Manejo Do Solo

Pode-se através de um estudo do perfil do solo, observar se o mesmo possui várias camadas que podem se diferenciar através da cor, na dureza, no desenvolvimento da raiz ou até mesmo em sua textura; a camada arável que nada mais é que a parte superior, é totalmente rica em matéria orgânica e em microrganismos, é lá que a maior parte das raízes são desenvolvidas, as suas características são agregadas à maior parte das raízes que servem de base e que indicam os principais fatores que servem de base para descobrir que tipo de preparo se deve usar com esse solo.

Manejo Do Solo

Manejo Do Solo

Mas, infelizmente, o cerrado brasileiro está sendo cada vez mais prejudicado e empobrecido da matéria orgânica e a formação de encrostamento e camada compactada, que reduz consideravelmente a taxa de infiltração, aumentando a erosão e a lixiviação de cátions, incidindo as perdas de nutrientes do solo, com a utilização de máquinas e implementos cada vez mais pesados.

O fundamental na estruturação e manutenção da estabilidade desse solo, sem dúvida alguma, é o componente da matéria orgânica, incidindo diretamente sobre a maior ou a menor parte suscetível do solo, na formação de crostas superficiais. O impacto da chuva diretamente na superfície desses solos retira as partículas finas que são arrastadas através das águas quando escorrem, causando prejuízos na infiltração.

Manejo Do Solo

Manejo Do Solo

Quando ocorre este processo, é determinante que ocorra a desnudez deste solo, pois assim, a camada compactada tornará desfavorável para que ocorra o desenvolvimento dos cultivos, sendo pouco permeável para a água e o ar, tornando impossível a penetração das raízes, repercutindo desfavoravelmente a toda produtividade desse solo, principalmente quando a cultura for de algodão, por exemplo, que exige um ambiente adequado para que ocorra equilíbrio entre a quantidade de macro e microporos.

Que seja uma favorável para a retenção de umidade através do exame do sistema radicular das plantas em pleno desenvolvimento vegetativo, observando a morfologia das raízes, sintomas como tortuosidade anormal, deformações da forma cilíndrica, acúmulo de raízes secundárias que estejam próximas à superfície, estas características indicam a existência de toxidez, evidenciando a necessidade de correção.

Manejo Do Solo

Manejo Do Solo

Para a realização de uma agricultura sustentável é necessário o desenvolvimento de sistemas agrícolas produtivos, que consigam conservar os recursos naturais, protegendo o ambiente e melhorando as condições de saúde e dando segurança em longo prazo. As práticas de manejo, bem como a rotação de culturas, o plantio direto, o manejo do solo conservacionista, são de boa aceitação, pois esses métodos controlam consideravelmente a erosão do solo e as perdas de nutrientes, mantendo a produtividade do solo.

Os solos do cerrado são profundos, estruturados, com textura média, drenagem boa, de suaves pendentes, podendo manter um alto nível de produtividade; o componente vital para que consigam manter o equilíbrio dinâmico, sem dúvida alguma é a matéria orgânica, que é obtida através das aplicações que são mantidas regularmente com materiais orgânicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>