Árvores Típicas Do Brasil: Copaíba e Açaizeiro

Existem diversas espécies distintas de copaíbas que em tese são utilizadas como remédios tradicionais na grande parte da América do Sul, de forma especial nas tribos indígenas brasileiras.

Nas terras do rio Solimões, situado a noroeste da Amazônia, a resina de copaíba é usada por tribos indígenas como curadoras de feridas e no sentido de interromper o sangramento na pele, bem como tratar a gonorreia. Curandeiros e xamas usam a resina de copaíba amazônica para aliviar quase todos os tipos de dores, doenças de pele, picadas de insetos e à inflamação legal.

Exportada do Brasil, nos Estados Unidos a resina de copaíba é usado em principal como componente da fragrância de perfumes, preparações cosméticas (incluindo sabões, banhos de espuma, detergentes, cremes e loções) antibacterianos, anti-inflamatórios e calmantes.

Profissionais de saúde natural estão apenas começando a aprender sobre as muitas maneiras de usar o recurso importante da floresta brasileira nos sistemas de medicina da América do Sul. Utilizado de forma prudente e em pequenas quantidades representa remédio natural para úlceras estomacais, inflamações de todos os tipos e têm propriedades documentadas à cicatrização de feridas, combates antimicrobianos e anticancerígenos.

Árvores Típicas Do Brasil: Copaíba e Açaizeiro

Árvores Típicas Do Brasil: Copaíba e Açaizeiro

Contraindicações Da Copaíba

Evite o contato com olhos e mucosas, a resina pode atuar como irritante;

Quem é sensível à resina pode ter erupção cutânea tipo sarampo, acompanhada por prurido e irritação quando se usa ou toma alta quantidade.

Um produto químico em resina de copaíba foi documentado para causar a hemólise dos glóbulos vermelhos do sangue.

Contraindicações Da Copaíba

Contraindicações Da Copaíba

Açaizeiro: Características Gerais

O açaizeiro é espécie de palmeira do gênero Euterpe cultivada por causa dos frutos e palmito. A demanda global para a fruta brasileira expandiu de modo rápido. Açaí agora é cultivado para esse fim de maneira principal dentro do Brasil.

Oito espécies nativas América do Sul e Central. Crescem em principal nos pântanos e várzeas. As palmeiras de açaí são altas, esbeltas, crescem mais de 25 metros (82 pés) de altura e até 3 metros (9,8 pés) de comprimento.

A fruta conhecida como açaí é pequena, redonda, com uma polegada (25 mm) de circunferência, de aparência semelhante, mas menor do que uma uva, além de ter menos polpa. É produzida em panículas ramificadas de 500-900 frutos. O exocarpo dos frutos maduros tem cor púrpura ou verde, dependendo do tipo e maturidade.

O mesocarpo é fino com espessura consistente de um mm ou menos. Ele envolve o volumoso e difícil endocarpo, que contém única grande semente sobre 0,25-0,40 polegadas (7-10 mm) de diâmetro. A semente abriga 80% do fruto. Duas safras de frutas são produzidas a cada ano. Os frutos podem ser colhidos e consumidos.

Estudos apontam que as populações na Amazônia brasileira possuem o açaí como parte principal da dieta com até 42% do consumo total de alimentos por peso. Em 2005, um artigo publicado pelo Greenpeace Internacional afirmou que “o vinho violeta escuro e saboroso de açaí é o produto florestal mais importante não madeira em termos de dinheiro no delta do rio Amazonas”.

Perigo Do Desenvolvimento

No ano de 2008 o artigo do Los Angeles Times observou que, embora o açaí tenha sido aclamado por algumas fontes como recurso renovável que pode fornecer um meio de vida sustentável para colheitadeiras de subsistência, sem danificar a Floresta Amazônica, ambientalistas temem que o fruto possa sucumbir ao modelo do agronegócio destruidor de terras, alastrando plantações com aplicação de pesticidas e fertilizantes.

Em maio de 2009, a Bloomberg informou que a popularidade crescente de açaí nos Estados Unidos pode privar os moradores de selva brasileira do nutriente rico em proteínas importantes para as populações locais e produtoras.

Outros Usos Do Palmito

Açaí ‘branco’ é variedade rara local para o estuário do Amazonas em que as bagas não mudam de cor, permanecem verdes quando maduras. Para além da utilização dos frutos, como alimentos ou bebidas, o açaizeiro tem outras utilizações comerciais.

As folhas podem ser feitas em esteiras, cestos, vassouras e palha do telhado para as casa. São resistentes a pragas e construção civil. Troncos de árvore estão processados para produzir minerais. O palmito pode ser explorado como iguaria degustada dentro ou fora do Brasil.

Compreendendo 80% da massa do fruto, sementes de açaí podem ser moídas para a alimentação de animais ou como componente de solo orgânico às plantas. Sementes plantadas são usadas para novo estoque de palmeiras, que, sob as condições certas de crescimento, podem levar meses para formar mudas. Elas representam fontes poli-insaturadas e saturadas de ácidos graxos.

Conteúdo Nutricional Do Açaí

A preparação em pó seco por congelação de polpa de frutos e açaí tem 533,9 calorias; 52,2g de hidratos de carbono; 8,1 g de proteína e 32,5g de gordura total. A porção de hidrato de carbono inclui 44,2g de fibra dietética e baixo teor de açúcar. Também contém vitamina C, 260mg de cálcio; 4,4 mg de ferro e vitamina A , bem como o ácido aspártico e glutâmico.

O teor de gordura do açaí consiste em ácido oleico (56,2% do total de gorduras), ácido palmítico (24,1%) e ácido linoleico (12,5%). No mercado de consumo geral o açaí é vendido como polpa congelada, suco ou ingrediente em diversos produtos de bebidas, incluindo alimentos, cosméticos e suplementos.

Em 2004, tornou-se popular consumir o açaí como suplemento, com tônico de mistura do fruto vendido por US$ 40 a garrafa. Outra motivação está na proliferação de empresa com suplementos utilizados por celebridades, como Oprah Winfrey e Rachael Ray, que promovem a perda de peso facilidade por pílulas de açaí.

Os comerciantes dos produtos fazem alegações infundadas de que o açaí tem qualidades antioxidantes e oferece variedade de benefícios de saúde, nenhuma das quais tem confirmação científica. Falsas alegações incluem na reversão de diabetes e outras doenças crônicas, bem como expandir o tamanho do pênis e aumento da virilidade sexual dos homens.

Não se pode ignorar o fato que vários estudos sério são conduzidos para analisar a capacidade antioxidante do suco de açaí misturado com sucos de frutas puros ou de polpa. O consumo administrado de maneira médica foi testado como agente de contraste para imagiologia por ressonância magnética do sistema gastrointestinal. As antocianinas também estão caracterizadas para a estabilidade como agentes alimentares naturais.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *