Mata dos Pinhais


A Mata dos Pinhais, também comumente conhecida como Mata das Araucárias é um tipo de mata encontrada em estados do sul e sudeste do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo – embora neste último, o desmatamento e falta de conservação tenham tornado este tipo de vegetação bastante rara no estado.

Arvores

Arvores

É muito comum que, neste tipo de mata, se cultivem não apenas as matas em si, mas reservas de grandes madeireiras – por não se tratarem de ecossistemas tão complexos quanto, por exemplo, as florestas equatoriais, como a Floresta Amazônica, as Matas dos Pinhais permitem que seja possível a entrada fácil de maquinário, e a retirada de madeira, sem que animais e outras plantas sofram com esta extração.

A Mata dos Pinhais é a única floresta subtropical do país, tendo sido também, a floresta mais desmatada na época da colonização européia do sul do país, mas foi, também, a primeira a sofrer um processo de reflorestamento. O pinheiro do Paraná é o tipo mais comum deste tipo de mata, sendo formado também por outras vegetações mais rasteiras e menores, e pinheiros de menor porte.

Mata

Mata

Por ser algo homogênea, e aberta, este tipo de mata sofre até hoje com a extração ilegal de madeira, e encontra-se em processo de extinção, com apenas algumas reservas no sul do país. Seu tipo de madeira, no entanto, é o mais usado nos processos de replantio de madeireiras, mas tais árvores são consumidas, assim como as suas predecessoras, o que não ajuda no processo de restauração de tal vegetação – apenas impede que ela seja completamente exterminada.

Muito pouco se fala, no entanto, na conservação deste tipo de mata – por abrigar menos espécies de animais e plantas do que, por exemplo, a floresta amazônica. Não se tomam atitudes mais amplas e que englobem mais ativistas como para a parada de desmatamento de florestas mais conhecidas.

Atitudes pró conservação são tomadas, mas elas por vezes não são suficientes por falta de fiscalização, e uma lei que realmente regule a plantação e extração de madeira de pinheiro de áreas que deveriam ser de conservação nacional.

Pinheiros

Pinheiros

Assim como as florestas equatoriais, as florestas ou Matas dos Pinhais – as Matas de Araucária – estão em processo de extinção, e medidas cabíveis tem de ser tomadas antes que estas espécies de plantas não sejam mais encontradas no planeta, já que são típicas apenas das regiões onde existem agora.


2 comentários

  1. é quase tudo o que eu preciso pra um trabalho! só faltou os tipos de vegetação :(
    mas mesmo assim obrigada! :)

  2. muito obrigada, aprendi muito, agora vou tirar um 100 neste trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>