Minhocultura ou Húmus: Qual Seu Verdadeiro Valor?

Existe um dito popular que diz: “Quer moleza, vai empurrar minhoca na descida.” Para os que pretendem ter uma atividade voltada a minhocultura, com certeza não deve ter em mente que essa máxima se aplica, pois necessário é ter muita dedicação, habilidade e cuidados, já que estas minhocas necessitam de cuidados extremamente específicos.

.

Espaço Físico

Apesar dos cuidados e da habilidade a ser despendido nesta atividade, o espaço físico pode ser bem reduzido para se começar uma bem sucedida atividade ou mesmo manter num ambiente reduzido e mesmo assim obter grandes resultados fazendo da melhor forma e com as melhores condições a criação de seu húmus.

Falando em espaço, você pode criar sua minhocultura, num espaço com pouca terra e resíduos orgânicos além de esterco e pode ser usada para sua criação uma caixa de concreto com estes materiais, dentro de um vaso, ou mesmo em um recipiente com tais materiais outrora citados, cercado por um plástico duro, ou mesmo uma caixa-d’água.

A minhocultura pode ser desenvolvida mesmo dentro de um apartamento, em um canto onde em determinado momento do dia receba sol, ou você a conduza por algumas horas até este local especifico, pois um espaço pequeno dá uma produção grande e o melhor, não tem cheiro que incomode nem quem faz nem os vizinhos.

O que Aproveitar da Minhocultura?

.

Basicamente duas atividades econômicas são extraídas e exploradas na minhocultura, a “carne”, que é a minhoca propriamente dita, que se reproduz com rapidez e eficiência, e o húmus, que são seus “dejetos” que servem de base para a produção de plantas, flores etc. é a fertilização da terra para o cultivo em geral.

Pode-se usar de o húmus, na utilização pessoal, revivendo suas próprias plantas, ou em caso de produção maior, pode-se vendê-las diretamente a floriculturas por exemplo.

No caso das minhocas, pode-se utilizar para iscas, pescas, enfim dar uma finalidade pessoal, e consequente resultado vantajoso, ou mesmo comercial, fornecendo para avicultores produtores de rações, até mesmo para a indústria farmacêutica, entre outras.

Cuidados para uma produção comercial em larga escala

As minhocas basicamente precisam de agua, esterco ou restos de folhas e matérias orgânicos para sua reprodução e crescimento e o tempo varia de acordo com a necessidade, a qualidade e o material a ser utilizado e disponibilizado para o cultivo.

Segue um link que demonstra de forma clara o que se deve fazer quando se tratar de uma operação com fins comerciais e o futuro minhocultor disponibilizar de espaço físico capaz para uma criação em maiores espaços e condições. http://www.revistadaterra.com.br/view.php?id=su52&id_c=225

Saber manipular, verificar diariamente, ter um local apropriado para o cultivo e para a colheita, são alguns dos passos a serem seguidos para que sua atividade se torne rentável e bem eficaz.

A utilização Fertilizante das Minhocas

Minhocas

Minhocas

Toda vez que vemos um pedaço de terra produtivo e a escavamos, logo encontramos minhocas, e esta é uma realidade comum, pois a capacidade de fertilizar o solo faz desta uma de nossas principais auxiliares no quesito produção de alimentos orgânicos ou não.

Uma terra rica em minhocas é um legado de fertilização do solo e uma certeza de uma produção de hortaliças fortes e que chamam a atenção por sua rotatividade e produtividade incomum e desigual, podendo muitas vezes deixar de lado a necessidade de se fertilizar o solo com química, bastando apenas manter a compostagem com adubos orgânicos, e resíduos de plantas e folhas por exemplo.

As Minhocas como Iguarias

Minhocas em muitas culturas são utilizadas mesmo na alimentação do ser humano. As minhocas servem de base alimentar para criações e outros animais tais como aves em geral. Sua utilidade como isca favorece a pesca e ainda garante a mesa um alimento rico em proteínas.

Não se sabe o porquê, mas a minhoca é largamente consumida em algumas culturas como uma iguaria ou mesmo como parte de um prato típico. As minhocas são utilizadas em alimentos e fazem parte de sopas ao redor do planeta e é muito apreciado.

Não importa se o desejo lhe bateu a boca ou não, mas o consumo desta é praticado e continuará sendo, pois seu valor proteico é válido e seu encontro a natureza é de fácil acesso, além de não oferecer riscos a saúde e nem mesmo riscos no manejo pelo homem.

Seu valor

Minhocultura

Minhocultura

Exposto tudo isto, podemos notar a importância e seu devido valor, que vai além de sua capacidade de transformar suas ações e reproduções físicas ao comercio e consequentemente ao lucro que esta atividade monocultural oferece a seus criadores.

A minhocultura e o húmus tem um papel importante no equilíbrio do ecossistema e mais ainda, suas atividades escusas e às vezes imperceptíveis pelo homem têm ao longo dos séculos garantido alimentos e terra fértil.

A necessidade da manutenção das minhocas, através de uma minhocultura comercial ou não, garantirá a subsistência da fertilização natural da terra, garantirá que nas prateleiras de supermercados em nas floriculturas, possamos admirar e até mesmo adquirir flores e plantas.

A minhocultura e a utilização dela nas mais diferentes atividades aqui expostas, podem garantir a saúde e o bem estar, e com toda certeza este empreendimento favorecerá e garantirá um futuro promissor ao ecossistema, garantindo a sobrevivência de muitas espécies de sers vivos em nosso planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *