Paisagens Urbanas e Rurais

Quando pensamos em uma paisagem bonita ficamos tentando ver algo que realmente nos marque, algo natural, como um pôr do sol em uma praia, ou aquela mata verdinha que encanta com tanto brilho. Mas por outro lado, quando sobrevoamos uma cidade a noite, podemos ver o quão bonita ela é, com as luzes acesas e um charme todo especial. Que tal entendermos o que é paisagem, aprendermos a diferenciar paisagem urbana da paisagem rural e ver qual aquela que nos agrada mais?

Mas o que é Paisagem?

Quando vamos em busca de um significado correto sobre o que é paisagem, podemos buscar no dicionário que nos diz que paisagem é ” uma extensão territorial que se consegue ver em um único lance de vista.” Ainda segundo o dicionário, temos “quadros, desenhos, e tudo aquilo que se refere e descreve um sitio campestre.”

Mas, procurando um pouco mais, descobrimos outros significados sobre paisagem, um deles é bastante interessante e nos fala que paisagem é “o resultado da síntese de todos os elementos que estão presentes em um determinado lugar.”

Ainda podemos descobrir que a paisagem é formada por muito mais que o que vemos, ela é formada pelas cores, por cada movimento, pelo cheiro do ambiente, pelos sons emitidos e por tudo o que forma e engloba o lugar. Lembrando que uma paisagem pode ser formado por elementos totalmente intocados pelo homem, ou seja, por natureza pura. Como também podemos encontrar paisagens que foram formadas exclusivamente pelo homem, e há ainda as paisagens que é uma mistura, de elementos naturais e elementos humanamente modificados.

Diante dessas definições podemos chegar a 2 (dois) tipos primordiais de paisagens, as naturais e as humanizadas. Veja abaixo o que cada uma quer dizer:

Paisagens Naturais

Como o próprio nome diz é aquela paisagem que tem origem em tudo que é da natureza, que não há nenhuma interferência do homem seja em suas plantas (vegetação) e nas formações geológicas.

Encontramos nas paisagens naturais os oceanos, os lagos e lagoas, as montanhas, os vales, os rios, os seres vivos da fauna e flora e todas as interações que a natureza possuir. Devemos ficar atentos que em locais de clima quente e úmido, como na Amazônia, devemos encontrar uma infinidade muito maior de vida da fauna e da flora que em ambiente onde o frio é intenso, como nos polos, afinal o frio dificulta bastante a procriação de vida.

Paisagens Naturais

Paisagens Naturais

Partindo do pressuposto que não existem mais paisagens completamente naturais, pois aonde o homem não chegou fisicamente, a poluição e o lixo já chegaram, chegamos então no conceito de Paisagens Humanizadas ou Paisagens Culturais.

Vejamos, a seguir, o que são as paisagens humanizadas como elas são divididas e o que esperamos delas.

Paisagens Humanizadas

Vamos nos aprofundar nas paisagens humanizadas, já que elas são as chamadas paisagens culturais, vejamos primeiro o conceito de paisagens culturais ou humanizadas, para depois entendermos melhor.

As paisagens humanizadas são aquelas que sofreram alguma transformação direta ou indireta do homem, sejam com as ruas, estradas e avenidas, com os prédios, casas, ou com as pontes e todos os projetos arquitetônicos que podemos imaginar.

Paisagens Humanizadas

Paisagens Humanizadas

Um conceito interessante é o que diz que as paisagens culturais são aquelas que já sofreram alguma ação antrópica (ação do homem), como já dissemos, nela está incluso: pontes, portos tuneis, ferrovias, aeroportos. Ainda falando das paisagens culturais ou humanizadas podemos subdividi-las em paisagens urbanas e paisagens rurais.

Paisagens Rurais: O Que São Elas?

Como dissemos, as paisagens culturais são divididas em rurais e urbanas, começaremos vendo o que é uma paisagem rural.

