Praias Mais Exóticas do Mundo

Que nem toda praia é igual todo mundo sabe, mas o que nem muitas pessoas sabem é que tem muito mar exótico por aí, e para provar isso, de vez em quando jornais reúnem as mais diferentes. Como fez, por exemplo, o jornal britânico, “The Telegraph”, que divulgou uma lista em 2012, intitulada “as praias mais exóticas do mundo”. Claro, que além das fotos, eles contavam um pouco da particularidade de cada uma delas, como a cor da água, a presença de fauna diversa, entre outros detalhes. Confira a lista!

Praias Mais Exóticas do Mundo

Praias Mais Exóticas do Mundo

As 12 Praias Mais Exóticas do Mundo, Segundo The Telegraph

1- No Bahamas tem a Pink Sand e o nome, em inglês, faz uma referência ao motivo pelo qual essa praia entra na lista das mais exóticas do mundo. A cor da areia da praia é rosa, isso mesmo. A coloração acontece devido aos organismos, em bilhões, que ficam na areia, um grupo denominado de Foraminífera.

Eles ficam na beira da praia e ao morrer as suas carcaças, que são rosas, vão sendo esmagadas pela areia e se unem à areia formando essa coloração tão particular.

2- No Havaí tem a Papakolea, neste caso, a coloração também é o que a coloca na lista, a praia fica verde, mas as plantas não são as responsáveis pelo fenômeno. Quem faz com que a água fique dessa cor são os minerais esverdeados e a pura da olivina que são comuns na formação das rochas daquele lugar. Quando acontece o processo de erosão natural, a cor se mistura ao restante da paisagem. Para chegar a praia e ver o fenômeno requer um pouco de dificuldade, mas vale a pena ver o resultado.

3- No Gabão, a praia Loango é considerada exótica, e ela entra na lista pelos animais que são frequentadores do lugar, búfalos, elefantes e porcos selvagens são vistos facilmente naquela região. Nada comum para se encontrar na praia.

4- Nas Antilhas Holandesas tem a praia chamada Maho e ela entra na lista porque nela está localizado o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, que fica bem colocado à orla. Uma observação nada comum para uma praia e mais ainda, para os banhistas que sentem os aviões a poucos metros de distância quando pegam sol. Sem falar na força das turbinas, que são capazes de arrastar os bannhistas menos desavisados.

5- Na Índia tem a Cow Beach e o fato de ser exótica é pela presença de animais, que não são comuns na paisagem da praia. Traduzindo ao pé da letra dá para se ter uma ideia do que se verá por lá, “praia da vaca”, em português. Mas, além delas, os búfalos também caminhando livremente perto do banhistas. Lembrando que na cultura indiana, muitos animais são sagrados, como a vaca, por exemplo, e devem ser respeitados. Por isso, a presença desses animais não é estranha para os indianos, pelo contrário, é muito bem-vinda.

6- Voltando as cores estranhas, na Guiana Francesa, também é possível encontrar uma areia bem diferente daquela que estamos acostumados, de cor verde, exatamente em Kourou.

7- Já nas praias das Maldivas é muito comum observar constelação de estrelas, um efeito dos microscópicos fitoplânctons bioluminescentes, que irradiam luz quando as ondas os agitam.

8- Na Califórnia tem a única praia de vidro do mundo. A praia exótica fica localizada nas proximidades do Fort Bragg e a sua formação é feita pelo lixo que durante anos foram despejados no lugar. Esse lixo foi triturado e por causa da fricção das ondas do mar acabou se misturando a areia. Apesar de não ser mais permitido se jogar lixo no lugar, as características da praia de vidro permanecem e o nome também.

9- Coloração estranha também dá para observar na praia do Hawai, Punaluu. Essa cor é o resultado da formação por lava basáltica, que quando acontece uma explosão vai parar diretamente no mar e em seguida, esfria. Mistura a areia, transforma a cor de toda a extensão da praia.

10- Na Áustralia, a praia da Concha, que fica exatamente na Shark Bay também é considera uma das praias exóticas do mundo.

A água do mar é muito salina naquela localização e o molusco berbigão se prolifera sem nenhum tipo de controle, sem que os seus predadores naturais consigam exterminá-lo. Por isso, eles conseguem encher as praias com as suas conchas, daí o nome.

11- Na Califórnia também tem a praia de areia roxa chamada Pfeiffer. Porém, a cor aparece como manchas e não em toda a extensão e o fenômeno se dá porque descem para a água os depósitos de granada de manganês oriundo das colinas que estão em torno do mar.

12- Praia Vermelha nos Galápagos, Rábida é outra que está na lista das mais exóticas do mundo. A cor vermelha, que dá nome a praia, é resultado da oxidação dos depósitos de lava.

Outras Praias Exóticas no Mundo

Além da lista preparada pelo jornal britânico, ainda descobrimos outras praias exóticas do mundo, são:

  • Praia Calçada dos Gigantes, localizada na Irlanda, formada por rachaduras que são resultado da lava basáltica, uma formação de muitos e muitos anos atrás. Elas criam uma espécie de coluna.
  • Praia Vik, localizada na Islândia, é um lugar que tem muitas praias com areia preta devido a grande quantidade de vulcões. Podemos citar, Jokulsarlon, como um segundo exemplo.
  • Praia Hidden Beacha que fica na cidade Marieta no México. Segundo os nativos, a praia formou-se muitos anos depois que o governo do México usava a área para prática do tiro o alvo, isso aconteceu até 1900. As ilhas não tinham nenhum morador, nesta época, e por isso foram usadas para a prática do esporte. Depois de desativá-la para esse fim, ela teria se formado, assim conta a lenda.
  • Praia de Caverna, que fica na cidade Algarve, em Portugal. Ela é formada de calcário, que pela sua facilidade de erosão, consegue formar grandes cavernas no mar.
  • Praia das Catedrais, que fica na cidade Ribadeo, na Espanha. O nome se dá porque ela exibe grandes arcos e contrafortes que são muito parecidos com ruínas de uma catedral. Mas, na verdade, a formação se deu pela frequente batida do mar nas rochas, uma formação que demorou milhares e milhares de anos para se concretizar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • otimo

    nil 1 de março de 2016 18:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *