz deve ser teoricamente cultivado em regiões planas, porém a maior parte do território asiático conta com diversas regiões montanhosas e por isso o cultivo se tornou específico de algumas localidades. Sua cultivação só é viável em climas mais quentes e úmidos e a adubagem é realizada através de excrementos de animais.
As etapas do plantio até a colheita são: em primeiro lugar, as sementes são semeadas em um viveiro e nesse período o arrozal é trabalhado. Após a inundação dos arrozais, os pés de arroz são então transplantados por recipagem. Enquanto o campo é sachado, o arroz se desenvolve para em seguida ser ceifado. Por fim, é feito o tratamento do produto, em seguida deixando-o no processo de secagem.