Lista dos 25 Melhores Blogs de Meio Ambiente de 2016

Nas últimas décadas o meio ambiente passou a ser uma pauta recorrente na grande mídia haja vista questões como mudança climática e a percepção do homem de que precisa preservar o meio em que vive. Sendo um assunto tão em voga, o meio ambiente, passou a contar com uma série de blogs e nós elegemos os 25 melhores de 2016.

Os blogs que aparecem nessa lista foram ordenados conforme ordem alfabética e não pensando em avaliação qualitativa. Nem seria possível fazer esse tipo de avaliação uma vez que mesmo abordando o mesmo tema esses blogs trazem conteúdos diferentes. Vamos conhecer esses que foram os 25 melhores blogs de meio ambiente de 2016?

Quais os critérios utilizados?

A lista de blogs foi feita a partir de critérios como relevância dos conteúdos, frequência dos posts e organização da página.

Lista dos Melhores Blogs de Meio Ambiente de 2016

Atitude Sustentável – O nome do blog, Atitude Sustentável, traduz perfeitamente do que se trata essa página. O objetivo principal dessa página é divulgar atitudes sustentáveis, mesmo que sejam pequenas, que contribuem para salvar o meio ambiente. O planeta precisa de todos para que possa continuar sendo um lugar habitável.

Blog do Meio Ambiente – O nome Blog do Meio Ambiente traduz exatamente sobre o que se trata essa página que concentra as principais notícias dessa temática. Para quem deseja fazer leituras com maior aprofundamento também é um blog interessante já que possui artigos.

Blog do Planeta – O blog cuja edição fica por conta de Alexandre Mansur e Bruno Calixto faz parte do portal da Revista Época e oferece uma grande variedade de conteúdos sobre meio ambiente com foco em sustentabilidade e outros temas de destaque atual. Vale a pena conferir o Blog do Planeta.

Blog do Tasso Azevedo – No Blog do Tasso Azevedo você encontra dados complexos ‘traduzidos’ pelo engenheiro florestal que dá nome a página. Essa página certamente é uma das melhores para quem está em busca de informações precisas bem como dados com credibilidade.

Blog Meio Ambiente – Esse blog faz parte do portal da Revista Exame e tem como objetivo promover a divulgação de conteúdos e notícias que sejam relevantes para o meio ambiente. Atenção ao bom conteúdo científico que está presente no Blog Meio Ambiente da Exame.

Blog Verde da Clarinha – Uma página sobre meio ambiente dedicada às crianças que desde cedo desejam fazer a sua parte para contribuir para o planeta. No Blog Verde da Clarinha é possível encontrar vídeos, desenhos e sugestões de atividades interativas para os pequenos.

Coluna Zero – O típico blog feito por paixão, pois se trata de uma página feita sem orçamento e com o desejo do publicitário Bruno Rezende e amigos de oferecer suas avaliações sobre lugares especiais e sobre como cada pessoa pode fazer a diferença. Quando é possível o pessoal do Coluna Zero faz vídeos em lugares pouco conhecidos do país.

Dot.earth – A edição do conteúdo do Dot.earth é feita pelo repórter Andrew C. Revkin que trabalha para o New York Times. O conteúdo visa apresentar quais têm sido os esforços feitos para que o planeta consiga manter 9 bilhões de pessoas lhes oferecendo algum conforto.

Eco Chick – Existe uma ideia errada de que pessoas que se interessam por moda, arte e ter um estilo de vida confortável não podem ter um comportamento sustentável. No blog Eco Chick é possível encontrar uma série de posts e dicas que mostram que isso não precisa ser verdade.

EcoD – Trata-se de um blog cuja edição é feita por membros do Instituto EcoD que nomeia a página. Outro blog sobre meio ambiente que se dedica a tarefa de divulgar as atitudes sustentáveis desde as menores até as mais impactantes para reverter a situação difícil em que o planeta se encontra.

