A Importância Da Água No Manejo Sanitário Do Animal Bovino

A água é o ingrediente mais abundante do corpo animal, em todas as fases de crescimento e desenvolvimento. O corpo de um bezerro contém 75-80% de água no momento do nascimento e cerca de 60% no vencimento. É o meio em que todas as reações químicas no organismo têm lugar.

A Importância Da Água No Manejo Sanitário Do Animal Bovino

A Importância Da Água No Manejo Sanitário Do Animal Bovino

Características Gerais

Não se pode ignorar o fato de que a água também atua como um lubrificante para o transporte de alimentação; ajuda na excreção, em regularizar a temperatura do corpo e agente para regular o PH dos fluidos corporais.

A restrição da ingestão de água diminui o consumo de alimentos, traz perda de azoto nas fezes e aumenta a excreção de ureia na urina. Gado que está ganhando peso exige mais água do que aqueles que estão perdendo peso.

Os animais podem perder gordura e cerca de metade da proteína o do corpo. Interessante notar que a perda de um décimo da água do corpo significa morte. O consumo é influenciado por vários fatores, incluindo raça, tamanho corporal, água, ambiente, temperatura, umidade e sal.

Consumo De Água Do Animal

Em geral o gado de corte consume 6-18 litros de água por dia. Gado leiteiro vai consumir 10-30 litros diários. Em temperaturas ambientais acima de 70 graus F a taxa de respiração do animal começa a aumentar. Isto leva a uma maior quantidade perdida a partir dos pulmões e de transpiração.

A qualidade da água é muito importante para o gado. Parâmetros de qualidade estão nos nitratos, sulfatos e sólidos totais dissolvidos (TDS). Os nitratos podem matar animais se ingerido em altas doses suficientes, devem ser convertidos em nitritos no rúmen.

Consumo De Água Do Animal

Consumo De Água Do Animal

Eles são absorvidos para a corrente sanguínea. Os nitritos juntar-se à hemoglobina do sangue. Isto não permite transportar oxigênio, então o animal morre por asfixia. Nitratos com menor quantidade causam problemas reprodutivos em adultos e menores ganhos nos animais jovens.

Altos sulfatos e sólidos totais dissolvidos ou água salina provoca diarreia. Toxicidade causada por H2O salgado também perturba o equilíbrio de eletrólitos de animais. Água ácida (<5,5) ou água alcalina (> 8,5) pode causar acidose ou alcalose.

Gestão De Água Para Animal

Plano de gestão de água boa deve ser desenvolvido. Desenvolvimento pode assumir muitas formas diferentes. Atualmente, o Programa de Incentivo à Qualidade Ambiental administrada pelos Recursos Naturais Serviço de Conservação permite custear assistência no desenvolvimento de água.

Isto inclui um subsídio de 75% do custo partes para calhas, tanques, dutos e pecuária. A maioria das fazendas e / ou chácaras tem poços. Onde as distâncias são curtas para pastagens pode ser mais fácil e barato estender oleodutos do poço para bebedouros.

Tubulações devem utilizar a tubagem de polietileno colocada na superfície do solo ou enterrada. As válvulas de ligação ficam localizadas em intervalos convenientes para fixar mangueiras de água que levam a válvula de controle à calha de água.

Tubagem de polietileno é preferível aos outros materiais devido à resistência da corrosão e baixa fricção no fluxo de água. A decisão de enterrar ou deixar que os dutos fiquem na superfície depende da permanência do pasto, quantidade de cobertura vegetal para sombrear do tubo e a temperatura final da água na calha.

Bebedouros são feitos de diversos materiais e vêm em todos os tamanhos. O tamanho da calha necessário dependerá do número de cabeças a ser servido no dia ou na vez de ingestão. Além disso, o número de cabeças na calha, em qualquer circunstância, deve ser considerado.

Se bebedouros estão por perto o recurso de pasto e recarga rápida pode ser pequeno porque os animais vêm de modo individual ou em pequenos números para beber. Se a viagem para o cocho de água requer longa caminhada os animais tendem a fazer a viagem em conjunto.

Se a calha está sendo servida por um sistema de fluxo baixo (menos de 3 litros por minuto), deveria ser pelo menos suficiente grande para lidar com o rebanho inteiro de uma só vez.

O H2O representa parte vital da ingestão de nutrientes de gado. Os animais precisam de fornecimento contínuo para uma eficiência máxima. A ingestão deve ser igual à perda de produção através da urina, fezes e evaporação. Verifique a água do animal todos os dias. Certifique-se de que eles tenham quantidade e qualidade adequada.

Tipo De Sistema De Produção

Confinamento ou aberto: A propagação da maioria das doenças é maior quando um grande número de animais está em estreita proximidade. Algumas espécies pode ter exposição a hospedeiros intermediários de parasitas, tais como o verme de fígado. A qualidade dos alimentos pode não ser tão boa e pode levar a doença metabólica.

Gestão Da Saúde Animal

Gestão da saúde animal constitui um dos maiores desafios para os veterinários e outros interessados nos setores de gado e animais selvagens. A administração deve levar em conta os efeitos ambientais, ecológicos e socioeconômicos das medidas utilizadas, ou seja, o conceito de “saúde” tem necessidade de encontrar alternativas para modelos convencionais e ferramentas que têm sido utilizadas para controlar doenças.

Para gerir a saúde dos animais é necessário compreender como as doenças são transmitidas, por isso que precisamos controlar quais as populações são suscetíveis e como criar barreiras entre os patógenos e animais suscetíveis.

Quando tudo pode falhar e um surto da doença ocorre o controle é por vezes feito em remoção preventiva de toda a população suscetível na área considerada de risco. Crescente oposição ao abate em massa e eliminação de animais criou a necessidade de buscar alternativas menos drásticas e devastadoras.

As ferramentas utilizadas para a gestão de saúde animal incluem coleta e armazenamento de informações sobre doenças e métodos para prevenção ou controle.

A percepção de que os seres humanos têm uma responsabilidade convincente para conservar a biodiversidade proporcionou novos desafios para os gestores de saúde dos animais, aumentando a relação pecuária entre animal-humano e exigindo uma abordagem de “uma saúde”.

Isso muda o foco estreito de gerenciamento de doenças particulares para um enfoque amplo, que leva em conta a paisagem em que os eventos de doença ocorrem e os efeitos nos campos ecológicos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *