Enganadas estão as pessoas que pensam São Paulo apenas como local no qual existem arranha-céus que comandam a economia nacional. Também representa Estado repleto de belezas naturais, com belas praias e parcela considerável da pequena parte de Mata Atlântica que ainda existe no Brasil. A capital traz o destaque por abundância de parques. Conheça cinco destinos de ecoturismo em SP.
Parque Estadual Albert Löefgren: Ecoturismo em São Paulo
Quem reside na zona Norte da capital paulista possui a oportunidade de visitar local repleto de variedades não apenas entre o número de animais como também por conta da vegetação composta inclusive por flora com espécimes que atraem multidões de especialistas em botânica. Conhecido por atrair multidões de crianças e adolescentes de excursões escolares.
O colorido representa ponto de vista em grande parte da zona ambiental em plena metrópole. Visitantes conhecem espécies de animais silvestres de perto, de macacos até tucanos. Ponto positivo para estar ao lado da natureza e ao mesmo tempo ensinar às novas gerações as lições ambientais sobre que representa para a humanidade. O contato na natureza faz com que alta demanda aconteça no local para poder descansar a mente dos problemas que existem no trabalho.
Ecoturismo em São Paulo: Museu do Ipiranga
Local para quem mora na zona Sul de São Paulo, embora também tenha o costume a receber inclusive público internacional por causa da rica mistura de área verdade com palácios colossais que trazem memórias do país, de forma principal da época em que a família real portuguesa chegou ao Brasil, do período regencial e começo republicano.
Está divido em duas partes, cuja principal recebe a maior parte do público por ter o palácio central ou em virtude da ampla área verde. Existe inclusive trilha para fazer corrida ou realizar exercícios físicos nos equipamentos de exercícios que se encontram ao caminho e são compostos com a maior parte de madeira. Representa oportunidade de estar ao lado da natureza, cultura e ao mesmo tempo ficar em forma. Traz públicos de múltiplas idades, em principal de jovens e idosos. Abertos todos os dias durante os horários úteis, salvos nos dias em que existem eventos – período em que o funcionamento tem o horário ampliado.
Ao fazer o passeio no local os visitantes possuem a chance de admirar a arquitetura renascentista que existe em cada parte do centro cultural e ambiental que representa o Museu. Não se pode ignorar o fato de que a região foi tombada de forma oficial, conforme aponta o IPHAN. De acordo com índices do poder público, o local recebe visita de quase meio milhão de visitantes por ano.
Existem shows e eventos que acontece de forma periódica no Museu, basta ficar com os olhos atentos nos cadernos de turismo dos principais jornais da cidade para perceber a variedade de eventos culturais que ocorre no lugar. Grande parte tem a entrada gratuita. Para entrar ao museu os visitantes pagam valores populares, ingresso franco no feriado da Independência.
http://www.youtube.com/watch?v=m5QHJJ2Omdo
Parque da Aclimação: Ecoturismo em São Paulo
Outro ponto que está localizado na zona Sul de São Paulo. O espaço pequeno, mas que tem tradição na capital paulista. Traz um lago com patos de diversas espécies. Porém, o destaque fica por conta do alto número de pássaros que se concentram no local para trazer som ambiente singular, ideal para escapar da poluição sonora ou do ritmo que existe na cidade.
Existe uma pista ao redor que traz o caminho para todas as atividades no Parque. Tem um gramado oficial de futebol de campo, além de duas quadras públicas que estão disponíveis aos visitantes nos horários em que está com os portões abertos. Também existe um campo de futebol de areia. Para quem tem criança pequena à escolha ideal fica por conta do Recanto do Saci, lugar que funciona como espécie de playground. Há também dois centros de lazer infantil, na entrada dos fundos e outro à parte superior.
Local ideal para trazer a família no sentido de desfrutar dos piqueniques em zonas que não possuem grandes fluxos de pessoas. Interessados podem fazer aulas de yôga, futebol, educação-física, entre outras atividades esportistas que representam rotina no cotidiano. Dentro do Parque existe uma biblioteca que serve como principal acervo de informação acadêmica na região.
Ecoturismo em São Paulo: Parque do Ibirapuera
Representa o parque mais conhecido de São Paulo, cartão portal da cidade. Ampla área verde repleta de zonas diferentes, cujo trajeto completo pode ser feito na pista de atletismo que cerca o local. Existe o ginásio que traz shows e eventos esportivos. Também há o planetário estabelecido no meio das repletas zonas verdes que se fazem presentes na região. Quase todo o domingo existe apresentações de conjuntos musicais que são famosos no país. Também existe a lanchonete central que oferece variedades de alimentos e bebidas.
Parque Vila Lobos: Ecoturismo na Zona Oeste de São Paulo
Tem destaque não apenas por causa da ampla área verde na zona Oeste como também em virtude da segurança que existe aos visitantes. Além de disponibilizar áreas para realizar atividades esportistas, também traz espécies de bosques que retratam parte da pouca reserva de Mata Atlântica que ainda existe no Brasil. Conta inclusive com tabelas que estimulam a prática do basquete de rua.
Movimento do Parque fica constante inclusive no anfiteatro durante os eventos que cobrem o calendário formal. O destaque fica por conta da infraestrutura que se adapta para o acesso aos deficientes físicos. Os brinquedos são adaptados para também receber crianças que precisam ficar nas cadeiras de roda. Há inclusive linhas telefônicas que servem para atender as demandas das pessoas com deficiência auditiva.
Ao seguir a trilha denominada “Caminho Sombra” os visitantes podem ter rica experiência ambiental em plena capital de São Paulo. Também existe o destaque por conta dos caminhos que levam à passarela que traz espécies de árvores longas com cantos de pássaros diversos e paisagem rústica. Quem aprecia espécies florais pode passar tardes nos orquidário. O Parque também tem destaque da crítica por causa da arquitetura moderna.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier