A Era Digital e os Benefícios ao Meio Ambiente

Antes de começarmos a falar dos benefícios que a Era Digital trouxe para o Meio Ambiente, vamos esclarecer do que se trata esse período histórico. A Era Digital ou Era da Informação precede a Revolução Industrial, começando exatamente na década de 1980, porém, podemos dizer que a base desse novo período começou no início do século XX. Os primeiros passos mais importantes aconteceram na década de 1970, quando foram criados: rede de computadores, microprocessadores etc.

Como se trata de um fato novo na história mundial, existem estudos prontos e outros ainda em processo de conclusão, e claro, com visões diferenciadas. Porém, o que realmente queremos mostrar é os benefícios que a Era Digital trouxe ao Meio Ambiente. Sem esquecer, que o avanço da tecnologia também está causando prejuízos ambientais, se trata de uma faca de dois gumes.

Alguns pesquisadores apontam a tecnologia como um dos principais responsáveis pelos danos causados à natureza nos tempos atuais. E não existe nada de exagerado em tal afirmação, uma vez que o avanço tecnológico associado ao sistema econômico já demonstrou em tantas ocasiões o quanto pode ser nocivo ao meio ambiente. O que não quer dizer que a Era Digital não trouxe benefícios e vale lembrar que quando um meio tecnológico provoca males a natureza, é um ser humano que está escolhendo o caminho a seguir.

Tecnologia e Meio Ambiente

Tecnologia e Meio Ambiente

Falando do lado positivo da Era Digital, o nosso objetivo, o número de desenvolvimento de tecnologias menos poluentes vem aumentando consideravelmente. Além de beneficiarem o meio ambiente, muitas delas, visam diminuir os custos de produção. E não é só isso, graças a tecnologia os métodos utilizados para fiscalização, controle e prevenção foram aprimorados e concedem resultados mais confiáveis.

Além da possibilidade de criar ações de remediação e limpeza do meio ambiente mais eficientes. Podemos destacar a internet como uma das grandes amigas do meio ambiente na Era Digital. Graças a ela as informações chegam rápido em qualquer parte do mundo e campanhas de conscientização de proteção a natureza se espalham com grande velocidade e ganham mais adeptos a cada minuto.

De olho no potencial da Internet como ferramenta de apoio na preservação da natureza, ambientalistas trabalham sem parar para criar importantes campanhas e buscar o maior número de apoio possível. A Era Digital rompeu essa barreira geográfica e isso é um ponto a favor para o trabalho dessas pessoas, que precisam sensibilizar outras pessoas.

Campanhas ambientalistas como adotar um animal silvestres ameaçado de extinção ou plantar uma árvore, fazem o maior sucesso na rede.

Podemos citar como um programa de preservação do meio ambiente de grande sucesso, graças a tecnologia, o Clickarvore, voltado ao reflorestamento. Graças ao projeto, mais de 2 milhões de mudas de árvores foram plantadas. O processo é simples, cada vez que uma pessoa entra no site e clica para plantar uma árvore, uma das empresas associadas a campanha paga os custos para o plantio. Esse é só um exemplo entre tantos, como o “Adote uma Árvore” voltado para Floresta Amazônica, entre outros projetos.

Ainda falando das ações proporcionadas pela tecnologia, neste caso, a internet, elas também são voltadas para preservação da fauna, podemos citar como exemplo o “Projeto Tamar”. O projeto prevê a adoção de tartarugas marinhas e vai muito além dos limites dos estados brasileiros, a campanha tem abrangência internacional.

Veja Um Outro Exemplo da Tecnologia Beneficiando o Meio Ambiente:

Polímeros Verde

Para combater o impacto ambiental foram criados os polímeros verdes, que são usados num processo chamado de polimerização, que significa a associação de moléculas através de uma realão química.

A vantagem dos polímero verdes para o meio ambiente é que eles não são nocivos. Da década de 80 já se pensava em como usar materiais recicláveis e diminuir os gastos em determinadas produções. Você não tem ideia do que é um polímero verde? Não é nada de tão excepcional, nunca visto antes, as garrafas pet, são um exemplo.

Integração

Integração

Apesar de ser uma excelente técnica essa de polimerização, ela vem enfrentando problemas de custo do processo. Para que seja possível colocá-la em prática é necessário usar materiais que são consumidos em grande quantidade, como as garrafas de refrigerante.

Uma outra solução usada na produção de embalagens usando tecnologias para poupar o meio ambiente, são aqueles projetos que tem o plástico derivado do etanol. Esse produto é conseguido através da cana-de-açúcar. Esse tipo de embalagem vem sendo muito usada em alimentos, objetos de higiene, cosméticos, entre outros. Até jogos são feitos com o plástico criado a partir do etanol. São os brinquedos chamados de sustentáveis.

E as ideias vão surgindo com a ajuda da tecnologia, nos Estados Unidos, por exemplo, alunos buscavam um outro tipo de produto para criar embalagens e fizeram um experimento com subprodutos da produção de biodiesel e vinho. O resultado foi um substituto totalmente biodegradável para aquelas espumas usadas em embalagens para proteger o produto.

Falando do nosso país, podemos dizer que também estamos em busca de dar a nossa contribuição e evitar os danos ao meio ambiente. Vale destacar o desenvolvimento das tecnologias que são utilizadas do etanol na composição de plásticos biodegradáveis no Brasil. Aliás, o Brasil é o pioneiro na produção de plástico de uma fonte renovável: a cana-de-açúcar.

http://www.youtube.com/watch?v=ok5gG4qpQwY

Essa parceria tecnologia e meio ambiente tem tudo para dar certo, a Era Digital pode ser uma grande oportunidade para superar ou remediar os problemas criados a natureza até hoje, e em consequência a vida humana. Porém, o primeiro passo é a conscientização das pessoas da necessidade de apoiar esses projetos, principalmente empresários e industriais, que devem buscar soluções tecnológicas para diminuir o impacto ambiental que causam suas fábricas e indústrias.

O que infelizmente ainda acontece em muitos casos é o problema dos custos de determinadas ações para conter ou diminuir a poluição. Sem a consciência de que é preciso contribuir para diminuir o impacto ambiental, muitas empresas preferem não adquirir determinadas tecnologias, já que mantê-las seria um custo acima das expectativas, diminuindo a margem de lucros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *