Vida de Baleia

A baleia é o maior animal que existe em nosso planeta, e sua evolução, seu comportamento e seus hábitos são observados por cientistas do mundo inteiro que tentam descobrir mais sobre a vida e a origem desses animais, ao mesmo tempo em que lutam por sua preservação. Nesse artigo nós vamos conhecer mais sobre a vida das baleias, sua curiosa origem e evolução, as diferentes espécies e seus hábitos.

A Evolução das Baleias

As baleias são animais mamíferos que vivem no mar, são aquáticos, porém os estudos sobre a evolução das espécies indicam que as baleias evoluíram a partir de animais onívoros terrestres, e que suas nadadeiras são na verdade adaptações que se desenvolveram a partir das patas desses animais, e a maior comprovação disso estão no fato de que apesar de serem animais marinhos e viverem na água, as baleias respiram ar fora da água, tendo que chegar na superfície do mar de tempo em tempo para poder respirar, fato este que também as tornam presas mais fáceis dos seus únicos predadores, os homens.

vida de baleia-1

A Evolução das Baleias

Espécies de Baleias e Suas Medidas

Existem diversas espécies de baleias, contudo as baleias azuis são consideradas especiais devido ao seu tamanho impressionante, essa é a maior espécie de baleia existente e também o maior animal existente na face da terra.

vida de baleia-2

Espécies de Baleias e Suas Medidas

Essa espécie se divide em três outras espécies e são encontradas no Oceano Antártico, no Pacífico Norte, no Pacífico Sul, no Atlântico Norte e no Oceano Índico.

Comparando o Tamanho das Baleias

O registro das maiores baleias já encontradas foram duas femeas com 33,6 e 33,3 metros de comprimento.

vida de baleia-3

Comparando o Tamanho das Baleias

A baleia azul é tão grande que caberiam 50 pessoas em sua boca, e somente um bebe baleia toma por dia cerca de 380 litros de leite, ganhando cerca de 90 quilos de peso por dia. O penis de uma baleia macho mede cerca de 3 metros.

Curiosidades Sobre os Habitos das Baleias

As baleias são animais mamiferos, e apesar dos filhotes tomarem essa quantidade impressionante de lei eles não mamam diretamente na baleia, ela solta o seu leite no mar e os filhotes tomam direto na agua, pois o leite da baleia contem muita gordura e como a agua e a agordura não se misturam os filhotes podem tomar o leite sem dificuldade. A baleia azul é um animal muito barulhento e os sons que produz são mais fortes do que o som de um avião a jato.

Caça as Baleias

O Brasil foi um dos primeiros países a proibir a caça da baleia azul, contudo em países como os Estados Unidos a Noruega e o japão a caça a baleia se estendeu por muito tempo, e ainda hoje causa polemicas. As baleias era caçadas e processadas ainda em alto mar, em navios que eram verdadeiras fábricas.