Eco Geek – O conceito de geek, alguém que gosta da tecnologia para facilitar o seu dia a dia, tem se difundido e chegou ao meio ambiente também. Na página Eco Geek é possível encontrar uma série de posts que falam sobre inovações no setor de energia e do desenvolvimento de tecnologias limpas.

eCycle – Um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente no que diz respeito a cuidado com o meio ambiente com certeza é o consumismo desenfreado. No blog eCycle encontramos boas propostas e divulgação de trabalhos no sentido de amenizar essa situação. Foi vencedor do prêmio Chico Mendes de 2015.

Edouard Stenger – No blog que leva seu nome, Edouard Stenger, o pesquisador francês visa divulgar análises a respeito de questões relevantes do meio ambiente com foco em se ater a realidade. Os seus textos trazem reflexões diferentes do que estamos acostumados a acompanhar em conteúdos sobre meio ambiente.

E Esse Tal Meio Ambiente? – O blog E Esse Tal Meio Ambiente? tem como foco divulgar notícias a respeito do que tem sido feito para ajudar o planeta. Você poderá ficar a par de eventos climáticos e conhecer histórias de empresas e pessoas que fazem a diferença todos os dias.

Envolverde – Uma página que foi contemplada com o aclamado prêmio Chico Mendes 2014 como melhor site sobre meio ambiente e que traz a sustentabilidade apresentada sob um prisma de mais fácil compreensão por quem é da área e para leigos. O conteúdo do Envolverde é produzido com caráter jornalístico e imparcial.

Greenpeace Internacional – O blog do Greenpeace Internacional é mais uma ferramenta usada pela ONG, composta de ativistas do meio ambiente, para divulgar a sua causa com base em informações. Os posts são de notícias a respeito de meio ambiente como um todo e promovem a reflexão.

Grist – O portal Grist é considerado como o principal portal norte-americano do segmento de meio ambiente. O grande diferencial dessa página é que além de apresentar os problemas atuais do meio ambiente também apresenta possíveis soluções. Além de apontar o que está errado é importante dar sugestões de soluções.

Meio Ambiente Técnico – A criação do blog Meio Ambiente Técnico se deu para ajudar a difundir o conhecimento de cuidado com nosso planeta para quem deseja fazer a diferença. Nessa página é possível saber mais sobre conceitos ligados a preservação bem como o que você pode fazer para contribuir.

Mundo Sustentável – A página sobre meio ambiente editada por André Trigueiro, conta com várias notícias que tem ligação com sustentabilidade e transformações do planeta bem como também tem posts com artigos sobre natureza e clima. O blog Mundo Sustentável é ideal para quem quer se manter atualizado.

Real Climate – Nessa página você encontra uma série de conteúdos especiais sobre clima, o mais interessante é que o Real Climate é editado por climatologistas de maneira que se tem acesso a informações com embasamento. Os posts são interessantes para quem deseja entender a transformação do meio ambiente através do viés climático.

The environmental Blog – O The environmental Blog é feito em conjunto por escritores do mundo todo, mas a sua sede está em Portland. O foco central dessa página são as questões ambientes que estão mais evidência no momento, contudo, também aborda reciclagem e tecnologias de baixo consumo de energia.

The Huffington Post – Um dos principais blogs do setor das chamadas notícias verdes, o The Huffington Post conta com um time de escritores que atuam especificamente nesse setor. O blog tem notícias do mundo todo e está sempre sendo atualizado de maneira que quem gosta de notícias tempo real não pode deixar de acessar.

Tree Hugger – Uma página internacional que tem como foco divulgar notícias impactantes a respeito de meio ambiente e que ainda conta com conteúdo especial sobre desenvolvimento de tecnologia limpa. No blog Tree Hugger você encontra uma série de ideias que podem ser aplicadas em nosso dia a dia.

Um Olhar Sustentável Sobre o Mundo Empresarial – Não são somente as pessoas físicas que podem contribuir para que o mundo seja um lugar melhor para se viver e constituir família. O papel das empresas nesse contexto é devidamente apresentado através do blog Um Olhar Sustentável Sobre o Mundo Empresarial.

Verdinho Básico – Assinado pela jornalista Alice Lobo, o blog Verdinho Básico, faz uma relação interessante sobre o meio ambiente e o nosso dia a dia. A proposta do blog é mostrar que se preocupar com o meio ambiente não tem nada a ver com espírito hippie e que é possível ter uma boa vida sendo sustentável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *