Produção e Consumo Sustentáveis

Mudar os hábitos de vida nos dias de hoje deixou de ser algo importante para ser extremamente necessário. A preocupação em levar uma vida mais sustentável já é considerada uma rotina para milhões de pessoas ao redor do mundo e aqui no Brasil essa mudança vem ficando aparente cada vez mais.

Então como existe já essa evidência cada vez mais clara, conhecer alguns conceitos e métodos de produção e consumo de bens sustentáveis torna-se valioso para facilitar tanto o nosso entendimento como melhorar a escolha de cada um dos nossos hábitos cotidianos.

Mais abaixo você vai encontrar os principais parâmetros que lhe ajudarão no entendimento sobre o que é consumo sustentável. Usamos o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis e o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis como base por ser uma ação em atividade hoje nosso país e que vêm prometendo de fato mudar a consciência de todos os brasileiros. Vejamos então o caso.

O que são Bens Sustentáveis

O conceito de sustentabilidade tem crescido bastante nos últimos anos, mas mesmo assim ainda existem pessoas com dúvidas sobre o assunto. Sustentabilidade nada mais é do que um termo que usado para definir qualquer tipo de ação que tem como principal objetivo, a melhoria da qualidade de vida de um indivíduo ou de um grupo como um todo.

Essas ações mais “saudáveis” devem ser tomadas de forma que as próximas gerações também não sejam prejudicadas.  Bem resumidamente, sustentabilidade então é o uso de recursos naturais sem que aconteça uma agressão ao meio ambiente e de preferência, que usemos bens reaproveitáveis.

Então vamos entender como bens sustentáveis, todos aqueles recursos que conseguimos extrair da natureza sem que causemos algum dano e principalmente, sem que os nossos filhos, netos, bisnetos e todas as gerações seguintes sofram com essa ação. O uso de bens sustentáveis também vai reduzir a emissão de resíduos poluentes no meio ambiente como lixo tóxico e poluentes que levam um longo prazo para se degradarem.

Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis

O Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, também referido pela sua sigla DPCS é um órgão que veio para que todas as necessidades sobre produção e consumo de bens sustentáveis fossem atendidas. O DPCS tem uma parceria direta com o Ministério do Meio Ambiente, onde cumpre uma agenda positiva com encontros, palestras, Workshops e diversos outros tipos de eventos que ajudem a estimular a vida mais sustentável e principalmente, a produção de bens de consumo carregados de responsabilidade social e ambiental.

O Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis está integrado à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, a  SAIC, mantendo-se juntos na luta para construir um novo conceito e modelo de sociedade brasileira. Hoje as principais ferramentas dessa estratégia é a implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, o PPCS,  e a realização de campanhas de conscientização do consumidor sobre o assunto.

Porque o DPCS é Eficaz

Vivemos hoje em dia, uma realidade onde no Brasil a maioria das pessoas está em ascensão econômica e as que não se encontram nessa listagem, buscam seu espaço também. A maioria das famílias nos dias de hoje pertencem à classe média, estando mais da metade dos brasileiros presentes nessa classe. Com essa mudança na pirâmide econômica, diversas outras mudanças sociais e ambientais surgiram e foi necessário criar um novo padrão de desenvolvimento.

Hoje vamos encontrar um Brasil com uma política diferenciada, inclusive de outros países com desenvolvimento elevado. O nosso governo já busca saídas para todos os problemas sociais e ambientais independente do grau de importância que ele se apresente. Temos o plano Economia Verde que é  um projeto que visa melhorar a condição do nosso ecossistema e que tem também um grande apoio de toda a população do país. Hoje somos um modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo.

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis

Como acabamos de citar mais acima, o governo criou o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis ou PPCS, que foi lançado no dia 23 de novembro de 2011 e é considerado como  o documento oficial do nosso governo que materializa as ações sustentáveis sobre produção e também sobre o consumo de bens mais sustentáveis pela população.

Produção Sustentáveis

Produção Sustentáveis

Esse plano movimenta diversas políticas ambientais e de desenvolvimento para que possa ser feita uma reeducação sustentável para a nossa população, mas de uma forma sutil e gradativa, sem que haja a obrigatoriedade de fato sobre uma ação ou outra. Podemos dizer que o plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis visa ensinar às pessoas a serem sustentáveis porque acreditam que esse é realmente o melhor caminho e não porque existem leis que lhe obrigam a isso.

Claro que você não vai perceber muitos avanços nos dias de hoje pois temos pouco tempo de ação sobre a sociedade, mas em números isso já representa para o governo uma grande mudança e aceitação por parte dos brasileiros. O PPCS visa amadurecer a sociedade para que todos os nossos bens sustentáveis passem a ser utilizados de uma forma mais consciente.

Como o PPCS é Aplicado na Sociedade

São as mais variadas ações que envolvem o PPCS usa para focar essa nova conscientização para/com o nosso meio ambiente. O mais interessante é que o projeto pensa em todas as pessoas de todos os sexos, classes sociais, idade ou qualquer outro parâmetro que possa ser usado para separação de determinados grupos.

Consumo Sustentáveis

Consumo Sustentáveis

A primeira etapa do ciclo de ação do PPCS vai de sua abertura em 2011 até 2014, onde visa ter todas as seguintes metas implantadas:

– Educar a nossa população para um Consumo Sustentável, de forma que ele aconteça naturalmente.

–  Fazer que com o nosso comércio varejista e de consumo seja também voltado para produtos mais sustentáveis.

– Aumentar o número de pessoas que utilizam da reciclagem como uma prática comum, assim como aumentar o número de projetos voltados para essa ação.

– Realizar construções mais sustentáveis, de forma que indústrias, prédios, entre outros, possam ser levantados sem que a nossa natureza sofra com essas ações.

E muito mais.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *