Os Principais Tipos de Orquídeas

Saiba os tipos de orquídea que existem

Os Principais Tipos de Orquídeas

Os Principais Tipos de Orquídeas

No total são 50 mil espécies desta flor tão estimada ao redor do mundo, sendo que 20 mil são plantas naturais, ou seja, podem ser encontradas na natureza e as restantes foram produzidas em laboratório através do cruzamento de diversas espécies.

Nosso país é um dos mais ricos em orquídeas, com cerca de 3,5 mil espécies naturais. No entanto, especialistas estimam que muitas outras espécies ainda não foram descobertas, principalmente na região Amazônica, ainda pouco explorada. A característica mais admirada nessas flores é a variedade de cores que apresenta, e que é sua principal arma para se reproduzir: o intenso colorido faz com que mais pássaros e insetos, inclusive beija-flores, polinizem a planta.

Utilidades da Orquídea

Flor

Flor

A orquídea é usada principalmente como flor ornamental, enfeitando grandes orquidários ou então solitária ou em arranjos florais para ornamentar eventos ou recintos. Mas não é o único uso da flor, que também é empregada como condimento. Um exemplo é a Vanilla, gênero que contempla várias espécies da onde se retira a baunilha. Outros gêneros podem ser utilizados como essência para a fabricação de perfumes e até de remédios naturais – a espécie Cyrtopodium é usada para fabricação de um cicatrizante natural.

Os Quatro Principais Gêneros

Fotos

Fotos

Dendrobium

É o tipo mais popular e a mais fácil de ser encontrado. Posui várias pequeninas flores que nascem no mesmo ramo, dando a impressão de um galho florido. Como se popularizou e passou a ser produzida em larga escala, acabou ficando mais barata – é possível comprar uma por 10 reais durantes exposições.

Paphiopedilum

É o gênero mais caro por ser o mais apreciado pelos especialistas da planta, denominados “orquidófilos”. Uma planta dessas pode chegar a até 40 mil reais durante os concursos internacionais promovidos por orquidófilos. O mais interessante é que a maioria das espécies que compõe esse gênero (são 80 no total) não produz flores tão belas quanto os outros gêneros, sendo comumente admiradas apenas por quem entende da classificação, cuidados e outros detalhes da flor.

Cattleya

As plantas que representam este gênero possuem flores grandes, que podem chegar a até 20 centímetros de diâmetro. As cores mais abundantes em suas pétalas são o branco, o rosa e o amarelo. Embora só floresça uma vez ao ano (como a maioria das orquídeas) a flor costuma durar cerca de 15 dias, o que é um tempo considerado longo pelos especialistas.

Vanilla

É o gênero que compreende as orquídeas da onde se extrai a baunilha. Este fruto é retirado de vagens, e o natural é bem mais suave do que o vendido nos mercados que costuma ser artificial. O Brasil possui vários exemplares deste tipo, que originalmente é da América Central.

Neto

8 comentários

  1. lindas flores!!!

  2. adorei ver as orquideas,tenho algumas especies.sou apaixonada por orquideas,

  3. as coisas da natureza são tão belas.***

  4. sou mais um entre milhares de pessoas apaixonada por esta flor tao delicada e planta tao rustica que sao as orquideas tenho tanto em coco,vaso plastico, vaso barro, xaxim pedaços de coqueiros troncos e agora consegui plantar uma em um muro chapiscado que e a coisa mais linda por isso sou fã desta bela especie de planta sou henrique e amo plantas passaros e animais e peixes

  5. admiro muito essa beleza que Deus nos deu

  6. Sou apaixonada por orquideas e preciso fazer a orquidea Dendrobium para uma festa religiosa, como conseguir as forminhas.

  7. Espero conseguir forminhas da orquídea Dendrobium e suas folhas. São lindas. Estou começando a colecionar mudas.

  8. moro em aguia branca es e conheso muitas especies de orquideas pois nos finais de semana esploro as montanhas desse lugar interessados pode entra em contato 27 995193451

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>