Classificação da Águas Minerais

Com o calor nas ruas, muita gente recorre às garrafinhas de água mineral. Mesmo as temperaturas mais baixas, que dão aquela sensação de ressecamento na boca geram a vontade, ou até mesmo a necessidade de tomar água. Sem opções, o jeito é investir alguns trocados, ou até moedas em uma garrafa d’água. Muita gente não sabe, mas para ser mineral, recebendo aprovação do Departamento Nacional de Produção Mineral, ou apenas DNPM, o fabricante precisa cumprir alguns quesitos, não bastado apenas a pureza.

Classificação da Águas Minerais

Classificação da Águas Minerais

Para o DNPM, água mineral são todas as águas de origem subterrânea com composição química definida, cujas características incluem pureza microbiológica. Essa definição técnica é apenas o conceito geral.Ainda existem as classificações a respeito da origem da água, que determinam a possibilidade de extração, comercialização para uso doméstico ou industrial, ou, até mesmo, impróprias para uso.Como podem ser classificadas as águas Dentre as classificações estão as águas radioativas, com teor de radônio entre 10 e 50 unidades Mache (unidade que mede o volume de radioatividade) por litro.

Classificação da Águas Minerais

Classificação da Águas Minerais

Da mesma forma que medem radiação, essas medidas podem medir temperatura e gases e saber se são viáveis ou não ao consumo humano. Não bebemos qualquer tipo de água e isso talvez deixe muita gente mais segura quanto ao consumo do item, não?Para ser considerada comercializável, a água mineral precisa conter um limite estabelecido em lei de determinadas substâncias, como lítio e flúor que em caso de excesso podem causar danos sérios à saúde, e por isso o controle.Pela definição do decreto-lei nº 7.841, águas minerais são aquelas com composição química diferente das comuns, com ação medicamentosa. Diferentemente, as águas potáveis, que podem ser distribuídas por abastecimento municipal, possuem elementos semelhantes às minerais, porém, não atingem o limite mínimo estabelecido para ser mineral.Ou seja, a água de mesa, como define a lei, precisa apenas se enquadrar nas condições de portabilidade, que podem variar de acordo com a região.

Classificação da Águas Minerais

Classificação da Águas Minerais

Na natureza, as águas minerais são encontradas, normalmente, em maior profundidade. Isso garante o acúmulo de minerais e PH mais alcalino. Cabe ao DNPM fiscalizar a captação, manuseio e distribuição dos recursos hídricos. Por isso, a forma de armazenamento para empresas é estabelecida por lei, sendo que os tanques e reservatórios de água devem ser de aço inox, ou alvenaria, revestida em azulejos. Já a tubulação que transporta a água nas fábricas deve ser de aço inox ou polietileno de alta densidade.Também é estabelecida por lei a forma de preenchimento dos recipientes para venda (garrafas pet, vidros, etc.), assim como o processo de lacre. Esta é uma etapa importante, pois pode ser determinante em casos de contaminação durante o processo, como também nas etapas seguintes de distribuição e transporte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *