Ecologia e Biosfera

Biosfera: Onde a Ciência Vive

A biosfera é, a grosso modo, a soma de todos os ecossistemas globais. Mas o que são ecossistemas? O termo ecossistema – do grego oikos (casa) + systema (sistema onde se vive) – se refere a uma área definida que forma um sistema no qual se inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos. Lagos, savanas, florestas, desertos. Todos são exemplos de ecossistemas. A biosfera é tudo que se refere à vida. Os geógrafos usam o termo biosfera para descrever o mundo vivo. É onde todas as árvores, insetos e animais vivem. A biosfera se estende para áreas mais altas e não somente o solo, onde pássaros e insetos também podem ser encontrados. Biosfera também representa as profundidades da terra e da água. A biosfera se refere a qualquer área onde possa existir vida – e de qualquer tipo de vida – no planeta Terra.

Biologia

Ecologia:

Ecologia – do grego οἶκος (casa ou relações da vida) e –λογία (estudo de) – é o estudo cientifico da distribuição, da abundância, compartilhamento e relações dos organismos e sua interação com os organismos comuns em determinado local do ambiente. Basicamente, a ecologia é a ciência que estuda a biosfera. As interações entre os organismos em seus estágios de vida e morte podem causar impactos nos ecossistemas. O ecologista é o responsável por esses estudos, e juntamente faz um trabalho de ação conservacionista e ambientalista. Podemos dizer que, na verdade, o mundo todo é um grande ecossistema.

Ecologia e Biosfera

Você Pode Estar Mudando:

A biosfera é como se fosse um mosaico de diferentes habitantes que compartilham características comuns de sobrevivência. Qualquer alteração no fornecimento desses fatores básicos de sobrevivência pode levar à extinção de um ecossistema. Tudo na natureza muda e se move. Não apenas os animais mudam, mas as coisas que eles precisam para sobreviver também. As bactérias são necessárias para produzir o nitrogênio que as plantas precisam. As plantas servem de alimento para os animais. Mesmo que você não veja esse processo acontecendo, ele acontece. Você não pode controlar tais coisas, mas você tem uma grande responsabilidade sobre o ecossistema do local que você vive e sobre o mundo também.

Biomas

Você Afeta a Biosfera Todos os Dias:

Por exemplo: há pessoas que ainda usam o carvão como combustível. E isso faz com que a atmosfera do mundo todo seja atingida com a fumaça. E sobre os fazendeiros que usam fertilizantes em suas plantas? Uma pessoa fertiliza suas plantas. Com a água da chuva esses produtos são levados até os rios e atingem o oceano. Tudo isso modifica – negativamente – o ecossistema local. As bactérias que crescem a partir dos produtos fertilizantes podem atingir os peixes e matá-los. Logo, outros animais também morrem. Você percebe como uma única pessoa pode afetar todo o mundo? É necessária a conscientização que a harmonia entre os ecossistemas que formam a biosfera que não pode ser quebrada, pois isso pode causar sérios desequilíbrios ambientais.
Por Carol C.