Impactos Ambientais da Urbanização

De modo geral é nas grandes cidades que se manifestam os maiores problemas ambientais, muito mais frequentemente que no meio rural ou nas pequenas cidades. Os problemas que surgem nos grandes centros urbanos trazem muitas conseqüências que interferem no meio ambiente de todo o planeta, afetando a flora, a fauna, o clima o relevo e a hidrologia. Os ambientalistas buscaram s causas dos grandes problemas ambientais que enfrentamos hoje, e encontraram na urbanização e na formação dos grandes centros urbanos a base de alguns dos mais importantes impactos ambientais do mundo contemporâneo. Neste artigo nós vamos tratar sobre os impactos ambientais causados pela urbanização e suas conseqüências, além de outras informações importantes a respeito do assunto.

Impactos Ambientais da Urbanização

Conceituando a  Urbanização

Diversas ciencias estudam a urbanização de acordo com as formas como ela se processa, a antropologia, a geografia e a sociologia, cada uma propondo uma abordagem acerca do problema do crescimento dos assentamentos urbanos. Assim a urbanização pode ser considerada um processo em que uma determinada localidade sofre uma transformação, perdendo suas caracteristicas rurais e ganhando características urbanas, essa transformação está usualmente associada ao desenvolvimento da tecnologia e da civilização. Sob a perspectiva demográfica podemos dizer que a urbanização acontece quando há o deslocamento em massa das populações rurais com destinos a agrupamentos urbanos. Outro conceito aplicado ao termo urbanização é a ação de dotar uma determinada área de infra-estrutura, ou seja, equipamentos e serviços destinados a garantir a qualidade de vida da população, como transportes, esgotos, saúde, educação, água, eletricidade, etc.urbanização pode ainda ser entendido como o crescimento físico de uma cidade.

Projeto

O Homem e a Transformação do Ambiente Natural

Desde os primórdios da civilização o homem transforma o meio onde vive, para satisfazer suas necessidades físicas e naturais, desmatou florestas, fez fogo, construiu casas e abrigos, plantou lavouras e pastagens, canalizou a agua, domesticou animais, e ao longo do tempo cada vez mais foi transformando o ambiente natural. Se no inicio as necessidades que serviam como móvel para essas transformações eram a própria sobrevivencia, ao longo do tempo essas necessidades passaram a ser outras, e o homem passou também a buscar o conforto e a comodidade.  Atualmente vemos nas grandes cidades e nas metrópoles uma demonstração da capacidade do homem de transformar o ambiente em que vive.

Brasil

Problemas Ambientais Decorrentes da Urbanização

A urbanização traz importantes impactos ao meio ambiente, especialmente nas grandes cidades, onde a flora, a fauna, o relevo, as fontes de agua e o clima sofrem alterações significativas, resultando na poluição e na degradação ambiental, além de outros problemas como a poluição sonora, a poluição visual, a poluição das aguas, do solo e da atmosfera, os esgotos, os resíduos industriais e a produção de grandes volumes de lixo. O impacto ambiental causado pela urbanização é um dos maiores desafios das autoridades mundiais deste século.

4 comentários

  1. QUAIS OUTROS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTAMOS NA ATUALIDADE?

  2. o Pick-upau promoveu uma pesquisa com os visitantes da Tenda Ambiental, no Jardim Botânico. Entre as questões, estavam temas como aquecimento global, recursos hídricos, coleta seletiva, tráfico de animais e atuação do estado nas questões ambientais. Veja a seguir o resultado da enquete.

    Maioria dos entrevistados diz separar o lixo em casa e no trabalho. Quando perguntado sobre um material especifico, no caso as embalagens de longa vida a resposta é igualmente inversa.

    Grande parte dos entrevistados diz não saber qual é órgão ambiental federal máximo no Brasil. Os poucos palpites ficaram entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

    Mesmo desconhecendo os principais órgãos governamentais do país, maioria do público avalia como ruim e péssima a gestão ambiental no Brasil.

    Sobre o Terceiro Setor, maioria dos entrevistados diz não contribuir com nenhuma organização não-governamental ligada ao meio ambiente.

    Já sobre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil, os entrevistados elegeram o tráfico de animais, seguido de perto pelo desmatamento das florestas tropicais.

  3. eu so queria dizer ooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  4. bem legal…
    mas eu buscava impactos assim mais que concretos
    tipos de exemplos mais amplos, meio que mais específicos… eu precisava de alguns exemplos para um trabalho da escola e não achei aqui
    mas gostei do assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>