Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no Estado do Paraná, Região Sul do Brasil, faz fronteira com a Argentina e a sua área total tem a extensão consta de 185.262,2 mil hectares. O parque está rodeado de 14 municípios circunvizinhos, sendo eles: Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Lindoeste, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.  O nome Parque Nacional do Iguaçu é oriundo do nome do Rio Iguaçu, principal rio da região, o que significa, em Guarani, idioma da grande parte dos índios daquela localidade, Água Grade.

Dados da Criação do Parque Nacional do Iguaçu

Criação do Parque Nacional do Iguaçu consta do ano de 1939 e foi o segundo Parque Nacional criado no país, sendo o primeiro a ser criado o Parque Nacional do Itatiaia, construído somente dois anos antes, no ano de 1937. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado sob o Decreto nº 1.035 e hoje os cuidados do Parque são de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade (ICMBio). O ICMBio é um órgão federal, fundado mediante as ideias do ativista ambiental Chico Mendes, que morreu assassinado, defendendo as causas ambientes e sociais do nosso país. Este órgão prima pela proteção, preservação, conservação e manutenção dos Parques e Florestas Nacionais, visando também o uso sustentável dos recursos naturais daquela região, juntamente com o intuito de educação ambiental aos moradores que usam aquelas áreas para sua subsistência, ajudando-os a usar os recursos de forma sustentável e consciente.

Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é margeado de belezas naturais fantásticas que são capazes de deixar perplexos os mais experientes viajores deste mundo. A mais atraente de todas, sem sombra de dúvidas são as Cataratas do Iguaçu, uma queda d’água gigante e deslumbrante que acumula outras tantas quedas d’águas, variando entre 150 a 270, a depender do volume de água e da estação do ano.

De forma semicircular, medindo aproximadamente 2.700 metros de extensão, sendo que destes, apenas 800 metros estão em solo brasileiro e os outros 1.900 metros estão em território argentino, cuja altura média é de 80 metros. As quedas d’águas são, além de ser um conjunto da biodiversidade e beleza, um grande foco para a atração turística local.

As Cataratas são margeadas de saltos e quedas d’águas. Alguns destes saltos foram batizados e o mais famoso deles é a Garganta do Diabo, seguindo de outros, como Benjamim Constant, Floriano, Deodoro, etc.

A formação destas corredeiras só foi possível através do vulcanismo de pedra, ou seja, pelos processos vulcânicos que ocorreu na região por volta de 165 milhões de anos.

Biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu

A área onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu é de uma biodiversidade riquíssima, sem falar que as belezas naturais são de tirar o fôlego de qualquer um. O parque acolhe a maior remanescente da Floresta Atlântica, protege a fauna e flora, que conta com uma biodiversidade esplendorosa, cujas algumas espécies já estão ameaçadas de extinção.

O Parque Nacional do Iguaçu foi tombado em 1986 pela UNESCO em Patrimônio Natural da Humanidade. E não foi de graça esta nomeação, pois a biodiversidade riquíssima que está espalhada pelo Parque e a beleza destas quedas d’águas já foram suficientes para a primazia singular do lugar. A sua extensão segue por mais de 185 mil hectares em solo nacional e por mais 67 mil hectares em solo dos hermanos Argentinos.

Biodiversidade

Somando os títulos de beleza natural e Patrimônio Natural da Humanidade, o parque é avaliado como a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, enquanto no Brasil foi estimado como uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica (tipo sazonal semidecidual). Como vimos, não param de acrescer adjetivos e títulos a esta beleza natural que perpassa os limites nacionais.

Diversidade Ecológica

Foram encontradas no parque cerca de 260 espécies de borboletas, ao que diz alguns biólogos da área, que este número pode subir para 800, já que estão em análises outras espécies encontradas; 340 espécies de aves, algumas em extinção, como o Gavião Real; 12 espécies de anfíbios, 18 espécies de peixes; 45 espécies de mamíferos; 8 espécies de lagartos e 41 espécies de serpentes. Esta biodiversidade ecológica tem atraído estudiosos de todo o mundo, principalmente pelo parque preservar várias espécies que estão em extinção.

Espécies Ameaçadas de Extinção

Apenas para dar uma leve pincelada no quão grave é a ameaça à natureza, seguem algumas das espécies preservadas no Parque Nacional do Iguaçu e que estão sob a proteção do ICMBio: Puma (Puma Concolor); Jacaré do Papo Amarelo (Caimanlatirostris), Onça Pintada (Panthera onça) Considerada o símbolo do Parque Nacional do Iguaçu; Gavião Real (Harpia harpyja); Papagaio do Peito Roxo (Amazona Vinacea); Peroba Rosa (Aspidospermapolyneutron); Araucária (Araucariaaugustifolia); Articum (Rolliniasalicifolia), dentro outras que também tem grande significado histórico, social, natural e biosocial para a nossa cultura.

Turismo

O turismo local, movimentado pelas atrações naturais do lugar é quentíssimo.

Houve um grande investimento por parte de empresas privadas em parceria com o Sebrae capacitou os jovens e moradores da região para receberem estes turistas. Hoje, além de contar com hotéis e pousadas, desde os preços mais populares, como mais requintados, há também a possibilidade de frequentar bons restaurantes para apreciar a culinária local. Mas o que realmente chama a atenção de milhares de turistas por ano são as visitas monitoradas realizadas pelo Parque e, principalmente, pelas Cataratas.

As atrações turísticas são as mais variadas possíveis, dentre tantas, podemos citar as trilhas, os passeios de barco e de canoa pelos cânions, rafting nas cataratas, almoço nas cataratas, voos de helicópteros, rapel, dentro tantas outras opções tão atrativas e divertidas que se possa imaginar.

Horário de Funcionamento

Verão: Segunda feira: das 13h as 18h

De terça a Domingo: 8h as 18h

Inverno: Segunda feira: das 13h as 17h

De terça a Domingo: 8h as 17h

Reservas:

Reservas e demais informações através do telefone:

+ 55 (45) 3521-8383

site: http://www.cataratasdoiguacu.com.br

Os ingressos também podem ser comprados online no site citado acima e os valores da entrada no parque variam, acompanhe:

Ingressos: Brasileiros

(Vendido para brasileiros e estrangeiros naturalizados e domiciliados no Brasil)

Adultos (a partir de 12 anos) R$: 25,10 (16,50 do ingresso, 7,50 do transporte e 1,10 do Fundo Iguaçu)

Crianças (até os 11 anos) e Idosos ( a partir de 60 anos) R$: 7,50 (referente ao transporte)

Ingresso2: Integral

(Vendido para estrangeiros, exceto dos países do Mercosul)

Adultos (a partir de 12 anos) R$: 41,60 (33,00 do ingresso, 7,50 do transporte e 1,10 do Fundo Iguaçu)

Crianças (até os 11 anos) R$: 7,50 (referente ao transporte)

Ingresso3: Mercosul

Adultos (a partir de 12 anos) R$: 33,35 (24,75 do ingresso, 7,50 do transporte e 1,10 do Fundo Iguaçu)

Crianças (até os 11 anos) R$: 7,50 (referente ao transporte)

OBS: A contribuição para o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) é voluntária.