Como é Feita a Reciclagem da Madeira?

Depois de recolhidas, extrações de madeiras seguem de maneira direta às serralherias e na sequência para indústrias responsáveis por aplicar o processo de industrialização no sentido de transformar os resíduos em outros produtos que podem ser comercializados ao mercado com menor prejuízo ao meio ambiente.

Reciclagem da Madeira

Reciclagem da Madeira

Interessante notar que a reciclagem de madeira aproveita de maneira principal a madeira que existe nas construções. O reuso da madeira deve ter processos para separar a triturar materiais no sentido de retira as impurezas e os metais, tais como pregos ou fitas metálicas, por exemplo.

Depois que a madeira é triturara acaba por ser enviada ao reuso na fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas por indústrias de imóveis e fabricantes das caixas e embalagens. Parte por ser encaminhada ao aquecimento dos fornos e caldeiras, bem como no fabrico de papéis e celulose. 

Como Reaproveitar a Madeira não Usada?

No sentido da madeira ser reciclada cabe ao poder público, privado e população se unirem à consciência de que o entulho não pode ser encaminhado aos aterros sanitários e por consequência demorarem centenas de anos para entrar em decomposição.

Na atualidade existem métodos diversificados para usar a madeira considerada resíduo e ao mesmo tempo colaborar com os conceitos sustentáveis. A solução da reciclagem representa solução interessante ao desmatamento dos recursos naturais.

Madeiras recicladas podem ser usadas de múltiplas formas. Lascas de madeiras adicionadas com serragem moídas podem ser usadas para fertilizantes a certos tipos de espécies.

Reciclagem de Madeira

Reciclagem de Madeira

Opção de reciclagem que pode ser útil dentro de casa está na fabricação de caixas, ou mesmo restauração feita por profissionais especializados que podem tornar a peça valiosa nos aspectos sentimentais e mercadológicos, sem contar o fato de estender o prazo de validade de vida útil.

Aplicando pouca criatividade é possível ser simples na invenção. Caixas e caixotes velhos compostos por madeiras podem ser espalhados em quase todos os cantos da residência, como suportes para livros e DVDs. Dependendo do tamanho podem virar armários, sofás e até mesmo camas espaçosas.

Não se pode ignorar o fato de que entulho gerado por sobras usadas nas obras quase sempre são aproveitáveis em níveis de reciclagem, caso da madeira, por exemplo, reutilizada para acabamentos de arquitetura, pisos, entre outras composições capazes de gerar maior valor ao imóvel.

Processo de Reciclagem de Madeira

Materiais Reciclados

Materiais Reciclados

A madeira em si deve ser repassada para empresas parceiras que possuem processos produtivos e clientela específica no sentido de gerar lucro ao processo sustentável.

Reciclagem de madeira é deita por prestadores de serviço e indústrias, parcerias existentes para gerar emprego e ao mesmo tempo aproveitar os recursos naturais que em geral são dispensados com pouco critério ao reuso.

Quando o aproveitamento se torna impossível para fábricos de produtos o resíduo deve ser encaminhado às indústrias com maior porte e capazes de utilizar o item na construção civil ou dentro do mercado de novelas e cinemas, conhecidos por aproveitarem a madeira à construção de cenários.

Interessante notar que a madeira pode participar de diversas formas para reciclar. Tecnologia permite que diferentes fontes madeireiras sejam aproveitadas, tais como: Galhos, troncos de árvores, caixões, caixas, móveis e ripas da construção civil.

Após acontecer a transformação em pequenos fragmentos a madeira também pode ser útil para fabricar artesanatos. Dentro da casa a criatividade pode representar excelente aliada ao reaproveitamento. Também pode ser encaminhada como forma de combustível de forno a lenta, seja nas churrasqueiras ou para aquecer pizzas.

Necessário levar em conta de que pode ser útil para substituir combustíveis fósseis considerados escassos na sociedade, como petróleo e carvão, dentro das usinas e indústria. Método que ajude de modo principal o bem-estar ecológico do meio ambiente.

Reaproveitar tem importância ao meio ambiente e florestas tropicais estabelecidas das florestas ao redor do mundo. Nos dias atuais existe a estimativa de que a Mata Atlântica possui apenas 7% da vegetação nativa encontrada na época do descobrimento do Brasil. Outra importância significativa está em diminuir o índice de lixo existente dentro dos aterros sanitários e lixões.

Triturador de Madeira

Cientistas apontam que, mesmo sendo material do tipo orgânico, a madeira tem poder 100 por centro reciclável, seja por tecnologia ou reaproveitamento para composição de outros produtos. Trituradores servem para facilitar o processo de reuso do recurso natural. Utilizados em prefeituras municipais após podas de árvores.

No recolhimento de resíduos, a madeira e os galhos podem ser transformados em serragem para forrar o chão de parques e abrigo de animais, como os hamsters, cavalos, galinhas, entre outro. Peças maiores, como troncos, ainda podem virar bancos de praças e brinquedos infantis.

Triturador de Madeira

Triturador de Madeira

Possuem características elogiadas por causa da versatilidade promovida no sentido de acelerar o processo de biomassa em tamanhos variados. Podem ser usadas com facilidade na rotina diária para facilitar a vida do empresariado moderno. Mesmo não sendo objeto que se encontra com frequência nas casas das famílias, pode representa instrumento indispensável para reaproveitar madeira usada.

Reciclagem de Madeira: Características Gerais

Reciclagem de madeira é o processo de transformação em produtos utilizáveis. Prática que foi popularizada no início de 1990 por causa do aumento das questões como o desmatamento e as mudanças climáticas que levaram a ambos os fornecedores e consumidores optarem por fontes sustentáveis.

Madeira Reciclada

Madeira Reciclada

A madeira pode ser quebrada para baixo em lascas que podem ser utilizadas para as casas de energia ou em centrais elétricas. O termo reciclagem se tornou popular devido à imagem como produtora correta de modo ecológico, com os consumidores acreditando que através da compra de madeira reciclada a demanda por “tipo verde” deva cair e beneficiar o meio ambiente.

O Greenpeace também enxerga a madeira reciclada como produto ambientalmente amigável, citando como a fonte de madeira preferível, de acordo com informações colhidas no site da instituição na internet.

Desvantagens da Reciclagem de Madeira

Existem alguns obstáculos para a adoção generalizada de madeira reciclada. Às vezes, as extremidades da parede com parafusos precisam ser aparadas para interromper movimentos de decadência e rachaduras, o que resulta em um longo pedaço de madeira que não atendem os códigos.

Embora o preço possa ser menor do que para a madeira nova, o processo de seleção de peças utilizáveis pode ser trabalhoso e demorado. 

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a reciclagem de madeira e os benefícios que ela traz para o meio ambiente, incluindo a redução da exploração florestal que é tão prejudicial para a natureza. Entenda a diferença entre madeira legal e madeira certificada e como cada uma delas deve ser utilizada pela indústria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *