Combustíveis Fósseis e Não-Fósseis: Características Gerais

Especialistas apontam que combustíveis fósseis consistem em depósitos de organismos vivos que podem levar séculos para serem formados. Quando queimados liberam certo nível de energia. Possuem carbonos e átomos de hidrogênios.

Dióxidos passam a ser criados depois do processo de queimação. Nas queimadas, outras partículas são liberadas no ar. Elas podem causar danos nos pulmões dos seres humanos.

Combustíveis Fósseis e Não-Fósseis: Características Gerais

Combustíveis Fósseis e Não-Fósseis: Características Gerais

Convém dizer que combustíveis fósseis não são renováveis e de certa maneira os suprimentos estão acabando. No entanto são formas energéticas que custam caro ao meio ambiente. A queima contribui de maneira direta ao efeito estufa, proliferação da chuva ácida, poluição do ar e das águas.

Esses problemas são causados por liberação de poluentes, como enxofre e nitrogênio. Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: Carvão, gás natural e petróleo.

Principais Combustíveis Fósseis

O carvão é criado com base nos decompostos de plantas pré-históricas. O teor de hidrogênio dos vegetais corroídos deixa para trás parte do material rico em carbono, coberto de lodo, que se tornou carvão. Considerado combustível fóssil mais abundante da atualidade. O uso no mundo dobrou desde a metade do século XX. A demanda tem probabilidade de aumento com a escassez dos outros recursos energéticos

Interessante notar que os carvões puros não são conhecidos por serem produtores de dióxido de carbono. Porém, a fórmula impura possui alta quantidade de azoto e enxofre. Com produções exageradas pode acontecer o aumento dos riscos da chuva ácida.

Tecnologia de carvão limpo consiste no processo de refinamento para criar energia limpa e eficiente. Dióxidos de enxofre e azoto são reduzidos e causam menos poluição na combustão.

Principais Combustíveis Fósseis

Principais Combustíveis Fósseis

O gás natural representa fonte de energia composta por microrganismos marinhos. Existem também poços na terra que possuem o recurso, utilizado em especial na indústria automotiva e aquecimento de edifícios. Tem maior nível de limpeza na comparação com carvão e petróleo. Composto enxofre e azoto.

O petróleo é conhecido como óleo bruto formado a partir dos restos de microrganismos marinhos orgânicos biodegradáveis. Os animais marinhos mortos estavam cobertos de lodo por milhões de anos.

Combustível mais utilizado do gênero fóssil. Serve também para abastecer os jatos e automóveis. Responsável por eletricidade e alimentação dentro dos geradores responsáveis por aquecer casas e edifícios comerciais. Grande parte do recurso natural vem do Oriente Médio. Tem estimativa de quarenta por cento da demanda mundial energética.

Em termos gerais tem impacto negativo sobre o ambiente. O óleo possui enxofre e azoto e, por conseguinte, pode contribuir para o efeito de estufa. Cientistas apontam a gasolina como responsável por trinta por cento de todas as emissões de dióxido de carbono.

O processo de exploração pode gerar pontos negativos ao meio ambiente, de maneira especial nos momentos de acidentes. Milhões de litros de água são contaminados com alto risco e prejudicam o fornecimento para famílias que vivem ao redor da região explorada.

Principais Combustíveis Não-Fósseis

  • • Energia geotérmica
  • • Hidrelétrica
  • • Energia das marés
  • • Correntes oceânicas e temperaturas
  • • Vento: Energia Eólica
  • • Energia solar
  • • Biomassa

Características Da Energia Geotérmica

A energia geotérmica é gerada e armazenada na Terra. Originou a formação original do planeta (20%) e do decaimento radioativo de minerais (80%). Gradiente geotérmica (diferença de temperatura entre o núcleo do planeta e superfície) conduz a condução da energia térmica contínua sob a forma de calor a partir do núcleo.

No centro da Terra a energia térmica está criada por decaimento radioativo. As temperaturas podem atingir cinco mil graus Celsius (9000 graus Fahrenheit). Calor se realiza a partir do núcleo por circundante. A alta temperatura e pressão criam magma ascendente, que aquece pedra e água na crosta, às vezes até 370 graus Celsius (700 graus Fahrenheit).

Águas termais a energia geotérmica tem sido utilizada por banho e para aquecimento desde tempos antigos romanos, mas agora são conhecidas por geração de eletricidade.  A energia geotérmica é rentável, confiável, sustentável e amigável em termos ambientais. No entanto são limitadas às áreas próximas dos limites de placas tectônicas.

Os poços geotérmicos liberar gases de efeito estufa presos nas profundezas da Terra, mas essas emissões são menores por unidade de energia do que os combustíveis fósseis. Como resultado, tem potencial para ajudar a mitigar o processo aquecimento global.

Em teoria, os recursos geotérmicos da Terra são suficientes para suprir as necessidades de energia da humanidade, mas apenas uma fração muito pequena pode ser explorada com proveito. Da perfuração à exploração de recursos, o processo é caro. As previsões para o futuro da energia geotérmica dependem de suposições sobre tecnologia, preços de energia, subsídios e taxas de juros.

Características: Energia Eólica

Na verdade energia eólica representa forma de energia solar porque o vento apenas pode existir por calor do sol. A radiação aquece em cada parte da superfície da Terra, mas não de maneira uniforme, ou com a mesma velocidade. Diferentes superfícies de areia, água, pedras e diversos tipos de solo absorvem; retém; refletem e liberam calor em taxas diferentes.

Como resultado, o ar acima da superfície da Terra também aquece e arrefece em taxas diferentes. Ar quente sobe e reduz a pressão atmosférica, o que atrai ar mais frio para substituir – movimento denominado vento.

Quando o ar se move, causando vento, tem energia cinética criada no momento em que a massa está em movimento.

Com a tecnologia certa, a energia cinética do vento pode ser capturada e convertida em outras formas energéticas, como a elétrica ou mecânica. Os primeiros moinhos de vento na Pérsia, China e Europa usaram o poder do vento para bombear água ou moagem de grãos.

A energia eólica é limpa e renovável, deve ser considerada componente importante de qualquer estratégia energética ao longo prazo porque a geração utiliza fonte natural e inesgotável. O vento produz eletricidade, representando contraste gritante com as usinas tradicionais que dependem de combustíveis fósseis.

E geração energética eólica é limpa, não causa poluição do ar, solo ou água. O crescimento futuro depende da tecnologia por causa da necessidade de energias limpas e renováveis ao mundo que busca alternativas para o abastecimento finito de petróleo, carvão e gás natural.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *