Lago Nasser

O Egito sempre tem alguma coisa interessante para nos oferecer, seja em arquitetura ou em natureza, neste caso especifico vamos falar sobre um grande lago repleto de belezas naturais. O Lago Nasser fica localizado ao norte do Sudão, sendo um reservatório ao sul do Egito.

A área total ocupada por sua superfície chega a mais de cinco mil quilômetros quadrados, com uma largura máxima de 35 quilômetros e um comprimento que chega a ter 550 quilômetros em sua maior extensão. Sua profundidade não é tão grande, ficando com uma media de 25,2 metros, com a máxima em 180 metros. Até a pesca esportiva pode ser praticada na região do Lago Nasser.

O Lago Nasser situa-se ao sul do Egito e ao norte do Sudão. Em virtude de grandes disputas entre esses dois países, o lago é chamado de dois nomes diferentes: enquanto o Egito o chama de Nasser, Sudão o chama de Lago da Núbia.

Esse lago é originário da construção de uma barragem chamada Assuã, que foi construída entre os anos de 1958 e 1970. E que tinha como objetivo solucionar a seca do Rio Nilo.

A construção da Barragem Assuã impactou muito a Egito e toda a sua população. Desde sempre, os antigos egípcios já se preocupavam em como seriam intensas as cheias do rio Nilo. E viviam em um grande dilema: se as cheias fossem intensas demais, elas podem causar muitas destruições. Se fossem fracas, não seriam suficientes para irrigar todas as plantações, provocando uma enorme escassez de alimentos.

Para resolver esse problema, levou-se muito tempo. Foram milênios até quem, enfim, o Egito conseguiu chegar a uma solução, que foi construir a barragem de Assuã.

Problemas Após a Construção Da Barragem De Assuã

O Rio Nilo é conspirado como o mais comprido que existe. Ele atravessa o continente africano, e até dá vida a uma área desértica e árida. Ele é a principal fonte de vida da região inteira. E, em caso de cheia, ele pode levar a uma imensa devastação, e a grandes perdas.

A partir do momento em que fosse possível manter um controle da intensidade da água, a ideia era que os agricultores passassem a poder irrigar as suas terras sempre que fosse preciso. Em conjunto, o poder hidrelétrico também seria imenso, proporcionando inúmeros benefícios para o país inteiro.

A construção da Barragem de Assuã acabou dividindo a opinião de muitas pessoas. Antes mesmo do início da sua construção, os problemas no âmbito da política já existiam.

O que acontece é que, na ocasião da construção, o governo do Egito havia solicitado financiamento de bancos norte-americanos e britânicos, mas esses cancelaram o acordo após descobrirem os acordos existentes entre a URSS e o Egito a respeito do canal de Suez. Dessa forma, o Egito precisou fazer empréstimo com a URSS para que pudesse pagar a construção da barragem.

E não são apenas as questões políticas que fazem as opiniões ficarem divididas sobre a barragem. A construção resultou em vários benefícios, sendo o principal deles a questão das cheias e o problema da irrigação de tantos hectares, e o seu enorme potencial elétrico. Inclusive, diversas comunidades ribeirinhas passaram a usufruir da energia elétrica. Algo que, até então, eles não tinham acesso.

Barragem De Assuã

Barragem De Assuã

Porém, houveram também alguns prejuízos, como é o caso da diminuição gradual da fertilidade das terras da área delta do rio Nilo, além de casos de esquistossomose, que foram causados devido aos parasitas que se encontravam nas águas do Nasser.

Atração Turística

O Lago Nasser é também uma verdadeira atração turística. Ele representa, nada menos, do que o maior lago artificial que existe no mundo. Além de egípcios, estrangeiros de todas as partes também visitam o local. A pescaria é uma atividade bem comum, e que pode ser feita tanto de barco, como na costa do lago.

O cruzeiro para o lago Nasser também é uma esperança. A ideia que esse tipo de passeio se torne mais popular, em especial para aqueles visitantes que já estão planejando fazer um cruzeiro pelo rio Nilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *