Projetos de Despoluição: Características Gerais

Programas de despoluição devem tratar da remoção de poluição ou contaminação do meio ambiente, tais como o solo, águas subterrâneas, sedimentos ou água de superfície para a proteção geral da saúde humana e de grandes áreas vegetativas. Os dados do trabalho devem ser baseados em avaliações de recursos humanos de saúde ou padrões consultivos.

.

Avaliação Ambiental e Projetos de Despoluição

Uma vez que o local é suspeito de estar contaminado existe necessidade de avaliar a contaminação. Muitas vezes, a investigação começa com a preparação da Fase I: Avaliação Ambiental.

O histórico de uso e materiais utilizados no local orienta a avaliação estratégica, tipo de amostragem e análise química a ser feita. Muitas vezes, locais próximos de propriedade da mesma empresa ou que estão nas proximidades e foram recuperados também podem estar contaminados, mesmo quando o uso atual da terra parece inócuo.

Por exemplo, o parque de estacionamento pode ter resíduos contaminados no preenchimento. Também é importante considerar a contaminação dos locais próximos, muitas vezes, através de décadas de emissões para o solo, águas subterrâneas e ar. Pó de teto, solo arável da superfície, águas subterrâneas e propriedades próximas devem também ser testadas, antes e depois de qualquer reparação.

Despoluição

Despoluição

Solidificação e Estabilização

Solidificação / estabilização do trabalho tem histórico bom, mas também traz compensações graves relacionadas com a durabilidade de soluções e potenciais efeitos ao longo prazo. Além de emissões do CO2 devido ao uso de cimento, também estão se tornando grande obstáculo ao uso generalizado na solidificação / estabilização de projetos.

Estabilização: Inclui a adição de reagentes ao material contaminado (por exemplo, solos ou lamas) para produzirem estados mais estáveis.

Poluição do Ar

Poluição do Ar

Solidificação: Inclui a adição de reagentes a um material contaminado para conferir estabilidade física / dimensional e conter contaminantes em produto sólido, reduzindo o acesso de agentes externos.

Convencional SS: Tecnologia de remediação estabelecida para solos contaminados e ao tratamento de resíduos perigosos em muitos países do mundo. No entanto, a absorção das tecnologias é modesta e uma série de barreiras foi identificada, incluindo:

  • 01-Custo baixo e uso generalizado de eliminação em aterro;
  • 02-Falta de orientação técnica autorizada;
  • 03-Incerteza sobre a durabilidade e taxa de liberação de contaminante S / material S-tratado;

Oxidação Química In Situ

Tecnologias contra oxidação in situ se tornaram populares para correção de ampla gama de contaminantes do solo e águas subterrâneas. O processo envolve a injeção de fortes agentes oxidantes, tais como peróxido de hidrogênio, ozono, gás de permanganato de potássio.

Oxigênio do gás ou ar pode também ser injetado para promover o crescimento de bactérias aeróbias que aceleram a atenuação natural de contaminantes orgânicos. Desvantagem da abordagem está na possibilidade em diminuir a destruição de contaminantes anaeróbicos e atenuação natural, na quais as condições anaeróbias existentes para reforçar as bactérias que vivem no solo e preferem ambiente redutor.

A injeção de gases para a água subterrânea pode também causar a contaminação e espalhar mais rápido do que o normal, dependendo do local da hidrogeologia. Nestes casos, as injeções de percolação pode proporcionar destruição microbiana adequada de contaminantes antes da exposição às águas superficiais ou nos poços potáveis.

Migração de contaminantes metálicos também deve ser considerada sempre modificando o potencial de oxidação e redução da superfície. Certos metais são mais solúveis em ambientes oxidantes, enquanto outros são mais móveis com redução.

Poluição da Camada de Ozônio

Outro tema que merece atenção para ser incluso em projetos de despoluição está na diminuição dos gases que afetam de maneira direta a composição da camada de ozônio. Ela tem função de proteger os seres-humanos contra os raios ultravioleta que podem gerar catarata e câncer de pele.

Está quase esgotada por constante uso de clorofluorcarbonos – produtos sintéticos que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas empresas industriais.

Especialistas descobriram buraco de ozono na estratosfera da Antártida, grande preocupação considerando que os gases de efeito estufa estão arruinando a camada. O gelo está derretendo, aumentando o nível do mar;

            O que é Poluição?

Poluição consiste na contaminação por substância química ou outro agente que torna a parte do ambiente imprópria para o uso pretendido ou desejado. Processos naturais têm lançado produtos químicos tóxicos para o meio ambiente ao longo da história da Terra.

Atualmente, a poluição gerada por atividades humanas apresenta o problema mais grave. Existem basicamente três tipos de poluição: Ar, terra e água. Algumas das principais causas da crise de poluição são os seguintes:

01-Desmatamento: Para o estabelecimento de fábricas, indústrias e devido à urbanização em várias partes do mundo, as árvores são cortadas em grande escala, sem qualquer esforço adequado ao replantio. Isso leva ao desmatamento, o que provoca aumento da distorção na ordem natural.

02-Rios Poluídos – As águas residuais, líquidos de usinas e fábricas que estão ligadas com a água do rio e podem gerar poluição. As pessoas nos países em desenvolvimento também poluem recursos fluviais usando a água para lavar roupas, utensílios, tomar banho e outras atividades.

03-Poluição Sonora – As máquinas utilizadas em fábricas fazem barulho durante todo o dia e isso perturba o clima de paz na vizinhança, como máquinas utilizadas sem chumbo cobrindo de forma adequada para soar poluição. Isso coloca pressão de mental pesado sobre as pessoas que ficam em áreas próximas. Ruído é a poluição mais difundida na América.

04-Poluição do Ar – Todos os anos os países desenvolvidos geram bilhões de toneladas de poluentes provenientes de fontes diretamente identificáveis. O dióxido de enxofre, por exemplo, vem de usinas elétricas que queimam carvão ou petróleo. Outras são formadas com a ação da luz solar emitindo materiais reativos (chamados precursores).

Por exemplo, o ozono, poluente perigoso, é produzido por interação de hidrocarbonetos e óxidos de azoto sob a influência da luz solar. O aumento do número de veículos gera crescimento da poluição do ar devido aos gases nocivos, como o monóxido de carbono.

.

Gases gerados nas instalações químicas também provocam a poluição do ar. As pessoas sofrem por causa da fumaça e mau cheiro das unidades industriais, especialmente de plantas químicas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • me ajudou demais … # valew

    henrique christian 11 de março de 2014 13:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *