Pau-Santo

O Pau-Santo (Bulnesia sarmientoi) é uma árvore de incidência exclusiva da parte mais ocidental do Pantanal Matogrossense, na fronteira com a Bolívia e Paraguai, sendo que é mais comum nos países em questão do que no próprio Brasil. Sua madeira é pesada, dura e de grande durabilidade também. Alguns dizem que esse nome provém do fato de ela ser muito durável, outros já dizem que é pela sua resina que possuía propriedades milagrosas e que curava doenças venéreas.

Pau Santo

Pau Santo

Dentre suas utilidades, o Pau-Santo é muito usado na confecção de móveis e instrumentos musicais. Também, pela destilação de sua madeira, se obtém um óleo essencial de propriedades medicinais conhecido por “guaiaco” (aquele que as pessoas achavam milagroso e curava doenças). E, além de tudo, o Pau-Santo é uma árvore ornamental muito bonita e pode ser usada em paisagismo, mas tem um crescimento lento, não aconselhável para quem quer tê-la no seu jardim de um dia para o outro.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • era uma vez uma garoto q queria uma bike vermelha ,ai o pai dele nao quis comprar por falta de dinheiro o garoto se trancou no quarto perdeu o chinelo e nunca mais comeu feijao !

    xd 24 de outubro de 2011 12:18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *