Definição de Tubarão
Os peixes de esqueleto cartilaginoso e com corpo hidrodinâmico (exceto os Squatiniformes, Hexanchiformes e Orectolobiformes) são chamados de forma popular de tubarão ou cação. Esses animais pertencem a superordem Selachimorpha e os primeiros espécimes de tubarões conhecidos viveram há cerca de 400 milhões de anos.
http://www.youtube.com/watch?v=eDVpZsJB3jgOs tubarões estão divididos em mais ou menos 375 espécies (no Brasil 88 são conhecidas). Os espécimes variam de tamanho, o menor deles é o tubarão-lanterna anão (Etmopterus perryi) que possui apenas 17 cm de comprimento.
No outro extremo destacamos o maior tubarão, o tubarão-baleia (Rhincodon typus) que chega a atingir 12 metros e que faz a sua alimentação através da filtragem de pequenos peixes, lulas e plâncton.
Onde São Encontrados os Tubarões
Os tubarões são encontrados em todos os mares, é mais comum encontrar esses peixes em profundidades até 2000 metros. Em geral os tubarões não vivem em água doce, mas existem exceções como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce que podem viver em água salgada ou doce.
A respiração desses animais é feita através de cinco ou sete fendas branquiais, eles possuem uma cobertura de escamas placoides que ajuda a proteger a sua pele de danos e também dos parasitas. Essas escamas ainda melhoram a sua hidrodinâmica e permitem que o tubarão se mova mais rapidamente. Os tubarões ainda possuem vários conjuntos de dentes substituíveis.
Dentre as espécies mais conhecidas de tubarão podemos destacar o tubarão-branco, o tubarão-azul, o tubarão-tigre, o tubarão-martelo e o tubarão-mako que são superpredadores que estão no topo da cadeia alimentar subaquática. Apesar disso os tubarões estão ameaçados devido a pesca e outros atividades do ser humano.
Lista dos Maiores Tubarões do Mundo
Tubarão-Baleia (Rhincodon typus)
Dentre todas as espécies de tubarão o tubarão-baleia é a maior podendo medir entre 9 e 12 metros de comprimentos. Esses peixes podem chegar a pesar mais de 12 toneladas. A alimentação desse tubarão é feita através da filtragem, a sua boca pode ter até 1,5 metro de largura e conta com 10 blocos de filtros. São encontradas entre 300 e 350 fileiras de pequenos dentes nessa boca.
A dieta do tubarão-baleia consiste em macro-algas, plâncton, pequenos polvos, krill e ainda outros invertebrados que são filtrados pela sua grande boca. Um tubarão encontrado em oceanos quentes e tropicais. Não se engane pelo tamanho esse tubarão é um animal inofensivo.
Tubarão-Frade (Cetorhinus maximus)
O segundo maior peixe vivo do mundo, o tubarão-frade, também pode ser conhecido como tubarão-peregrino e tubarão-elefante. Em geral esse tubarão atinge entre 6 e 8 metros de comprimento e pode chegar a pesar em torno de 5,2 toneladas. Alguns espécimes desse tubarão ainda podem chegar a superar 9 ou 10 metros. Porém, depois de tanto tempo de pesca em larga escala está mais difícil encontrar animais dessa proporção.
O tubarão-frade, assim como o tubarão-baleia, é inofensivo e engana pelo tamanho. Um animal que se alimenta de forma pacífica através da filtração de pequenos peixes, zooplâncton e invertebrados. Pode ser encontrado no mundo todo em águas que sejam de quentes-temperadas a boreais em torno de plataformas continentais.
Tubarão-Branco (Carcharodon carcharias)
Uma das mais conhecidas espécies de tubarão é a do tubarão-branco que é um predador que está no topo da cadeia alimentar. A dieta desse tubarão é bem variada de animais marinhos, incluindo peixes, pinípedes e aves marinhas. Esse tubarão pode ser encontrado em quase todo tipo de águas costeiras que tenham uma temperatura entre 12°C e 24ºC.
Um tubarão que pode medir mais de 6 metros de comprimento e a pesar mais de 2 toneladas. O seu olfato é a sua arma secreta podendo sentir a presença de uma única de sangue a quilômetros de distância. Essa espécie é temida porque já matou seres humanos, porém, vale destacar que pessoas não fazem parte da sua dieta convencional.
Boa parte dos casos de mordidas de tubarão-branco são na verdade “teste de mordida”. Esse animal utiliza a mordida para identificar objetos que para ele são estranhos como destroços de embarcações, boias, pranchas de surf e até mesmo pessoas.
Tubarão-Tigre (Galeocerdo cuvier)
Um dos maiores predadores do mar é o tubarão-tigre que pode atingir mais de 5 metros de comprimento e pesar mais de 600 kg. Em média esses tubarões não são tão pesados devido ao fato de que o seu corpo é mais delgado e ágil. O tubarão-tigre pode facilmente competir em relação a comprimento com o tubarão-branco.
Vale destacar que através de observação de especialistas concluiu-se que esse tubarão pode chegar a atingir um comprimento de 7,5 metros e pesar 807 kg de peso. Ataques desses tubarões são bem raros, porém, o tubarão-tigre é responsável por uma grande quantidade de ataques fatais. Uma espécie considerada uma das mais perigosas do mundo.
Um tubarão que é encontrado com frequência perto da costa principalmente em águas tropicais e subtropicais do mundo todo. Um predador que é conhecido por comer qualquer coisa.
Tubarão-Dorminhoco-do-Pacífico (Somniosus pacificus)
A espécie tubarão-dorminhoco-do-pacífico pode ser encontrada em plataformas continentais e nas encostas em águas temperadas entre as latitudes 70°N e 22°N, desde a superfície até 2.000 m de profundidade. Esses tubarões podem chegar a medir até 4,4 metros de comprimento e pesam mais de 300 kg.
Uma espécie é tida como uma das limpadoras dos oceanos, podem deslizar pela água com poucos movimentos do corpo e com um pouco de ruído hidrodinâmico e isso os torna predadores de sucesso. A alimentação desses animais é feita por sucção e pelo posterior corte das suas presas.
A sua boca grande pode ser usada para aspirar as suas presas e os seus dentes cortam quaisquer pedaços que sejam grande demais para engolir diretamente.
Tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus)
Nativo das águas do Oceano Atlântico Norte o tubarão-da-groenlândia pode ser encontrado perto da Islândia e Groenlândia. Essa espécie vive mais ao norte do que qualquer outra espécie de tubarões. As dimensões desses tubarões são comparáveis as dimensões do tubarão-branco.
Essa espécie pode chegar a atingir 6,4 metros de comprimento, porém, em geral os espécimes de tubarão-da-groenlândia observados medem em torno de 2,4-4,8 metros de comprimento. O peso desses animais pode chegar a até 400 kg. Um predador do topo da cadeia que se alimenta quase sempre de peixes, mas que também pode comer mamíferos marinhos como focas.