O Mistério das Nuvens Mammatus

As nuvens mammatus são um enigma intrigante da atmosfera, partindo da dinâmica de fluidos e também da física das nuvens. Mais comumente observada na parte inferior do cumulonimbo, essas nuvens também podem ocorrer na parte inferior do céu, bem como na rota de aviões a jato e também nas nuvens pyrocumulus, provenientes das cinzas das erupções vulcânicas. Apesar de sua aparência estética, as mammatus tenham sido objeto de alguns estudos quantitativos.

Visualizações de mammatus foram obtidas principalmente através de oportunidades casuais como por exemplo, quando da entrada adentro por aeronaves, observações visuais, e por meio de radares. As teorias que descrevem as nuvens mammatus permanecem não comprovadas, assim como as medidas para analisar os tamanhos delas não existem, por causa da pequena amostragem desse evento, assim como a raridade, é também muito rápida a aparição das nuvens mammatus. Estudos de como se formam mammatus são praticamente inexistentes. Como resultado, pouco se sabe sobre o meio ambiente, mecanismos de formação, propriedades, microfísica e dinâmica deste tipo de fenômeno.

Formação das Mammatus

O Mistério das Nuvens Mammatus

O Mistério das Nuvens Mammatus

Este artigo tenta abordar um pouco do que há publicado sobre as nuvens mammatus e esclarecer seus mistérios. Observações anteriores dos mecanismos de formação das nuvens mammatus ainda são discutidas. Estes mecanismos todos não passam de hipóteses, como a evaporação ou sublimação de várias “subnuvens”, fusão de nuvens, hidrometeoros, uma evacuação de uma base de nuvens de instabilidade, os efeitos da radiação, as ondas de gravidade, são todas possíveis.

Composição das Nuvens

Semelhanças

Semelhanças

Outra teoria bastante difundida é a de que as nuvens mammatus são compostas de gelo ou água de hidrometeoros, a constituição das nuvens mammatus apresentam-se lisas, controlada por escalas temporais e espaciais e aparentemente a organização das mammatus é individual. As semelhanças e diferenças entre mammatus e as nuvens reticulares também são discutidas. Finalmente, porque há ainda muito a ser aprendido, as possibilidades de pesquisa são para utilizar este tipo de evento como uma janela para os processos microfísicos, turbulentos e dinâmicos que ocorrem na parte inferior das nuvens.

Conclusões

Diferenças

Diferenças

Para resumir, a literatura fornece algumas informações sobre as características das nuvens mammatus. As Mammatus podem ocorrer em associação com uma variedade de tipos de nuvens: cumulonimbus, altocumulus, Altostratus, stratocumulus e cirrus. As Mammatus já foram observadas em rotas de aviões a jato e nuvens de cinzas vulcânicas. As dimensões horizontais de uma nuvem mammatus individual variam de 250 m até 8 km, com dimensões médias baseadas nas observações disponíveis com 1 a 3 quilômetros de distância. A altura abaixo da base da nuvem varia de 0,3 a 1,1 quilômetros.

Considerando que alguns estudos afirmam as escalas vertical e horizontal de movimento dentro das nuvens mammatus são quase iguais, outros têm sugerido ou forneceram evidências de que as mammatus podem estar ligadas a movimentos verticais de profundidade muito maior, talvez até mesmo estendendo-se desde o início da saída do cirrus para a base da nuvem inferior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *