Papel de Parede da Primavera

O meio ambiente é um lugar fascinante, não é verdade? Isso porque, praticamente tudo o que temos hoje a nosso dispor é proveniente da natureza: até mesmo as coisas artificiais utilizaram matérias primas orgânicas para poderem ser produzidas.

Porém, tamanha importância as vezes não é vista com prioridade pelo ser humano. Desde o princípio, nós buscamos adaptar a natureza ao nosso estilo de vida. E, a partir do momento que o viés econômico começou a fazer mais barulho do que os princípios morais, o ser humano começou a ter isso como primordial, deixando a importância de preservação em segundo plano. E o resultado todos nós conhecemos: vários locais do planeta, hoje, sofrem com a falta de água (ou com água limpa para consumo), com a extinção de espécies, entre outras coisas.

A Proteção À Natureza

Embora pareça que tudo esteja perdido, isso não é verdade: várias ações pelo mundo afora buscam fazer com que a natureza tenha força para poder crescer e tentar reparar os danos que foram causador por muitos e muitos anos. Cada pouca ação, como fazer o descarte de lixo correto ou não jogar óleo pelo ralo da pia, por exemplo, contribui e muito para fazer com que a natureza não pereça para tentar amenizar esses danos.

Correndo em Campos Floridos

Correndo em Campos Floridos

Um dos fenômenos mais incríveis que a natureza pode nos proporcionar são, sem dúvida, as estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. Essas quatro estações são capazes de fazer com que a natureza se adapte de tal forma que, se não existisse tais estações, provavelmente a Terra não seria tão povoada como é hoje.

E já que estamos falando sobre esse assunto, que tal conhecermos um pouco mais sobre uma das melhores estações do ano, que é considerada a “Estação das Flores”: Sim, estamos falando da Primavera! Além disso, iremos falar um pouco sobre as demais estações do ano. Confira:

As Estações Do Ano

Como já dito acima, as quatro estações do ano são o Outono, o Inverno, a Primavera e o Verão. Eles se caracterizam muito, principalmente o outono e a primavera: o primeiro, é o período de transição entre o clima quente do verão e o clima frio do inverno; já a primavera se faz como a transição entre o clima frio para o clima de verão, novamente.

Vamos levar em conta o hemisfério sul do nosso planeta: aqui no Brasil, o verão começa no dia 22 de Dezembro, indo até o dia 20 de Março. Depois disso, ele fica “em vigor” até o dia 20 ou dia 21 de junho, no qual o inverno começa, então, a vigorar. E assim vai, até o dia 22 de setembro, quando a primavera entra em ação até o verão chegar novamente. E assim é durante milhares de anos.

O Florescimento que a Primavera Traz

O Florescimento que a Primavera Traz

Definição Técnica

De acordo com uma definição mais técnica, as estações do ano se caracterizam como sendo quatro subdivisões do ano que são baseadas em padrões climáticos. Mas não pense que foi uma situação onde os humanos conseguiram, de fato, já identificar de cara: antigamente, o ano era dividido em duas partes: o período quente (onde havia uma “prima vera”, que, em latim, significa “primeiro verão” e o “tempus veranus” que indicava, realmente, o verão) e o período frio, que se caracterizava em “Tempus Autumnus”, que significa “tempo do ocaso” e o “Tempus Hibernus”, que era a época mais fria do ano, em alguns locais marcados pela neve.

Tempos depois, alinhados com descobertas espaciais, decidiu-se alinhar os conceitos de estações do ano, acabando por sua divisão em quatro estações. Isso, no entanto, não impediu outras culturas de cultivarem outros estilos: na China, por exemplo, existem cinco estações anuais. No caso da Índia, três estações se fazem presentes e, por fim, na África, apenas duas estações são de conhecimento da população.

A Primavera

Como foi dito no início desse artigo, a primavera nada mais é do que uma das estações do ano, sendo a mais preferida entre as pessoas. Isso é dito pois, geralmente, é o período onde as flores desabrocham, deixando o ambiente muito mais bonito e aconchegante para as pessoas. Além disso, é um período onde o frio não ataca com tanta força, dando lugar ao calor, mas, ao mesmo tempo, criando um período agradável que sobrepõe o terrível calor que vem com o verão.

Começando geralmente no dia 22 de setembro, a primavera se estende por três meses, até dezembro, onde dia 22 começa o Verão. Vale lembrar que essas datas estão voltadas para o hemisfério sul. No caso do hemisfério norte, a primavera ocorre no dia 20 de Março, durando até o dia 20 de junho, que entra em vigor o verão.

Colhendo Flores no Jardim - Primavera

Colhendo Flores no Jardim – Primavera

Voltando a parte do hemisfério sul, no dia que a primavera tem início marca também o equinócio de primavera, nos quais nesse dia tanto a noite quanto o dia tem a mesma duração. E, com o passar do tempo, o dia vai passando a ter uma maior duração, em contrapartida da noite, que passa a ter um período menor.

Com isso, é muito comum notarmos que o dia está mais longo durante os meses de setembro até meados de março. Essa sensação é maior percebida em alguns locais do mundo inclusive no Brasil, que adota o horário de verão no mês de outubro. Adiantando o relógio em uma hora, têm-se a sensação de que o dia está durando muito mais: em alguns locais, o relógio pode marcar 9 horas da noite que ainda assim está claro.

Uma das vantagens do horário de verão é proporcionar uma hora a mais para as pessoas poderem fazer suas coisas. Geralmente, o horário de serviço da maioria dos trabalhadores acaba 6 horas da tarde. Com o horário de verão, essas pessoas podem ter duas horas a mais para fazerem coisas que não poderiam fazer, tais como ir ao parque com os filhos, por exemplo.

Na questão energética, durante muito tempo, o horário de verão foi válido, gerando uma economia bem grande de energia. Porém, atualmente, essa economia está bem perto de ser nula.

Para conferir papeis de parede de primavera, acesse esse link!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *