Como Acontece a Formação Dos Desertos?

Os desertos são regiões vistas com um misto de fascínio e mistério, pois em geral são ambientes distantes da nossa realidade. Porém, toda aquela extensão de areia que existe nesses ambientes não surgiu do nada e a forma como ela se formou é fascinante.

Descubra alguns dos mistérios que envolvem os desertos, começando pela definição do que é um deserto e também como eles se formam. Embarque nessa viagem pelas altas temperaturas e sinta-se fascinado você também.

Como Acontece a Formação Dos Desertos?

Como Acontece a Formação Dos Desertos?

O Que é Deserto?

O deserto pode ser definido como uma região que possui clima árido com poucas precipitações (chuvas), basicamente uma região seca e com bem pouca ocorrência de chuva.

Em geral esse tipo de formação conta com menos de 100 milímetros de chuvas anuais nas zonas chamadas de hiperáridas, menos de 250 milímetros nas regiões que são consideradas áridas e uma média de 250 a 500 milímetros nas semiáridas.

http://www.youtube.com/watch?v=0ezdTFid2i0

Uma característica bem interessante em relação ao clima dos desertos é que existe uma diferença bastante considerável de temperaturas entre o dia e a noite. Um dos principais exemplos é o Deserto do Saara onde pode, por exemplo, fazer 40°C durante o dia e menos de 0°C a noite.

Esse efeito de queda de temperatura acontece porque a baixa umidade do ar não permite que o calor seja mantido durante todo o tempo. Também há o fato de a areia reter pouco calor numa fina camada, assim se resfria com facilidade depois que o sol se põe.

A Vida No Deserto

Quando pensamos em desertos é natural pensar num lugar inóspito, porém, existe sim vida no deserto. Apesar de apresentar bastantes dificuldades para os ocupantes os desertos podem contar com espécies de animais e vegetais que se adaptam ao calor extremo.

Grande parte dos animais só saem de suas tocas durante a noite, pois a temperatura cai consideravelmente. Em geral os desertos são lugares com bem poucas chuvas e grande amplitude térmica (a variação de temperatura entre a máxima e a mínima).

Os solos são rasos e salinos com bem pouca permeabilidade, o acúmulo e a fixação da água não permitem que a vegetação cresça. A ação dos ventos faz com que as areias do deserto sejam transportadas por centenas de quilômetros e assim acabam formando as dunas que possuem mais de 5 km de extensão e mais de 400 metros de altura, uma constante no cenário de deserto.

Como Acontece a Formação Dos Desertos

Depois de entender perfeitamente o que é um deserto é interessante saber como eles se formam. A natureza é sempre muito sábia no que faz e é fascinante perceber como até nos detalhes ela trabalha para se transformar e se diferenciar.

Para começar vale dizer que os desertos que conhecemos hoje, como o deserto do Saara, por exemplo, em algum momento da história da terra, já foram paisagens verdejantes. Pode parecer inacreditável, mas é a mais pura verdade.

Imaginem que o deserto do Saara, na África, há mais ou menos uns 7 mil anos tinha água suficiente para a criação de gado bem como para garantir a sobrevivência de animais como peixes e girafas. Isso é comprovado por inscrições rupestres que foram encontradas na região do atual deserto.

As pinturas rupestres nas montanhas de Tassili demonstram que haviam animais e também fazem alusão a presença de água tanto de chuva como de rios. Além disso, foram encontrados fósseis de pólens de flores que demonstram a existência de rios e lagos no grande deserto.

Atualmente, o deserto do Saara possui um nível bastante baixo de precipitações, menos de 250 milímetros por ano. A umidade é baixa, possui pouca evaporação e as chuvas que são raras ajudam a enfatizar a aridez do solo.

A Transformação De Vegetação Em Deserto

Depois de saber que o deserto do Saara já foi uma região de paisagens verdejantes fica a dúvida de como pode se transformar num deserto atualmente. Os cientistas têm algumas hipóteses, porém, uma das explicações mais plausíveis diz respeito às variações de temperatura do planeta.

Ao longo dos séculos o planeta passou por muitas variações de temperatura e isso pode ter sido fundamental nessas transformações. As mudanças de temperatura foram acontecendo de forma gradual e determinada por causas naturais.

Algumas regiões tiveram o seu clima transformado em mais quente e seco, a evolução para climas áridos e semiáridos. Devido a grandes períodos sem chuvas essas regiões acabaram ficando com solos mais rasos e impermeáveis. Assim a vegetação foi se tornando esparsa e não conseguiu mais se recuperar.

Apenas as espécies que tiveram a capacidade de se adaptar as novas condições puderam garantir a sua sobrevivência. Isso tudo em conjunto criou um novo ecossistema.

Algumas Curiosidades Sobre o Deserto Do Saara

Algumas Curiosidades Sobre o Deserto Do Saara

Algumas Curiosidades Sobre o Deserto Do Saara

Tuaregues Do Saara, Sobreviventes

Dissemos acima que o deserto também conta com vida e não estamos falando apenas de plantas que resistem a altas temperaturas. Pessoas também tem a capacidade de se adaptar a esse tipo de ambiente. Os tuaregues do Saara são um grande exemplo de como o deserto pode se transformar num lar.

Essas pessoas vivem como nômades indo de um ponto a outro do deserto atrás de comida e água. O pastoreio e a agricultura são as principais fontes de sobrevivência dos tuaregues. Além disso, eles vivem também da venda de sal que trocam por tâmaras, milho e até mesmo por água.

Esse povo é conhecido em todo o mundo devido a sua vestimenta azul que cobre totalmente o corpo para se proteger do sol a pino. As vestimentas dos tuaregues são azuis e o calor faz com que a tinta lhes pinte o rosto o que os fez ficarem conhecidos como os homens azuis do deserto.

O Oásis Existe?

A palavra de origem egípcia Oásis vem do nome das ilhas em que os homens perdidos no deserto da Líbia habitavam. Atualmente essa palavra indica uma pequena ilha de vegetação no meio de um grande deserto.

Muitos acreditam que o oásis dentro de um deserto é apenas uma miragem, mas na verdade eles existem mesmo. Basicamente são regiões bem raras em que se formam lençóis subterrâneos de água ou mesmo onde se acumulam águas superficiais. No Deserto do Saara os oásis contam com uma vegetação de palmeiras de tâmaras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *