O planeta como um todo está em constante transformação e não é diferente quando falamos em rochas, pois elas estão sempre trabalhando para se transformar em outros elementos como o solo, por exemplo. Essa constante transformação é o que chamamos de ciclo das rochas.
Esse ciclo consiste em representar as várias possibilidades que as rochas tem de se modificar e se transformar em outra coisa. Existe uma grande gama de processos que estão ligados a dinâmica geológica da crosta terrestre.
O Que é o Ciclo das Rochas?
.
Uma definição feita de forma mais acadêmica do Ciclo das Rochas pode ser a definição desses acontecimentos como um conjunto de fenômenos naturais que leva um tipo de rocha a se transformar num outro tipo de rocha.
Esse processo começa na superfície da terra mesmo e com a ação da erosão passam a ser provocadas erosões pelas intempéries como a chuva e o vento. Quando esses processos chegam ao fim acontece a formação das rochas sedimentares que se transformam em rochas metamórficas nas partes mais profundas da terra.
As rochas metamórficas acabam se transformando em magma e em algum momento se solidificam e se transformam em rochas ígneas. A partir desse ponto o ciclo começa novamente, mas não se engane, pois se trata de um processo que pode levar cerca de milhões de anos para acontecer.
Além disso, trata-se de um processo que é contínuo e infinito acontecendo o tempo todo. Enquanto você lê esse texto as rochas estão se transformando e passando pelo seu ciclo. Nada se perde e tudo se transforma no processo de transformação de rochas.
O Ciclo das Rochas e a Origem dos Continentes
.
A origem dos continentes está ligada a ação do ciclo das rochas que foi realizando a transferência de materiais menos densos do manto para a superfície da terra. Quando as rochas foram expostas a atmosfera e a biosfera passaram a sofrer a ação do processo chamado de intemperismo e através de algumas reações como oxidação, hidratação, solubilização dentre outros elementos se tornaram as rochas que conhecemos hoje.
Basicamente a oxidação, hidratação, solubilização faz com que as rochas vão perdendo a sua coesão e dessa forma passam a ser erodidas, transportadas e depositadas em depressões nas quais elas passam por um processo chamado de diagênese e passam a constituir as rochas chamadas de sedimentares.
Essa cadeia de processos de formação de rochas sedimentares pode atuar em qualquer tipo de rocha, sejam elas ígneas, metamórficas, sedimentares. Desde que estejam expostas a superfície da terra.
O fato de os continentes estarem a deriva fez com que as rochas pudessem ser levadas para ambientes bem diferentes daqueles em que elas foram formadas. É importante destacar que qualquer tipo de rocha (ígnea, metamórfica, sedimentar) que sofra a ação de elementos como altas pressões e temperaturas passa por transformações mineralógicas e texturais o que as tornam rochas metamórficas.
A Formação de Rochas Ígneas
Quando essas condições de metamorfismo são muito intensas as rochas passam a se fundir e gerar o magma. Quando esse magma se solidifica ele passa a dar origem as rochas ígneas.
O Ciclo das Rochas existe desde os primórdios da terra e faz parte da história geológica do planeta. Por isso mesmo a crosta terrestre está sempre transformação e evolução.
Como Aconteceu a Formação do Solo?
Quando falamos no ciclo das rochas é inevitável falar sobre o processo de formação das rochas. Para se ter uma ideia a camada das rochas que está na superfície da terra está exposta a milhões de anos a mudanças de temperaturas e também a ação de elementos como a chuva, ventos, água dos rios e também a presença das ondas do mar.
A ação em conjunto desses elementos vai gerando um tipo de fragmentação das rochas aos poucos e isso provoca as transformações químicas das rochas. Assim pela ação do intemperismo o solo foi aos poucos se formando. E o mais interessante é que ainda hoje é assim que o solo se forma.
Podemos dizer que o solo está constantemente sendo remodelado graças a ação desses elementos de intemperismo. Os seres vivos também têm a sua contribuição para que esse processo de transformação aconteça nas rochas e também no solo.
O Esquema de Transformação do Solo
http://www.youtube.com/watch?v=aWL7lBiw4vwO Começo
Tudo começa com a ação da chuva e do vento que vão desintegrando as rochas.
O Meio
Dessa forma pedaços de liquens ou mesmo sementes são levados pelo vento para uma região em que não há vida. Essa instalação e a reprodução da vida desses organismos vão aos poucos promovendo a modificação do local. Um exemplo é que os liquens produzem ácidos que ajudam a fazer a desagregação das rochas.
As raízes das plantas passam a crescer nas fendas das rochas e isso contribuiu para que haja uma desintegração.
O Fim
Na medida em que morrem os organismos passam a enriquecer o solo fazendo com que seja formada matéria orgânica e isso faz com que ela se decomponha. O solo então se torna bem mais rico em sais minerais.
Dessa forma plantas que precisam se nutrientes para crescer acabam se instalando na região e começa então a acontecer o que é chamado de sucessão ecológica, um processo em que uma série de organismos se instala numa região em que a vegetação típica do solo e do clima da região já está formada.
O Que Há no Solo?
Podemos dizer que existem vários tipos de solos e em grande parte eles são compostos por areia e argila que vieram da fragmentação das rochas e também dos restos das plantas e animais que morreram na região.
Os restos que ficam sobre o solo estão sempre em transformação sendo decompostos por bactérias e também por fungos. Esses seres acabam transformando a matéria orgânica escura e também o que é chamado de húmus.
Enquanto a decomposição acontece o húmus vai se transformando em sais minerais e também em gás carbônico. Enquanto isso os animais e vegetais também vão se instalando e se depositando no solo, assim mais húmus é formado.
Um ciclo constante que sempre dá origem a novos tipos de solos.
Ciclo Das Rochas
O ciclo das rochas passa por um processo de transformação, o início de tudo começa lá no centro da terra em altas temperaturas, e vai passando pelas suas três fases. É um ciclo que leva anos e anos para se concluir, impossível de vermos ao olhos nu. Isso que causa o interesse em como funciona esse ciclo. Bom o cilo basicamente começa com uma erosão no centro da terra com o magma que se trata de uma massa bem pastosa através de uma atividade vulcânica é expelida, e até achegada a superfície é resfriada e se torna rocha magmática, após ela sofre outro processo de erosão e nome é de dados a sedimentação tornando assim rochas sedimentais, depois passa por outro processo chamado enterro tectônico assim que por processos químicos e físicos passa por uma metamorfósica e se torna o último processo chamado rochas metamórficas , e assim se repete todo o ciclo. Como já dito isso pode levar anos e anos.