Ecologia Urbana no Brasil

Ramo da ecologia que trabalha no sentido de desvendar os mistérios das relações dos elementos naturais que existem nas cidades, desde seres humanos até o clima. Plantas e animais também entram nos contextos uma vez que os habitats se estabeleçam em áreas urbanas com alta ou baixa faixa de homens, mulheres e crianças humanas.

Com o aumento da globalização os níveis de poluentes também evoluíram às taxas elevadas. Antes da Segunda Guerra Mundial existiam poucos estudos que demonstraram existir problemática entre avanço urbano e carência ambiental. Desde o começo da segunda década do século XX o tema ganhou importância ao ponto de ser escolha de especialidade para graduados de diferentes áreas acadêmicas.

Ecologia Urbana: ECO 92

No Brasil os estudos do gênero cresceram nos centros acadêmicos depois do ECO 92. Antes do período as palavras “ecologia urbana” e “sustentabilidade” eram desconhecidas para o público geral. Nos dias de hoje grande parte da população sabe o que significa os dois conceitos com melhor qualidade. As campanhas para melhorar as condições ecológicas em grandes centros da economia nacional aumentam também por causa dos ativistas que exigem leis para favorecer a ecologia urbana.

Danos do Crescimento Acelerado: Ecologia Urbana

Desde os anos cinquenta do século XX o Brasil está em processo de crescimento acelerado no sentido de igualar a infraestrutura e economia dos grandes centros do capitalismo em termos mundiais. O crescimento em ritmo acelerado não observou as regras da natureza para evoluir e por consequência grande parte dos centros urbanos não possui a presença do verde para regular o clima e favorecer o ambiente. Pouco investimento do poder público faz com que empresas também invistam no verde como forma de marketing positivo, mas o cenário real nacional está longe do ideal.

Questão de Clima: Importância da Ecologia Urbana

A ecologia urbana tem importância fundamental ao que tange o estudo e técnicas que empregar métodos no sentido de melhorar a qualidade do ecossistema. Por exemplo, com o aumento do efeito estufa também cresce a demanda de profissionais especialistas em melhorar a qualidade de ar. Aumenta o número de concursos públicos que buscam especialistas no setor de ecologia urbana.

Poluição: Ecologia Urbana

Grandes centros urbanos de cidades populosas como o Brasil sofrem por causa do problema de lixo. Aumenta o número de itens que não devem fazer parte do ciclo dos aterros sanitários brasileiros. Com o crescimento da população o governo vai ter maior problema para não deixar as cidades sujas. Educação ambiental representa carência no país que os ecologistas urbanos podem ajudar a resolver de forma positiva e com a participação direta do povo em projetos ambientais.

A poluição visual também consiste em problema sério dos grandes centros urbanos brasileiros. Por exemplo, em São Paulo não se permite o uso de propagandas em outdoor, tipo de marketing popular na grande parte do mundo. Porém, a mesma cidade está repleta de pichações, tênis amarrados nos fios, entre outros problemas típicos que prejudica no visual. Ao visitar a região central, visitantes podem perceber problemáticas pontuais em termos de carência na infraestrutura ecológica urbana paulistana.

Mananciais nos Centros Urbanos: Ecologia das Cidades

As regras dos mananciais não são respeitadas em diversos aspectos. A população continua a poluir. Também existem residências que se estabelecem no entorno das grandes bacias. Quando acontece desmoronamento de terra há maiores chances de a população sofrer danos. Problemas por causa da falta de residências ou de povos que não desejam deixar de lado a forma de vida são pontuais em termos de ecologia urbana.

Estudos da Ecologia Urbana: Qual a Importância?

Ecologistas urbanos possuem o trabalho de analisar as relações entre os aspectos naturais que existem na cidade, desde vida selvagem até poluição no solo. Também têm o objetivo de aumentar o nível de sustentabilidade na educação ambiental ao povo. A poluição consiste em tema frequente na matéria ao levar em conta os danos que propicia ao ecossistema.

Especialistas no setor se preocupam em mostrar à população em geral que existe ecossistema natural nos centros urbanos. Compreender as metrópoles como núcleos nos quais estão estabelecidos conjuntos de ecossistemas vivos pode ser de grande ajudar para diminuir a degradação ambiental que gera os poluentes que entre outras desvantagens provoca desequilíbrio no clima.

Em épocas modernas o estudo da ecologia urbana aumenta de valor. Com a tecnologia os especialistas podem usar a teoria ou prática para demonstrar com maior riqueza de informações as principais causas da poluição e como combater esse problema pontual nos grandes centros urbanos. O Brasil, assim como outras colônias europeias, sofreu por conta do aumento desordenado no sentido de acompanhar as grandes potências da economia no mundo.

A ocupação humana aconteceu inclusive nas zonas de mananciais em que deveria existir apenas a natureza e o conjunto que serve para retirar ou despejar a água. A poluição ambiental aumentou e o governo não se preocupou em diminuir os danos proporcionados ao meio ambiente.

Quando o poder público investe em políticas que objetivam educar a população com base na sustentabilidade existem maiores chances de crescimento no mercado de especialistas em ecologia urbana. Os planos do governo devem visar todos os tipos de idades, desde crianças até idosos, envolvidas no mesmo plano para tornar a cidade sustentável. Isso porque na prática todas as pessoas ficam beneficiadas por conta das benfeitorias que a ecologia urbana para proporcionar.

As famílias brasileiras precisam de oportunidade no sentido de melhorar as próprias condições ambientais. Nesse sentido, os programas que objetivam ensinar meios sustentáveis precisam se preocupar em informar de forma cristalina para grande parte do público em geral.

Não se pode ignorar o fato de que a reciclagem também representa outra matéria que está presente de modo pontual na ecologia urbana. Com o aumento do lixo nas grandes metrópoles brasileiras também cresce a necessidade de programas que objetivam reciclar e colocar os resíduos em processo de reuso.

Implantar a sustentabilidade como um fato verdadeiro entre os costumes de grande parte da população nacional consistem em ponto de desafio para os governantes e gestores de ecologia urbana do presente e futuro.

Tem algo a dizer sobre ecologia urbana? Então, deixe o seu comentário.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *