O Brasil em si é um ótimo país de se morar. Contudo, existem cidades que já são reconhecidas pela sua alta qualidade de vida e proporcionar um bem estar melhor para seus moradores. Conheça algumas delas.
Brasília
Recentemente Brasília foi eleita a melhor cidade do Brasil para se viver por sua melhor qualidade de vida. Com bons serviços, uma população reduzida e bons serviços públicos, a capital projetada do Brasil é uma das cidades mais importantes do país. É lá que ficam as principais prédios políticos do Brasil como o Senado Federal e diversos políticos vivem, ou ao menos passam uma boa parte do seu dia.
Brasília foi uma cidade projetada construída de uma floresta e por isso teve como ser bem construída. É extremamente plana, com ruas abertas que facilitam a segurança e um ótimo trânsito. Possui um custo de vida mediano, mas com uma boa oferta de emprego mesmo tendo poucas empresas na cidade e sendo ótima para atuar ainda no mercado de trabalho em diversas áreas.
Outros fatores da cidade são considerados bacanas para elevar Brasília a ser oferecer uma melhor qualidade de vida, que são suas escolas, segurança pública, desenvolvimento social e ótimo índice de desenvolvimento urbano.
Blumenau
Uma parte do Estado de Santa Catarina se torna mais interessante que as demais em diversos aspectos. São casas com construção europeias que faz o turista pensar estar na Alemanha. Esta é Blumenau, uma das cidades mais europeizadas (se podemos usar o termo) do Brasil.
É bem claro que um pedaço da Alemanha está em Blumenau. Isso acontece porque a cidade foi construída quase toda pelos imigrantes pós segunda guerra e crise econômica vindos da Europa. Os moradores, fugidos de uma Alemanha decadente, trouxeram sua arquitetura nas fachadas de suas casas, uma boa mesa na culinária e muitos pratos típicos, bem como sua paixão pela cerveja.
Uma boa parte dos moradores da cidade de Blumenau, se não afirmamos a maioria, é descendente de Alemão de forma direta ou indireta e por isso muitos possuem olhos claros e pele branca, principalmente olhos azuis. Eles ainda vivem suas tradições antigas em festejos como a festa anual Oktoberfest, com origem na Alemanha mas comemorada todos os anos na cidade com os mesmos moldes do evento original, inclusive roupas típicas.
A arquitetura das edificações de Blumenau é o que mais chama a atenção dos visitantes. Um bom exemplo é a Catedral de São Paulo Apóstolo, que mesmo tendo um nome tipicamente brasileiro possui sua fachada e vitrais bem semelhantes às igrejas alemãs construídas antes da guerra.
A rua mais conhecida e mais alemã da cidade é a Rua XV de Novembro, que por suas casas de construção ao estilo europeu é a sede todos os anos do evento Oktoberfest. Por lá moradores dançam e cantam músicas ao vivo e comemoram com cerveja de graça o ato de serem alemães, mesmo que sejam de rastros da árvore genealógica distantes como netos e bisnetos, mas muitos ainda vivos mantendo a tradição em sua idade avançada no festejo.
A cidade também possui ótimos serviços públicos, bons restaurantes e uma alta qualidade de vida. O custo de vida é alto, mas compensa pela segurança, boa estrutura de se viver e serviços de alta qualidade.
Balneário do Camboruí
Quando se fala em Santa Catarina já é possível imaginar uma linda costa. O Estado costeiro tem diversas praias que merecem ser visitadas e cidades com atrativos infindos para quem planeja uma viagem turística pelo Brasil. Um desses municípios é Balneário Camboriú.
Localizada na parte norte do Estado, Balneário tem atrativos diversos para ler levada em consideração quando se fala em qualidade de vida para viver. Dizem os visitantes que ela é uma cidade tão maravilhosa quanto o Rio de Janeiro, já que sua arquitetura natural parece muito com a mesma e alguns detalhes fazem com que ela pareça muito com a primeira capital do Brasil como praias ao longo de Estado e um monumento ao Cristo, que não dá para desvincular do principal cartão postal do Rio, o Cristo Redentor. Há ainda para mais comparações um teleférico que lembra o bondinho carioca e montanhas e mar, como a linda vista que podemos ver do Corcovado das praias cariocas.
Mas não é bem por isso que Balneário Camboruí é linda e merece ser conhecida, mas por outros pontos como sua praia com belos visuais, pequenos espaços pouco visitados que merecem ser vistos. Há a praia de Laranjeiras, Estaleirinho, Pinho, praia dos Amores, dentre outras que vão fazer bastante sucesso.
O perfeito equilíbrio entre verde e área urbana tornam a cidade não apenas bacana para se melhor, mas com uma ótima qualidade de vida. Ela é segura, com bom desenvolvimento urbano e também com ótimas escolas e próximo a universidades públicas e particulares.
Joinville
Joinville é uma cidade encantadora para morar ou passar uma temporada. A cidade preserva o verde com belos jardins que colorem a cidade, bem como os jardins das casas. Há uma boa quantidade de espaços que lembram bastante a Alemanha, pois são elaborados em uma arquitetura colonial típica do começo do século XX.
O turista que escolher Joinville como um local para passar suas férias com certeza não vai se arrepender. Por lá vai ele vai ter como opção o turismo histórico e também um maravilhoso turismo gastronômico, com iguarias típicas da Alemanha que os imigrantes ensinaram para seus filhos que passaram para os netos e estão presentes em diversos restaurantes locais.
Um dos destaques da cidade é a escola do balé Bolshoi, única unidade fora da Rússia no mundo. Grandes bailarinos brasileiros se formaram pela instituição de renome no universo da dança, que tem a fama de ser a melhor escola de dança do mundo. Pouco para Joinville, não é? Este é apenas um dos atrativos da cidade.