Conheça alguns fenômenos interessantes que ocorrem no nosso planeta
Em lugares reservados da Terra acontecem alguns fenômenos que parecem coisas de filme. NO entanto, são fenômenos reais que acontecem por causas naturais ou às vezes com uma ajudinha do ser humano.
Veja alguns
Fogo eterno
Existe um deserto no Turcomenistão que possui uma enorme cratera. Até aí, tudo bem. O estranho mesmo é que essa cratera queima todos os dias desde 1971!
Na verdade a causa foi um erro humano durante uma escavação feita por alguns geólogos soviéticos.
Em 1971, eles começaram a fazer escavações e descobriram um reservatório de gás natural. Para acabar com o gás que estava vazando, eles decidiram colocar fogo no buraco – o fogo queimaria todo o gás. No entanto, isso ainda não ocorreu, e há quase quarenta anos ininterruptos o buraco está pegando fogo!
Tornados de fogo
Um incêndio já é uma calamidade que pode destruir grandes áreas. Um tornado, também. Agora imagine juntar essas duas tragédias em um único fenômeno? Pois isso existe, e se chama “tornado de fogo”.
Quando isto ocorre, é porque um incêndio ocorreu em uma grande área, e acabou deslocando grandes massas de ar quente para a atmosfera. Essas massas de ar quente entram em contato com o ar frio, formando um movimento rotatório, que origina o tornado de fogo.
Este tipo de tornado é um perigo pois pode espalhar o incêndio para outros lugares rapidamente, tornando uma tarefa quase impossível apagar o fogo antes que uma catástrofe maior ocorra.
O fenômeno aconteceu recentemente no estado americano da Califórnia em 2008, causando grandes estragos.
Rio que cospe fogo
Existe um rio que corta a Ásia que é palco de um fenômeno extremamente instigante. O rio se chama Mekong, e vez ou outra expele bolas brilhantes que desaparecem poucos segundos depois de entrar em contato com a atmosfera.
A população da região atribui o evento a um ser mitológico, uma serpente gigante chamada Naga, que soltaria essas bolas brilhantes pela boca. Os cientistas já estudaram o fenômeno e formularam algumas teorias (envolvendo a combustão espontânea do gás metano), mas nenhuma explica completamente o fenômeno e de forma satisfatória.
Lagos de lava
Os lagos com lava se originam quando um vulcão se mantém em atividade constante durante um longo período de tempo. Aí, quando a lava se endurece forma uma fina crosta que esconde o magma que ainda está sendo expelido na erupção. Para quem olha, a impressão que dá é que a lava está sendo expelida de dentro de um lago! Este fenômeno ocorre em apenas cinco lugares do mundo, sendo um na Etiópia onde o vulcão Erta Ale faz isso há mais de cem anos.
José Neto.