Mistério do Mar Morto

Características e Localização do Mar Morto

Antes de falarmos nos mistérios envolvendo o mar morto, vamos primeiro fazer uma contextualização geográfica deste mar que há milênios tem sido citado em bibliografias sagradas e históricas da humanidade.

Como o próprio nome sugere, o mar morto não possui nenhum tipo de vida, já que suas águas muito salgadas não permitem o desenvolvimento de quase nenhum tipo de organismo. Sua salinidade equivale a 10 vezes mais que a água do mar normal, e apenas desenvolvem vidas de algas e arqueobactérias. Na composição de sua água pode ser constatado vários tipos de sais, muitos dos quais somente são encontrados nele, e nesta região do globo terrestre.

Sua extensão mensurada em 2014 é de cerca de 650 quilômetros quadrados, com largura e comprimento de 18 e 50 quilômetros respectivamente. No ano de 1930 a extensão do mar morto era de 1050 quilômetros quadrados. Este fica localizado no Oriente médio, compreendendo Israel e Jordânia, e o mar é alimentado principalmente pelo rio Jordão. Este é um lago que fica na região do vale do Jordão, sendo formado ao longo de formações geológicas de placas tectônicas, entre a placa Arábica e a Africana.

Mistério do Mar Morto : Constatações e Fatos Científicos

O mar morto é um dos lugares chamativos a muitos turistas, pelas águas hipersalinas e com minerais que saem em busca de saúde e benefícios para a pele. Mas um dos fenômenos que tem acontecido durante os últimos tempo é a descoberta de grandes buracos e poços. De acordo com estudos de geólogos, o fenômeno de bolaines talvez esteja ligados as mudanças e posição das placas tectônicas, já que estas crateras estão localizadas ao longo das falhas sísmicas que estão espalhados por toda a fenda. Estes poços foram relatados desde os anos de 1970, e a cada dia surgem mais, sendo que estes podem atingir até 40 metros de diâmetro e 25 metros de profundidade. Já existem mais de 4000 crateras como esta na região.

Como já citado anteriormente, as água do Mar Morto diminuíram substancialmente, e das profundidade estão surgindo águas frescas que dissolvem as camadas de sal contidas na superfície. Estes poços estão sendo estudados de como se formam. Quando ao regresso das águas salinas, estas são justificadas pelo fato de que as água dos rio Jordão estão sendo redirecionadas para agriculturas e projetos de irrigação. Além disso há uma fabrica ali que bombeia a água do Mar Morto para fazer a retirada de minerais e sais presentes nesta água.

Mistério do Mar Morto : Citações e Profecias Bíblicas

Na bíblia hebraica, o mar morto é citado várias vezes, antes de Canaã receber os Israelitas, em sua costa foram construídos tendas, e outros em que judeus se instalaram em cavernas com vista para o Mar Morto. E até mesmo registros de minerais, como o ‘sal sodomita’, um mineral utilizado na confecção de incensos para os templos sagrados, mas era considerado perigoso no uso doméstico já que falava-se em cegueira quando utilizado.

O mar morto é citado em vários livros bíblicos como em gênesis, Deuteronômio, Josué, II Reis, Joel, Zacarias levando sobre si nomes como o ‘mar salgado’, ‘Mar de Arabá’, ‘mar Oriental’. De acordo com os textos sagrados, Jericó fica ao norte do Mar Morto, e há relatos que antes da destruição de Sodoma e Gomorra, cidades que se localizavam próximos ao Mar, ali era um vale cheio de poços profundos e naturais, antes chamado de Vale de Sidim.

No livro de Ezequiel há citações sobre o Mar Morto, sendo chamado de templo, e as águas fluem por baixo deste, e a partir delas sairá vida, podemos constatar no seguinte trecho da bíblia. “E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.” (Ezequiel, capítulo 47, versículo 9).

De acordo com estudiosos, a vida chegará a vida durante o governo de Cristo, estas crateras não são tão claras quanto ao cumprimento desta profecia, mas há outras evidências e fatos comprovados por pesquisas ocorrendo na região. Em Jerusalém estão construindo uma nova linha férrea, e no processo de conhecimento e análise geológico, por escavação encontraram um rio subterrâneo bem ao centro da cidade. Este é o maior rio subterrâneo que já foi encontrado em Israel, sendo objeto de pesquisa, já que é uma fonte de vida em meio a um local em que a vida e terra fértil é muito escasso.

Este rio subterrâneo foi encontrado no ano de 2011, e possui 80 metros de profundidade e 30 metros de largura. Alguns acreditam que este rio seja futuramente o responsável pelo cumprimento da profecia, as águas que trarão vida e riqueza vital ao local.

Há outra citação bíblica em Zacarias, capítulo 14, onde fala que quando, no dia do senhor, este descerá do Monte da Oliveiras, e este abrirá ao meio, uma metade afastará ao Norte e outro ao Sul e daí fluirá um rio, uma água que irá para o mar Oriental e outro para o Ocidental.

Há registros atuais de que nestes poços e crateras originárias do recuo das águas hipersalinas, estes são encontrados cheio de água doce e ainda houveram pessoas que relataram ver peixes nadando nestes buracos. Relatos como de Samantha Siegel, judia que vivia em Jerusalém avistou um poço deste com peixes nadando e águas limpas e suscetíveis a vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *