Conheça um pouco sobre esta técnica de cultivo
O bonsai é uma técnica popular no Japão, e significa algo como “vaso de árvore” (em tradução livre de Bon = “vaso” e sai = “árvore”).
Embora seja bastante popular no “país do sol nascente”, onde o cultivo do bonsai foi aprimorado, a técnica se originou na China, aproximadamente durante o século III A.C.
No Japão o bonsai é mais do que uma arte de cultivo de pequenas espécies: se tornou uma arte decorativa e uma forma de meditação e culto.
Como se cultiva o bonsai
Para cultivar um bonsai não é necessário possuir um tipo específico de planta, pois a técnica consiste justamente em miniaturizar espécies comuns, com o objetivo de deixá-las parecidas com árvores naturais.
Portanto não existem espécies já no formato bonsai: é necessário transformá-las em réplicas de espécies naturais através de cuidados permanentes.
As árvores cultivadas através do bonsai possuem características próprias, e mesmo sendo miniaturas as plantas continuam produzindo frutas e flores normalmente, mantendo a mesma saúde.
Existem estilos no bonsai, que classificam o conjunto de acordo com as árvores, harmonia e composição do bonsai.
Curiosidades sobre o bonsai
– O Bonsai é uma palavra que não admite plural (por ser um ideograma), portanto vários conjuntos continuam sendo chamados de “bonsai”.
– O bonsai é associado com vários sentimentos, como planejamento, perseverança, serenidade, concentração, seriedade, compromisso, quietude de espírito, nobreza e estilo. Sem essas características em conjunto, o cultivador de bonsai dificilmente obterá êxito.
– A principal preocupação no cultivo é a estética: é para fazer algo belo que o praticante desta arte cultiva seus bonsai.
– Na composição estética entram vários elementos, como perspectiva e até a profundidade da composição criada, a cor, a textura, o equilíbrio (que é fundamental nas composições) e a harmonia proporcionada ao ver o bonsai.
– Entre os fatores orgânicos está o próprio cultivo, tomando cuidado com o tronco e os ramos, as raízes, frutos e flores que a árvore venha a dar.
– O vaso deve ser apropriado à composição que foi criada, se integrando de maneira harmoniosa.
– O bonsai não é apenas a árvore miniaturizada, e sim todo o conjunto incluindo a árvore, o vaso e todos os elementos que ajudam a criar a composição desejada.
– No Japão o bonsai é relacionado à tradição. Assim, para uma família ser considerada tradicional em alguns lugares do país elas precisam ter um bonsai antigo, de até centenas de anos.
– O bonsai fica mais saudável quando cultivado em ambientes externos.
– No Japão, país que refinou a técnica, os primeiros sinais de utilização da técnica datam dos séculos XII, XIII e XIV, durante o período conhecido como “Kamakura”.
Andressa Silva.