Segundo os conceitos encontrados, paisagem rural é formada pela agropecuária, pela agricultura, que englobam todos os tipos de lavouras, com a sua infinidade de culturas, de frutas, de hortaliças. A pecuária que abrange a criação de bovinos, caprinos e ovinos, tanto para o corte como para a fabricação do leite.

Ou seja, esses elementos que formam a paisagem rural são os elementos que encontramos em fazendas, sítios e chácaras e no seu dia a dia. Deve-se ficar atento, pois em muitos locais onde a paisagem rural se encontra, existem zonas protegidas por lei, para que não haja criação de animais, nem nenhuma plantação.

Paisagens Rurais

Paisagens Rurais

A paisagem rural se encontra nos locais onde não é denominada zona urbana, ainda é caracterizada pelo tipo de atividade comercial exercida na região, como foi dito logo mais acima, agropecuária, extrativismo vegetal, agroindústrias, outros tipos de criações e a conservação ambiental.

Em muitos casos as paisagens culturais estão mais prejudicadas que as paisagens urbanas, há casos de desmatamento, de queimadas e de desobediência das leis para que não haja plantio e criações na região.

Por fim, pode-se afirmar que as paisagens culturais rurais são aquelas que têm interferência humana, mas que não ficam em um meio urbano, onde a região se caracteriza como meio rural e vivem basicamente de agropecuária.

Paisagens Urbanas: O Que São Elas?

Essas são as paisagens mais próximas que conhecemos, são aquelas que possuem uma grande interferência humana, constituída por todos os elementos arquitetônicos existentes, desde postes, a avenidas, estradas, prédios, praças, pontes, viadutos e muitos outros.

Paisagens Urbanas

Paisagens Urbanas

Ainda falando das paisagens culturais urbanas, chegamos ao conceito de municípios urbanos e tudo o que está incluso dentro deles é sim uma paisagem urbana. Desde seu espaço aéreo a todos os prédios construídos pelo homem, ainda devemos incluir aqui toda a infraestrutura de uma cidade, além da segurança entram nessa contagem os veículos, as placas os equipamentos e tudo mais o que vemos em uma cidade.

Nesse tipo de paisagem os viadutos, as pontes, as torres, os prédios, as casas, as ruas, as avenidas, as passarelas formam as paisagens urbanas, ou seja, tudo o que tem intervenção do homem a forma e o que é dito urbano.

Recapitulando

Depois de ler tudo isso pode-se chegar a uma conclusão de que as paisagens rurais e urbanas são paisagens modificadas pelo homem. Umas mais outras menos, uma com o conceito de rural devido as suas atividade econômicas e outra com o conceito de urbana devido ao o contexto que está inserida.

Posts Relacionados

O mundo possui inúmeras paisagens naturais que devem ser admiradas e preservadas. O Brasil e suas paisagens merecem um destaque especial, pois o nosso país é considerado um dos mais belos do mundo. Também não podemos nos esquecer das belíssimas paisagens com neve encontradas nas áreas mais geladas do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Achei bom, podia dar um explicação melhor…. Espero que de tudo certo amanhã no trabalho de Geografia !

    Valeu pela ajuda ! Parabéns

    Luana 11 de Março de 2014 22:58
  • oi gente , eu consegui fazer o meu trabalho de geografia e acho que vou tirar uma nota boa, e a minha professora é bem boazinha eu amo ela…

    elayne 13 de Março de 2014 14:44
  • e vcs?

    elayne 13 de Março de 2014 14:44
  • achei muito legal acho que vou tirar um nota boa!

    luiz alberto 23 de Abril de 2014 22:08
  • Achei muito interessante cada parte do texto, em uma página achei o Trabalho de Geografia e Estudos Amazônicos hahahhaha

    Emmanuel Felipe 6 de outubro de 2014 1:47
  • Conseguir fazer meu trabalho de geografia ,acho que tiro 10.. adorei o site

    Rauane C. 10 de Abril de 2015 1:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *