Serpentes Mortais da África

Um dos continentes com maior riqueza em biodiversidade é a África. Um lugar especial que conta com uma grande variedade de habitats que vão de desertos a densas florestas tropicais. Sendo um lugar com tantas características contraditórias só pode contar com uma grande variedade de espécies e subespécies.

.

Dentre os diversos tipos de animais que existem na África as serpentes merecem um destaque especial. Embora na África sejam encontradas serpentes peçonhentas e muito perigosas para o ser humano elas são essenciais para a manutenção desse ecossistema.

Não é possível ter uma ideia precisa de quantas pessoas são picadas por cobras todos os anos na África, pois não há um monitoramento moderno desse fato. Porém, estima-se que muitas pessoas são picadas e acabam morrendo devido a isso todos os anos.

.

Uma curiosidade é que nem sempre essas cobras venenosas são necessariamente um perigo direto para o ser humano. Algumas dessas espécies são tímidas e não circulam muito abertamente em locais com pessoas ou mesmo vivem em regiões muito remotas e acabam quase nem sido vistas.

Um bom exemplo para ilustrar essa situação é a boomslang que possui um dos venenos mais tóxicos do mundo. Porém, normalmente ela não é agressiva com as pessoas e nem mesmo está distribuídas em regiões muito povoadas.

Um Perigo Necessário Para o Ecossistema

Você deve se perguntar se as cobras são tão perigosas e em alguns casos estão em locais próximos a povoados porque não exterminá-las de vez. Apesar de as cobras representarem um perigo devido a sua concentração de veneno elas são muito importantes para a manutenção do equilíbrio no ecossistema.

Serpentes

Serpentes

Para se ter uma ideia elas são as responsáveis por controlar a população de roedores. Saiba que os roedores são muito mais perigosos para o ser humano do que as serpentes já que eles são portadores de várias doenças.

Por isso, as perigosas serpentes da África devem ser respeitadas e evitadas a todo custo, porém, nunca mortas. Em geral essas cobras estão em locais longe do convívio das pessoas e não representam um perigo iminente.

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre as serpentes mortais da África confira a lista que elaboramos abaixo.

As Serpentes Mais Perigosas da África

Mamba-Negra (Black Mamba), Dendroaspis polylepsis

A maior serpente peçonhenta encontrada na África é a mamba-negra, ela pode ter um comprimento médio de mais ou menos uns 2,5 metros, alguns espécimes podem chegar a medir 4,3 metros. Para se ter uma ideia essa é a segunda serpente peçonhenta mais longa do planeta, perde apenas em comprimento para a cobra-rei.

O nome mamba-negra vem da cor negra de dentro da sua boca, a cor real da pele de uma cobra dessas varia de um tom verde-amarelado a um cinza metálico. É necessário ter muito cuidado, pois essa é a serpente mais rápido do mundo podendo chegar a alcançar 4,3-5,4 m por segundo (16-20 km/h).

O grande perigo em relação a mamba-negra é o seu veneno, apenas 10 a 15 mg desse composto de neurotoxinas potentes já é capaz de matar um ser humano adulto. Uma picada dessa cobra pode fornecer cerca de 100-120 mg de veneno, em média. Porém, é possível que em apenas uma picada uma cobra dessas forneça até 400 mg de veneno.

 

Mamba-Negra

Mamba-Negra

Sendo assim uma picada de uma mamba-negra pode matar um ser humano adulto em cerca de 20 minutos ou menos. Dependendo da picada e do local da mesma é possível que a morte leve mais tempo. A média é que a morte aconteça de 30 a 60 minutos após ser picado. Em alguns casos pode levar até 3h para a morte.

O soro antiofídico ajuda e muito, pois antes dele uma picada dessa cobra era 100% mortal. O grande problema é que o soro antiofídico ainda não está a disposição das populações das zonas rurais em que a mamba-negra é mais frequente.

Onde Tem Mamba-Negra:

Nordeste da República Democrática do Congo, Etiópia, Eritréia, Moçambique, Somália, Quênia, Uganda, Tanzânia, Suazilândia, Malawi, Zâmbia, Sudão, Zimbábue, Botswana, Namíbia, KwaZulu-Natal na África do Sul.

Víbora-do-Gabão (Gaboon Viper), Bitis gabonica

A víbora-do-gabão é uma cobra que se destaca por ser a maior do gênero Bitis, além de ser a cobra mais pesada do mundo e ainda ter as maiores presas (até 5 cm). Porém, o que realmente assusta nessa cobra é que ela tem a maior produção de veneno dentre as serpentes peçonhentas.

Em média um espécime adulto de víbora-do-gabão pode atingir 1,20-1,50 m de comprimento, o máximo de comprimento é de 2 m. Apesar de ser uma cobra bastante venenosa é bem raro um relato de picada da mesma, isso porque se trata de uma serpente de natureza dócil.

Além disso, a sua distribuição é bem limitada acontecendo principalmente em áreas de floresta tropical. Porém, quando acontece uma picada de uma víbora-do-gabão o caso é tratado como emergencial e grave. Para que haja chance de recuperação o soro antiofídico deve ser administrado o mais rápido quanto possível.

Um dos principais problemas nesses casos é fato de que as glândulas de veneno dessa serpente são enormes e por isso uma única picada é capaz de produzir quantidades bastante significativas de veneno, algo em torno de 200-1000 mg.

Onde Tem Víbora-do-Gabão:

Guiné, Gana, Nigéria, Camarões, Zâmbia, República Centro-Africana, Sudão, Uganda, Quênia, Tanzânia, Togo, Malawi, Zimbábue, República Democrática do Congo, Moçambique KwaZulu-Natal na África do Sul.

Boomslang, Dispholidus typus

A Boomslang é uma serpente que poderíamos chamar de tímida uma vez que apenas ataca seres humanos quando eles tentam manipulá-las, capturá-las ou mesmo matá-las. Esse serpente peçonhenta pertence a família Colubridae que tem hábitos arborícolas.

Diversos membros da família Colubridae são inofensivos as pessoas devido as suas glândulas de veneno serem pequenas, sendo assim o seu veneno é fraco. Em alguns casos as presas desses espécimes também são ineficientes. Porém, a boomslang é um membro diferente dessa família uma vez que possui um veneno potente.

Esse veneno é inoculado através de grandes presas que ficam localizadas na parte posterior de sua mandíbula. Quando a boomslang vai picar pode chegar a abrir a sua boca num ângulo de 90°.

A picada de um espécime adulto de boomslang pode fornecer aproximadamente 1,6-8 mg de veneno. Trata-se de um veneno hemotóxico que acaba desativando o processo de coagulação do sangue. Sendo assim a vítima da picada morre devido à hemorragia interna e externa. O veneno tem uma ação bem lenta podendo levar entre 24h e 48h para manifestar os primeiros sintomas sérios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *