Se compararmos o estilo de vida que temos atualmente com o que levávamos há 40 ou 50 anos, com certeza você perceberá diversas mudanças. São modas, tecnologia, moradias, conceitos e histórias totalmente diferente e que vão modificando também com o tempo, o fará que daqui há 40 ou 50 anos, também sintamos essa diferenciação. Dentre todas as mudanças que aconteceram, a preocupação com a saúde do nosso planeta e consequentemente, com a nossa também, fez com que uma palavrinha se destacasse consideravelmente: Sustentabilidade.
Com base na sustentabilidade, diversas ideias foram surgindo e as energias também passaram a fazer parte do grupo. Hoje, temos a opção de diversas fontes de energias sustentáveis ou renováveis, como alguns gostam de se referir, e conhecer mais sobre elas vai fazer com que tenhamos uma vida muito mais prática e sem agredir tanto o planeta. Mesmo sendo ensinado nas escolas nos dias de hoje ainda existem algumas dúvidas sobre as energias sustentáveis, então vamos conhecer alguns detalhes sobre tais mais abaixo.
Conceito de Sustentabilidade
Mesmo sendo algo tão discutido, a sustentabilidade ainda é um assunto aparente para algumas pessoas. Na verdade o conceito de sustentabilidade não é tão simples a ponto de conseguirmos explicar em poucas palavras, pois envolve diversas áreas de todos os setores que movimenta uma sociedade.
De uma forma bem geral, podemos dizer que sustentabilidade são ações diversas dos seres humanos que visam suprir as suas necessidades habituais sem que isso comprometa o futuro de gerações que estão por vir. As atividades sustentáveis, ao contrário do que muitos pensam, utilizam os recursos da natureza sim não de forma controlada, mas de forma eficiente. O conceito sustentável afirma que podemos retirar o que quisermos da natureza, desde que ela se renove em tempo hábil.
O que São Energias Sustentáveis
Sabendo exatamente o que é sustentabilidade, você agora já pode ter uma real noção do que seja a energia sustentável. Em suma, energias sustentáveis são aquelas geradas por fontes renováveis e que não afetam o meio ambiente, de forma a comprometer as futuras gerações. Mesmo não sendo adquirida de uma fonte natural, um tipo de energia que não afete o meio ambiente, pode ser considerada sustentável.
Fontes de Energia Sustentável
As fontes de energias sustentáveis são praticamente incontáveis. Elas devem ser, por obrigação, fontes renováveis e limpas, de forma que não emitam no planeta nenhum ou, se isso acontecer, de forma muito reduzida o dióxido de carbono (CO2), assim como gases que causam o efeito estufa.
Não Sabe o Que é o Efeito Estufa? Uma Pausa Então
O efeito estufa é, de forma bem resumida, o aquecimento natural que alguns gases propiciam ao nosso planeta. É devido à este efeito que nos mantemos em uma temperatura agradável para nossa sobrevivência. A preocupação com este fato surgiu desde quando a emissão de gases na nossa atmosfera passou a ser maior do que ela pode absorver e com isso, uma série de aquecimento descontrolado vem acontecendo, causando por consequência uma série de desequilíbrio na natureza.
As fontes de energia sustentável dependerá muito do local do planeta onde você esteja. Algumas são encontradas em todo o planeta como a água, o hidrogênio, a radiação solar, entre outras. Aqui no Brasil, recentemente passamos a utilizar a cana-de-açúcar como fonte de energia sustentável, também a mamona e o vento. Hoje, 83% de toda a energia consumida em nosso país vem de fontes renováveis.
Tecnologia
As tecnologias utilizadas para a geração de energia sustentável tem se intensificado cada vez mais e a redução dos custos tanto para implantação como manutenção fez com que a popularização desse tipo de energia acontecesse, por isso a sua importância tão significativa atualmente. Centralizando mas na nossa realidade, vamos encontrar aqui no Brasil algumas tecnologias geradoras de energia sustentável que vem se destacando tanto aqui, como em outros países ao redor do mundo. Vamos conhecer as principais.
- Energia Eólica: é a tecnologia que utiliza o vento para geração de energia. Essa geração de energia é feita através de moinhos de ventos que produzem a energia mecânica, os aerogeradores que produzem energia elétrica e as velas que são utilizadas em veleiros há um bom tempo. Ela não produz nenhum tipo de gás do efeito estufa, portanto é totalmente limpa, não exige muito terreno para ser implantada e pode ser instalada em qualquer parte do mundo, desde que apresente uma quantidade de circulação de vento suficiente.
- Energia Solar: Como o nome já indica, a energia solar é gerada através da luz do sol. Essa energia chega até a nossa sociedade através de toda uma aparelhagem desenvolvida para tal. São telas que chamamos de painéis solares e que absorvem todo o calor vindo do sol e posteriormente transforma este em energia elétrica ou térmica.
no images were found
- Hidroeletricidade: Esta tecnologia utiliza a água para a obtenção de energia. Esta energia é completamente gerada em usinas hidrelétricas que estão hoje espalhadas pelo mundo inteiro. Hoje, de toda a energia consumida no Brasil, 73% é gerada através das usinas hidrelétricas e em destaque temos a de Paulo Afonso e de Itaipu.
- Energia das Marés: Digamos que a energia das marés e a energia hidroelétrica possuem basicamente o mesmo conceito. A diferença entre as duas é que uma utiliza as águas dos rios e a outra o desnível do mar. A energia das marés também é chamada de maremotriz, e para que ela seja gerada, se faz necessário a construção de algumas barragens, eclusas e unidades geradoras de energia.
- Energia Geotérmica: também chamada de energia geotermal, é aquela obtida a partir do calor que vem do interior da Terra. Sabemos que a partir de uma certa profundidade, a temperatura do nosso planeta é extremamente aquecida, então com a perfuração de algumas camadas, pode-se obter energia. Em determinadas regiões do planeta, com apenas 100 metros de escavação já se consegue calor suficiente para geração de energia. Aqui no Brasil esse tipo de energia não é popular.
Curiosidades
Em 2012, a Organização das Nações Unidas, declarou como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, devido o recorde de projetos implantados para utilização de meios renováveis para a geração de energia.