A Migração é um fenômeno bastante comum no âmbito da vida dos animais, pois quando os alimentos ou condições climáticas deixam de ser favoráveis num determinado ponto é hora de fazer a migração. O exemplo mais comum é de aves que viajam vários quilômetros para botar os seus ovos em lugares mais propícios para que eles sejam chocados.
Porém, a devido ao aumento considerável de temperaturas no planeta como um todo muitas populações humanas estão ameaçadas de precisar fazer uma Migração Climática. Estudos apontam que daqui a alguns anos será quase impossível viver em determinados pontos da terra e mesmo que alguns países estão ameaçados de sumirem no mapa devido ao degelo crescente do planeta.
A Migração Climática Começou
De acordo com alguns pesquisadores a Migração Climática humana já começou uma vez que o aumento do nível do mar e a seca que atingiram algumas regiões já se tornaram o motivo dessas pessoas saírem de suas casas.
Para se ter uma ideia da seriedade da situação numa discussão que aconteceu em Washington, Estados Unidos, especialistas chegaram ao consenso de que a comunidade internacional já está observando o movimento de migração originário da falta de condições de sobreviver em seus lugares de origem.
Exatamente pelo fato de que esse tipo de migração climática já começou que existe a necessidade de planejar a realocação das pessoas que estão se movendo ao longo do planeta. Muitos países já começaram a discutir as possibilidades de migração climática, já estão sendo feitos planos nacionais para que as pessoas que necessitem possam migrar para locais com melhores condições de sobrevivência.
Onde a Migração Climática Já Está Acontecendo
Nos diversos fóruns a respeito de Migração Climática que estão sendo realizados pelo mundo pode-se observar que vários países estão se dando conta desse crescente problema.
Países como Bangladesh e Camboja, dentre outros, já falam abertamente a respeito do crescente desaparecimento de culturas. Dentre os problemas que são mais citados como os grandes geradores dessa situação estão a falta de alimentos e migração da zona rural para a zona urbana na tentativa de melhorar de vida.
Países como a Eritreia e a Etiópia contam com diversas situações limite em seus territórios em relação a migração climática. Os países precisam fazer um planejamento nacional que tenha medidas para lidar com as secas que são recorrentes nessas regiões e ainda o aumento das mesmas devido aos problemas do clima.
Há ainda países como o Gâmbia que contam com estações chuvosas imprevisíveis que afetam e muito o movimento de pessoas migrando. São vários os motivos para a ocorrência da Migração, porém, ainda é necessário lembrar que as pessoas devem realizar esses movimentos de forma planejada para evitar problemas futuros como mais falta de alimentos e maior degradação de outros ambientes.
Por Que Planejar a Migração Climática?
A necessidade de planejar a migração dentro e entre países está intimamente ligada com a ideia de preservar o que ainda resta do planeta. O meio ambiente é bastante afetado com essa intensa movimentação de pessoas.
Imagine um local em que as chuvas são suficientes para atender a demanda do campo, tem solo fértil ou mesmo simplesmente possui condições para que todos se alimentem. Imagine agora que várias pessoas que vivem numa outra região, em que nada disso existe, resolvem migrar para esse lugar mágico.
Não é difícil imaginar que em pouco tempo não haverá mais alimentos para todos e nem todo o solo fértil será suficiente para todo mundo. Esse exemplo é bastante simples e não abrange toda a complexidade dos problemas de uma migração não planejada, mas vai no cerne da questão.
É necessário planejar a migração para que o mundo não se torne uma bagunça e para que todos tenham condições de sobreviver da melhor forma possível.
http://www.youtube.com/watch?v=4jBhPw62LgQ
O Exemplo do Quênia
Infelizmente, quando a migração climática não é planejada podemos observar que questões básicas se tornam grandes problemas. No Quênia existe uma área destinada para refugiados que não conta com serviços adequados de água e serviços, isso simplesmente por que não houve um estudo prévio das condições de receber essas pessoas.
Agora quanto mais pessoas chegam a esse local piores são as condições de vida, pois não existe como atender totalmente a grande demanda. Isso ainda sem contar com a degradação do meio ambiente que tornará impossível que haja uma reformulação do ambiente com vistas a melhor atender a população.
Com esse exemplo prático chegamos a conclusão de que quanto mais essa migração puder sem planejada menos dispendiosos serão os mesmos.
As Estimativas da Migração Climática
Os especialistas ainda não tem um quadro muito bem definido de quantas pessoas precisarão se deslocar devido às mudanças climáticas. As estimativas apontam que podem ser centenas de milhares de pessoas ou até mesmo milhares de pessoas que se verão obrigadas a procurar melhores condições de sobrevivência.
Porém, não devemos nos desesperar uma vez que pesquisas e relatórios apontam que a situação se mostra, atualmente, menos alarmante do que as previsões de algum tempo atrás apontavam. Além disso, foi possível perceber que as pessoas seguem padrões de migração já estabelecidos.
Outro ponto importante é entender que as mudanças climáticas é apenas um dos fatores que levam as pessoas a migrarem. Uma das principais e mais importantes conclusões dos estudos sobre Migração Climática é que as alterações do clima provocarão uma intensificação dos padrões de migração já existentes.
Muitos questionavam se não seriam criados novos e surpreendentes padrões de migração, o que poderia tornar mais difícil se adequar aos novos padrões. Em geral as previsões dizem que as maiores migrações acontecerão de zonas rurais para zonas urbanas, isso já acontece com bastante frequência.
Em relação às fronteiras os pesquisadores acreditam que as pessoas irão se deslocar com mais frequência dentre as fronteiras nacionais ao invés de tentar ir para outros países.
A Migração Climática e a Geopolítica
A questão da Migração Climática deve ser observada como uma questão de Geopolítica, pois vai muito mais além do que pessoas cruzando fronteiras. Quanto mais pessoas chegam num determinado país mais empregos são necessários e também é importante se observar como suprir as necessidades de toda essa nova população.