Cada um de nós possui impacto sobre o meio ambiente e para o mundo em que vivemos. Cultivo de alimentos e criação de animais também utiliza recursos da terra. Os seres humanos impactam ambiente em desmatamento com atividades agrícolas, pecuárias, urbanização e queima de combustíveis fósseis. Aplicar agrotóxicos ou fertilizantes artificiais pode ser grande problema de impacto ambiental causado por produções animais.
Animais Geram Gases do Efeito Estufa?
Cada ser vivo produz gases de efeito estufa (GEE). O excesso de gás na atmosfera da Terra e pode ser produzido na natureza e através da indústria humana. Um aumento da quantidade de GEE gera elevadas temperaturas na terra com vapores de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. A quantidade da agricultura no mundo é diferente. Isso porque cada sistema de produção de gado é diferente na forma como consome recursos. Classificados em dois tipos de sistemas: Extensiva e intensiva.
Extensiva funciona como sistema de pastagem baseado em terra. Na produção de carne bovina, por exemplo, pastam em um pasto. Há operações mais concentradas e mecanizadas. Um confinamento é exemplo de sistema intensivo de produção de carne bovina.
Cada um desses sistemas ocorre em todo o mundo, gerando impactos ambientais diferentes. O desafio para a produção na pecuária mundial está melhorar a sustentabilidade ambiental dentro de cada região. Atualmente nos Estados Unidos a agricultura representa sete por cento do total de GEE emitido em níveis globais, conforme informa artigo publicado no site animalsmart.org.
Dióxido de carbono da produção de gado é resultado do uso de combustível a partir de equipamentos e mudanças no conteúdo do carbono no solo, tais como cultura, desmatamento e uso da terra direta por animais.
Produção animal representa maior fonte emissora mundial de metano, terceira na lista norte-americana. A maior parte é consiste no resultado do armazenamento de estrume e fermentação entérica, produzido no trato digestivo de espécies animais.
Fertilizantes e Produções Animais
A fonte de óxido nitroso na produção de gado está na aplicação de fertilizantes ou adubos artificiais em campos que geram perdas de amônia durante e após o período de crescimento. Os agricultores já estão usando um processo chamado de gestão de alimentação de precisão que permite ao agriculto alimentar os animais em quantidade precisa de nutrientes para que haja maior utilização da alimentação e menos resíduos na forma de restos de comida e dejetos. Quando são mais capazes de usar a comida que comem, menos nutrientes são liberados no meio ambiente.
Como Animais Afetam a Qualidade da Água?
A água é um recurso escasso e valioso essencial para a vida humana e selvagem. O consumo de produtos de origem animal contribui para mais do que um quarto da pegada de H2O da humanidade. Água para a produção de gado é usada para beber, irrigação do cultivo / pastagem e serviços diferentes de animais, tais como a limpeza. A água necessária para produzir alimentos é o principal fator por trás da pegada dos produtos do gênero
Os animais podem afetar negativamente a qualidade da água por terem livre acesso às fontes onde são capazes de depositar resíduos e fazer com que o líquido se tornar turvo em agitar lama. Resíduos de animais podem ser perigosos porque carregam bactérias nocivas que as pessoas podem beber.
A contaminação da água pode ocorrer de muitas formas diferentes. Em sistemas extensivos, pecuária, muitas vezes existe acesso em corpos de água onde eles são capazes de depositar resíduos. Este desperdício viaja a jusante e tem contato direto com os seres humanos. Em sistemas de produção intensivos, as bactérias podem entrar nas fontes aquáticas durante chuvas pesadas resultantes em estouro da bacia de captação de estrume ou do esterco que foi colocado em campos como fertilizante.
A presença de bactérias na água também pode resulta de águas residuais urbanas, esgoto, descarga de tanque séptico e resíduo de animais selvagens.
Odor de Estrume e Poeira
Que nunca foi a uma fazenda pode ter notado que nos primeiros dias os cheiros levam algum tempo para se acostumar. Odor de lixo, estrume ou animais, o que contribui para o impacto ambiental da fazenda,
Cientistas atestam que o estrume pode ser fonte de grande quantidade de gases de efeito estufa, especialmente a partir de metano e óxido nitroso. Os agricultores possuem maneiras diferentes de lidar com o odor que vem do resíduo.
A utilização de biogás ou digestores de metano em explorações não serve apenas como fonte de energia para a exploração, diminuindo assim a quantidade de combustíveis fósseis, mas também permite uma redução no metano. Quando o estrume é armazenado no digestor, isto é coberto, ele evita que a maior parte do odor de escapar ao ar.
Quando os agricultores colocam adubos em campos como forma de fertilizante, eles podem usar vários métodos diferentes para reduzir o odor e usar melhor os nutrientes do estrume. Ao utilizar uma mangueira de arrasto e injeção para espalhar, causadoras de odor compostos estão integrados no solo e não podem escapar ao ambiente. Isto ajuda a reduzir quantidade de óxido nitroso e amoníaco. Plano de Gerenciamento de Odor ajuda os agricultores a avaliar problemas de cheiros desagradáveis na fazenda ao passo que ajuda para descobrir a melhor forma de aliviar problemáticas.
Fazendas também podem causar partículas de poeira e sujeira a serem lançadas para o ar, chamadas de compostos orgânicos voláteis – que são itens como estrume e poeira. Quando os agricultores praticam gestão de estrume e do odor também são capazes de diminuir a quantidade da emissão de compostos orgânicos voláteis.
Como Agricultores Minimizam o Impacto?
Um termo relacionado com as mudanças climáticas é a pegada de carbono – quantidade de CO que cada pessoa usa e emite para a atmosfera. Com frequência existem iniciativas que encorajam a reduzir a pegada de carbono através da reciclagem ou em viajar de bicicleta em vez de dirigir.
Seres humanos possuem responsabilidade para com a terra em utilizar menos recursos. Ao melhorar a eficiência a indústria pecuária pode trabalhar para reduzir as emissões de carbono e conservação dos recursos.
Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier