Preservação Ambiental em Fernando de Noronha

O Brasil é um país cheio de lugares incríveis para conhecer e fazer turismo, porém, um local em especial se destaca quando pensamos em paraíso natural, Fernando de Noronha. O arquipélago parece um cenário de filme com o seu lindo mar azul turquesa e um visual que nos faz imaginar que se trata de um solo nunca tocado pelo homem.

Podemos dizer que as palavras do descobridor do conjunto de ilhas Américo Vespúcio ainda são extremamente válidas: “verdadeira maravilha da natureza”. Dentre as possibilidades que essa linda ilha te oferece estão passar horas agradáveis na Praia do Sancho ou então se aventurar num imenso paredão rochoso.

Seja observando do alto de um avião ou mesmo na altura do mar Fernando de Noronha é uma ilha sem igual e que conta com algumas políticas de preservação ambiental. A seguir vamos falar um pouco mais sobre esse pedaço de paraíso e como a preservação é ou não eficiente.

A Ilha de Fernando de Noronha

O arquipélago que está nos sonhos de viagem de muitas pessoas fica localizado a 540 km de Recife (PE). O paraíso conta com 17 km2, a sua ilha principal tem uma extensão de 26 km2 e conta no total com 21 ilhotas. Durante o ano todo o destino turístico recebe a visita de aproximadamente 60 mil turistas.

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Um dos principais atrativo turísticos de Fernando de Noronha é certamente o seu patrimônio ambiental que inclui 10 praias incríveis como a Praia do Leão, do Sancho e Baía dos Porcos.

A Preservação Ambiental em Fernando de Noronha

Um dos principais fatores que contribui para a preservação desse arquipélago é certamente a sua distância do continente. Além disso, no ano de 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho e da Área de Preservação Ambiental de Fernando de Noronha (FN)- Rocas – São Pedro e São Paulo que dominam o território da ilha como um todo, cerca de 70% e 30%, respectivamente.

O título de “Sítio do Patrimônio Mundial Natural” concedido pela Unesco em 2001 contribuiu ainda mais para a preservação desse maravilhoso paraíso.

O Que Fernando de Noronha Tem?

Além de ser um lugar lindo o arquipélago ainda oferece aos turistas a possibilidade de nadar junto com tartarugas, passear de barco ao lado de golfinhos e alimentar aves marinhas. Para complementar o passeio existe a bela visão do Morro do Pico que quando chega a tarde se junta com o Morro Dois Irmãos na criação de um espetáculo de cores que aparece no horizonte.

O Paraíso e o Consumo

Obviamente com tantos atrativos incríveis Fernando de Noronha se tornou um dos principais sonhos de consumo dos turistas. Para se ter uma ideia uma pesquisa revelou que no período de 1995 a 2005 o número de turistas visitando a ilha aumentou em cerca de 500%.

De acordo com pesquisas a ilha recebe em média 150 visitantes por dia de avião, um número que pode ser elevado para 300 pessoas por dia nos períodos de pico. No período de outubro a fevereiro navios atracam no Porto da ilha levando cerca de 650 turistas por dia.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Turismo e a Preservação

A partir do momento que um destino turístico recebe tantos visitantes diariamente precisa se desenvolver para receber essas pessoas. Dessa forma para conseguir sustentar o seu turismo, Fernando de Noronha, vem sacrificando o que tem de mais especial que são os seus recursos naturais.

Estudos concluíram que o fluxo de turistas tem feito com que a ilha sofra uma ameaça constante e esteja sob um grande risco. O mais indicado é que a ilha tenha um modelo sustentável de desenvolvimento para os próximos anos para evitar que os danos que já existem se tornem irreversíveis. Alguns danos naturais já são irreversíveis e preocupam os estudiosos.

Sobrecarga

A população que reside em Fernando de Noronha é de aproximadamente 4 mil pessoas, dessa forma o paraíso já conta com uma sobrecarga de dois mil habitantes. Além de ter população excedente a ilha passa por diversos conflitos socioambientais e ainda tem que remediar o descontrole do fluxo de turistas.

Dentre os problemas reais que já estão aparecendo na ilha devido ao turismo desenfreado podemos citar a geração intensa de resíduos além do fenômeno de favelização bem como a desigualdade social, falta de água e destruição de habitats de espécies endêmicas.

Destino de Ecoturismo?

A ilha de Fernando de Noronha é conhecida principalmente por seu ecoturismo, porém, existe uma grande distância entre a imagem que é vendida pelas agências de turismo e a realidade das pessoas que moram na ilha.

Para se ter uma ideia do conflito que existe entre a realidade e a imagem criada para “vender” a ilha toda a energia produzida no arquipélago é feita numa termelétrica e todos os dias são produzidas cerca de 3,5 toneladas de lixo. Uma ilha que verdadeiramente sustentável não poderia viver dessa forma, precisa existir uma intervenção que contribua para o consumo consciente a coleta seletiva dentre outros fatores.

O Que Pode Ser Feito

O turista tem um papel bastante importante no que diz respeito a preservação ambiental de Fernando de Noronha. Algumas pequenas atitudes podem amenizar os principais impactos ambientais que a ilha sofre todos os dias. Além de ajudar a conservar esse paraíso os turistas podem agregar mais valor aos seus passeios e assim aproveitar muito mais esse belo espaço.

Uma dica é ao invés de passear de buggy pelas lindas praias do arquipélago caminhar com os pés na areia. Para que o passeio seja proveitoso é possível pegar uma carona até chegar a Boldró, por exemplo, e de lá ir andando até chegar a Baía dos Porcos. Durante esse passeio é possível observar mais de perto as belezas da natureza dessa ilha.

Outro ponto importante é focar na economia de energia elétrica e água que realmente não pode faltar para ninguém, porém, são recursos escassos para a população da ilha. Para fazer a sua parte procure uma pousada que reaproveite a água, por exemplo, e que não utilize embalagens descartáveis.

Tente fazer passeios mais exclusivos, pois além de não ser agradável sair passear com mais 30 pessoas não é uma forma sustentável para a natureza. Você pode aproveitar o melhor de Fernando de Noronha ajudando também a preservar esse espaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *