Vegetação na França

A França é um dos países que mais inspiram os apaixonados em especial pela sua capital, Paris, que tem toda uma magia especial para quem está amando alguém. O país que oficialmente é a República Francesa conta com uma grande quantidade de ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes.

Vegetação na França

Vegetação na França

O país que é conhecido como L’Hexagone (“O Hexágono”) recebe essa alcunha pelo fato de ter essa forma geométrica. Fazem fronteira com a França Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Mônaco e Andorra. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a França e dar um enfoque especial a sua vegetação que é um dos principais fatores de destaque.

Maior País da União Europeia

A França é o maior país que faz parte da União Europeia e aparece como o terceiro em extensão da Europa, fica atrás somente da Rússia e da Ucrânia. Vale lembrar que se considerarmos o território extraeuropeu da França como a Guiana Francesa o país se tornará maior que a Ucrânia.

Potência Mundial

Durante muito tempo a França é considerada como uma das principais potências mundiais e possui influência econômica, cultural, política e militar em toda a Europa e no mundo como um todo. Por um bom tempo o país manteve o seu papel de líder e de principal potência da Europa. Esse papel ficou mais intenso durante a segunda metade do século XVII e uma parte do século XVIII.

Foi nessa época que a França começou a fazer um processo de colonização de diversas áreas do mundo em especial durante o século XIX e o começo do século XX. A história da França conta com a passagem em que o país construiu o maior império da história do planeta. Isso inclui territórios em diversas partes do mundo como a África Central, América do Norte, Sudeste da Ásia e ainda ilhas do Pacífico.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Os ideais que norteiam a França aparecem expressos através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Basicamente nessa declaração consta que a República Francesa não é divisível, consiste num estado laico (independente de religião), democrático e social.

Esse gigante europeu é um dos países com maior nível de desenvolvimento do mundo, a sua economia é a quinta maior do mundo. Os franceses tem um elevado nível de escolaridade além de ser um país que oferece um elevado padrão de vida. Também é um país que conta com uma expectativa de vida bastante elevada. A França ainda se constitui no país mais visitado do mundo.

A Geografia da França

A localização da França fica entre as latitudes de 41° e 51° N e entre as longitudes 6º W e 10°. Fica localizada na área de clima temperado do hemisfério norte, a parte ocidental do continente europeu. A França possui territórios fora da Europa que incluem a América do Norte, América do Sul, Caribe, sul do Oceano Índico, Oceano Pacífico e ainda uma reivindicação na Antártida.

A administração desses territórios é feita de maneiras diferentes de governos. A chamada França Metropolitana tem um território de 547 030 km. Com todo esse território o país tem uma grande diversidade de paisagens que vão desde as planícies costeiras do norte e oeste até as suas cordilheiras que ficam localizadas nos Alpes localizados no sudeste.

O país ainda conta com o Maciço Central que está na região centro-sul e que chega até os Pirenéus, localizados no sudoeste. Está na França o ponto mais alto da Europa Ocidental, estamos falando do Mont Blanc que fica nos Alpes bem na fronteira com a Itália com 4810,45 acima do nível do mar.

Sistemas Fluviais

O país conta com sistemas fluviais extensos como o Loire, o Sena, o Ródano e o Garona. O Rio Ródano faz a divisão do Maciço Central dos Alpes e tem o seu desague no Mar Mediterrâneo. Na costa do Mediterrâneo está localizada a Córsega. Trata-se de um dos pontos de maior destaque do país.

O Clima da França

As temperaturas do país durante o ano costumam ser amenas, tem chuvas em abundância e o sol também costuma aparecer com frequência. Nas regiões norte e oeste tem um clima mais fresco e úmido enquanto que nas cidades do Mediterrâneo costuma ter um clima mais quente e seco.

O país conta com um clima temperado nas regiões do norte e noroeste. O clima no restante do país tem um caráter mais variado devido a influências de fatores como o mar, a latitude e a altitude. O clima do sudeste que prevalece é o mediterrâneo, já no oeste o que domina é o clima oceânico que possui um nível elevado de pluviosidade bem como verões com temperaturas elevadas e invernos mais suaves.

Clima do Interior

O interior da França conta com um clima mais continental em que os verões tem temperaturas mais elevadas enquanto que os invernos são bem frios e com pouca chuva. O clima dos Alpes é o chamado clima alpino em que grande parte dos dias tem temperaturas que ficam abaixo de zero. Tem cobertura de neve que pode durar até seis meses.

Esportes de Inverno

Um dos pontos positivos do inverno intenso da França é a possibilidade de praticar esportes típicos dessa época do ano. A neve costuma ser bem rara nas planícies e cai em maior quantidade ao norte do Rio Loire e em alguns momentos pode aparecer em pouca quantidade em Paris.

Primavera

Durante a primavera o país tem temperaturas que ficam mais elevadas do que 20°C ao sul como ocorre em Nice e Cannes. A partir de junho é interessante que se leve um casaco, pois o clima começa a ficar mais gelado. Os dias começam a ficar mais longos e muitos franceses aproveitam esse momento para fazer viagens ao campo e montanhas para curtir o dia ao ar livre.

Verão

Durante o verão o clima se torna mais quente e tranquilo, o sol aparece em todo o país. Em grande parte dos casos a temperatura chega a casa dos 30°C em Marselha e a 25°C em Brest. As praias costumam ficar bastante cheias de pessoas que querem aproveitar o clima.

 

A vegetação na França é algo bastante variável, já que o seu clima é também contrastado, de acordo com a região, mas em sua maior parte conta com um clima temperado. São muitas as espécies de vegetações que sobrevivem no território francês, como por exemplo: florestas de coníferas, castanheiros, pinheiros, amendoeiras, faias, nogueiras, laranjeiras, abetos, musgos, oliveiras, sobreiros e carvalhos.

Vegetação na França

Vegetação na França

Este clima também favorece o cultivo de alguns tipos de cereais, legumes e frutas, dando um destaque importante também com relação a agricultura. A vegetação na França é muito bonita, de uma forma geral, sendo a maior parte das paisagens ricas em pinheiros. As fotos a seguir mostrarão um pouco melhor como é a vegetação francesa:

Imagens da Vegetação Francesa

Posts Relacionados

Informações como clima e vegetação de um local são muito importantes e interferem em uma série de outros fatores. Depois de conhecer um pouco mais a respeito da vegetação da França, saiba mais sobre a vegetação da Itália e de diversos outros países, além de informações sobre a vegetação arbórea do Brasil.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *